A importância da Gestão e Avaliação Patrimonial

A importância na Gestão Patrimonial moderna e a necessidade de efetuar avaliação dos ativos por uma consultoria eficaz em Engenharia de Avaliações.

O que é Engenharia de Avaliações?

Verifica-se o papel primordial dos processos de avaliação diante todo o patrimônio do empreendimento. A engenharia por trás dos laudos de avaliação citados neste tema é conhecida como Engenharia de Avaliações, sendo totalmente pertinente na gestão patrimonial de sucesso.

Segundo NBR-14653-1/2001 da ABNT, engenharia de avaliações é o “conjunto de conhecimentos técnico-científicos especializados, aplicados à avaliação de bens”.

É sempre primordial a presença de uma consultoria habilitada na área de engenharia de avaliações, por conhecer as recentes mudanças na legislação (exemplo: redução ao valor recuperável de ativos ), além de estar apta a realizar todas as etapas de um laudo de avaliação, e ter condições de atender às necessidades na geração de uma avaliação satisfatória para o cliente.

É sabido no âmbito da Gestão Patrimonial a necessidade de acompanhamento do estado dos ativos em uma empresa. Este aspecto é comumente realizado com laudo de avaliação, determinação de vida útil e do valor de mercado do ativo para o Teste de Impairment ( Teste de Recuperabilidade ).

O objetivo geral destes processos é a Avaliação Patrimonial para fins de Gestão Patrimonial, contabilizando o valor real dos bens de acordo com o mercado, tendo proporcionalidade ao atual estado de conservação dos mesmos conforme o inventário realizado, analisando sua depreciação acumulada, além da validação da capacidade de geração de receitas.

A convergência das normas contábeis brasileiras para o IFRS iniciada com a Lei 11638 em 2007, fez com que o contador busque ser cada vez mais auxiliado pelos laudos fornecidos pelo processo de engenharia de avaliações, de forma que possa caracterizar e evidenciar as mudanças necessárias nos registros contábeis, dos diversos ativos da empresa e do uso destinado a cada um no contexto do empreendimento.

Eficiência e Solidez

Com a Gestão Patrimonial efetiva, dotada de um bom controle patrimonial e utilizando todas as ferramentas e recursos disponíveis diante a engenharia de avaliações, é possível elaborar o projeto de solidez contábil, otimizando a contabilidade e se valendo da eficiência dos controles.

Diversos projetos foram executados pela CPCON visando atender à demandas de laudo de avaliação, que usam o resultado dos laudos para determinar valor para uma empresa ou parte de seus ativos numa negociação, atualizar relatórios de concessões, dar suporte para liberação de créditos bancários ou de convênios, permitir registro de contratos de compra e venda ou locação, dentre outros.

Acompanhe nossos artigos e saiba mais sobres os temas de gestão e avaliação de ativos. Mande uma mensagem, será bom ouvir sua opinião.

 

0 0 votes
Avaliação do artigo
0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentarios
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Informações Relevantes
Não perca o controle do seu inventario gerencie seus ativos de forma profissional com nossas ferramentas
Guia de Navegação
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Em destaque
Conteúdo Relacionados
Auditoria

Avaliação Patrimonial Auditoria Com o sistema CPCON as auditorias podem ser programadas por um gestor de sua empresa, para vários facilitadores em campo, tudo pela

Continuar lendo »