Gestão de Ativos – IFRS

Gestão de Ativos com foco IRFS

A reforma contábil, baseada nas normas do IFRS (Information Financial Reporting Standard) ou IFRS (International Financial Reporting Standards), foram traduzidas e adaptadas por vários pronunciamentos contábeis brasileiros e introduziram no Brasil uma nova contabilidade moderna e internacional. Desta forma a partir de 2010, as empresas constituídas ou que estejam constituídas como sociedades, devem aplicar os critérios desta nova regulamentação contábil. A aplicação das novas normas IFRS no Brasil teve impactos significativos nas empresas, uma vez que os processos para garantir a exatidão das informações prestadas nas demonstrações financeiras são mais complexos.
Em relação ao valor patrimonial, o IFRS obriga a alterar o antigo “valor contábil” do imobilizado, para “valor justo”, suportado por Laudo de Avaliação elaborado por empresa com experiência e especialista no assunto.

Essas normas contábeis são necessárias porque cada país tem as suas regras de contabilidade. Desse modo, seria difícil para um investidor de outra nação aprender as normas de cada local que deseja investir. Assim, se a empresa seguir o IFRS, os investidores conseguirão entender com muita facilidade a situação do negócio.

Importância da IFRS para as empresas
A adoção ao IFRS não é importante apenas por ser determinada por lei, mas também porque as normas contábeis geram vantagens às empresas. Algumas delas são:
1. Praticidade
Com a aplicação das normas contábeis internacionais, a integração de áreas contábeis em empresas multinacionais é facilitada. Além disso, por o IFRS se tratar de uma padronização, as atividades contábeis podem ser otimizadas em vários sentidos.
2. Facilitação de créditos
Seguir o International Financial Reporting Standards possibilita que as empresas sejam transparentes sobre sua situação financeira e regradas com relação a processos de contabilização e atendimento ao Compliance. Instituições financeiras enxergam com bons olhos empresas que possuem Compliance e adotam normas padronizando os processos. Isso facilita a captação de dinheiro e o aumento de capital.
3. Transparência
O IFRS gera maior transparência à empresa, e isso pode se converter em futuros acordos comerciais. Na hora de fechar negócio, os investidores procuram por empresas transparentes, com números sólidos, as quais eles possam conhecer os valores antes de aplicar seu dinheiro. Devido a isso, a adoção da norma facilita acordos e investimentos.
Como aplicar IFRS
Agora que você já sabe o que é IFRS e qual a sua importância, está na hora de saber como aplicar IFRS. O primeiro passo é elaborar o balanço inicial de transição, revisando os valores dos ativos e passivos. A CPCON participa constantemente de projetos auxiliando seus clientes nesta fase.
Para isso, o contabilista deve considerar todos os ativos e passivos exigidos pela IFRS, aplicar o IFRS para medir todos os ativos e passivos reconhecidos e reclassificar os itens de acordo com as realizações contábeis anteriores quando IFRS não permitir o reconhecimento.
CPCON e IFRS
A CPCON como uma de suas especialidades o IFRS e, ao contratá-la, você adequa sua empresa ao padrão internacional de contabilidade de maneira prática, e evita possíveis problemas legais, societários, regulatórios ou gerenciais.

Soluções para sua empresa

Atendimento ao CPC27: revisão de vida útil

Avaliação de Ativos: bens tangíveis e intangíveis

Avaliação para compra e venda

Avaliação fins de seguro

Atendimento ao CPC01: teste de Impairment

Avaliação para suporte à perícia judicial

Suporte a operações de M&A

Avaliações para fins gerenciais, jurídicos e garantias

Avaliação do valor de locação

Monitoramento

Nossas avaliações seguem às exigências da legislação nacional e internacional, além das normativas de avaliação da NBR14653, do IBAPE, da CVM, e dos demais órgãos reguladores.

Através do serviço de consultoria, seu empreendimento terá total apoio para fechar bons negócios ou proceder estudos de mercado, transações societárias, venda ou aquisição de Empresas. No processo de avaliação patrimonial são avaliados ativos tangíveis e também os intangíveis, que envolvem operações complexas para fins contábeis, fiscais, societários e econômicos.

Atividades e escopos disponíveis

  • Avaliações de complexos industriais, máquinas e equipamentos, instalações, móveis e utensílios; e equipamentos de informática;
  • Avaliações de jazidas minerais, embarcações, aeronaves, e outros tipos de bens.
  • Avaliações para suporte a processos de importação e exportação;
  • Avaliação Econômica de empresas para fins de fusões, aquisições, joint-ventures, cisões e venda, além de abertura e fechamento de capital;
  • Gestão contábil: avaliações e reavaliações de ativos com foco gerencial, em seguros e garantias.
 

Necessário para sua empresa

Clientes que desejam e precisam ter conhecimento dos valores reais de mercado de todos os bens da empresa, para conseguir então definir um laudo com a situação atual do patrimônio do empreendimento.

Ter o laudo de avaliação patrimonial é um grande benefício para o empreendimento, pois neste consta um conhecimento valioso sobre o estado financeiro do patrimônio da empresa. Tais informações são muito relevantes na hora de tomadas de decisões estratégicas pela liderança;

Como operação de fusão, cisão, incorporação, compra e venda.

Entre em contato!

Nosso time de especialistas está preparado para te atender e realizar a melhor solução em Avaliação Patrimonial para a sua empresa!
Rolar para cima