Automação de Gestão de Inventário

Início | Automação de Gestão de Inventário

Longos processos de inventários causam preocupações e riscos operacionais-financeiros para organizações. Gerentes operacionais e coordenadores são responsáveis por garantir que haja controle de estoque onde os itens sejam contados, monitorados e realocados conforme o nível de estoque projetado. Porém, grande movimentação e alta rotatividade dos itens desafiam o controle manual utilizando planilha de controle e sistemas de Códigos de Barras (ou QR codes), uma vez que estes requerem atenção, agilidade e treinamento dos operadores durante a contagem dos estoques. Causando erros e recorrências em discrepâncias de inventário, imprecisões nos dados e no reporte do estoque – além de resultar em longas jornadas de trabalho -, que refletem em rupturas ou até mesmo perdas do estoque.

Exatamente nesse ponto que o Grupo CPCON desenvolveu sistemas de Identificação por Radiofrequência (RFID) – já amplamente utilizado para controle de acessos e equipamentos em bancos – para automatizar a contagem, reconciliação e o monitoramento de movimentações no inventário de estoques, tanto para manter os controles internos sobressalentes, bem como, para atender normas e auditorias. O RFID permite a coleta simultânea sem a necessidade contar manualmente (item-a-item) os estoques com precisão otimizada em 99% de acurácia na identificação, além de possibilitar a digitalização da informação e o armazenamento de dados relacionados a documentação dos estoques no próprio chip (dentro da etiqueta RFID) com codificação única EPC. Agilizando e facilitando os processos de inventário físico e controle do estoque. Com o uso de leitores RFID e sistema RFID de monitoramento, as movimentações, dados do estoque e localização são atualizados em tempo real e de forma automática, significando praticamente a eliminação de discrepâncias e entrega total de visibilidade do estoque com acesso às informações reais para melhor tomada de decisão.

Como empresa líder em soluções RFID, nós temos colaborados com diversos clientes (incluindo pequeno, médio e grande porte) a implantar o sistema RFID com o desenho da metodologia e o desenvolvimento da solução, através de etiquetas inteligentes, leitores (fixos ou portáteis), antenas, e criação de dashboard inteligente e softwares, para automação de controle internos. A solução RFID em automação de controle de estoque e gestão de inventários é toda baseada em nuvem (cloud-based solution) e com possibilidade de integração a sistemas de backend ERP (como SAP, Oracle, IBM, etc.) para atualização de dados automáticos, emissão de relatórios completos e reporte de dados customizáveis voltados a B.I. (inteligência) e análise de dados.

Entre em contato!

Nosso time de especialistas está preparado para te atender e realizar a melhor solução para a sua empresa!