Adversidades diante Controle Patrimonial

Aspectos relevantes perante o Controle Patrimonial nos empreendimentos. Entenda os empecilhos na ausência ou na pouca influência de sua utilização.

É identificado que alguns pontos-chave dentro de um empreendimento não são direcionados ao escopo relativo a devida relevância. É possível destacar dentro deste fato a ausência parcial, ou mesmo integral em alguns casos do controle patrimonial do empreendimento em questão.
De forma sucinta, é possível observar o grau de crescimento de capital do empreendimento, e conseqüentemente o aumento dos bens do mesmo, sendo estes ativos tangíveis e intangíveis. Sendo possível citar como exemplos, a aquisição de imóveis (ativo imobilizado), ações, entre outros. Desta forma, é necessário ter um total controle de todo o processo, para que seja possível calcular todas as variáveis dentro do processo fiscal/tributário, quanto ter o controle financeiro dentro da gestão patrimonial.

Para fins de controle patrimonial, a aquisição de um novo equipamento ou bem, é de maneira mais simples e fácil, pois o mesmo é identificado por sua Nota Fiscal de compra, porém, este processa fica mais complicado quando o bem é manufaturado pelo empreendimento, agregando valor as matérias-prima  adquiridas para sua fabricação. Desta forma, é necessário um controle patrimonial mais intrínseco ao processo, afim de prover fidelidade aos dados do processo de fabricação, dando total controle do número de itens fabricados, matéria-prima utilizada além do refugo/depreciação e/ou itens não utilizados.

Adversidades perante ausência de Controle Patrimonial

Em alguns casos de empreendimentos que por deficiência em seu controle patrimonial, alocam todas as despesas de produção no resultado, porém é utilizado esta apuração como bem patrimonial, integrando o balanço patrimonial do empreendimento. Seguindo os fatos citados, o que é observado no ambiente prático, é a falta de registro de integração de bem patrimonial relativo a contabilidade, diminuindo de forma concisa a legibilidade dos dados de controle físico do estoque e logística, assim como os legais.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 14 e os Instrumentos Financeiros

O Pronunciamento Técnico CPC 14 tem por objetivo estabelecer princípios para o reconhecimento e a mensuração de ativos e passivos financeiros e de alguns contratos de compra e venda de itens não financeiros e para a divulgação de instrumentos financeiros derivativos.

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 03 e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (R2)

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com o pronunciamento CPC 03, fornece informação em relação a alterações históricas de caixa e equivalente de caixa de uma entidade através de demonstração classificatória dos fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 02 R2 e os Efeitos das Demonstrações Contábeis

O CPC 02 tem por objetivo determinar como incluir transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil e mostrar como converter as demonstrações contábeis de entidade no exterior para a moeda de apresentação das demonstrações contábeis no Brasil para fins de registro da equivalência patrimonial.

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Mudança Lei 11.638/07

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis reitera o pronunciamento técnico CPC 01 sobre a Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Conforme Art. 3º, Considera-se de grande porte, para fins exclusivos desta lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00”

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima