IFRS e BRGAAP: entenda a diferença entre as duas normas contábeis

IFRS e BRGAAP: entenda a diferença entre as duas normas contábeis

Existem algumas dúvidas em relação às normas contábeis da IFRS e BRGAAP, que ao contrário do que muitos pensam não são regras tributárias ou fiscais. Adequar a sua empresa a elas traz benefícios, como transferência e mais investimentos. Veja mais, a seguir!

IFRS e BRGAAP

Entenda então, a seguir, o que é IFRS e BRGAAP e as suas diferenças!

O que é IFRS?

IFRS é a sigla para International Financial Reporting Standards, que traduzidos para o português significa “Padrões Internacionais de Contabilidade”. O IFRS foi implantado totalmente em 2010 com o intuito de manter a transparência das informações financeiras no mundo todo.

O International Financial Reporting Standards corresponde a normas contábeis internacionais publicadas pelo IASB (International Accounting Standards Board), órgão responsável por manter a transparência e a estabilidade das informações.  

Por meio do IFRS é possível que as pessoas físicas e jurídicas realizem investimentos e tomem decisões financeiras de modo consciente e mais seguro. Visto que, com o International Financial Reporting Standards, todas as pessoas podem ver o que está acontecendo na empresa que desejam investir.A adequação ao IFRS é obrigatória em diversos países no mundo. Então, seguir todo o International Financial Reporting Standards garante mais transparência, facilitando investimentos, regularidade, evitando complicações fiscais, e também créditos mais fáceis, aumentando o capital da empresa.

O que é BRGAAP?

GAAP é a sigla para Generally Accepted Accounting Principles, e foi comumente usado para o padrão americano (USA) de contabilidade, como US GAAP. As letras que o antecipam representam o país. Logo, o BRGAAP significa Princípios Contábeis geralmente aceitos no Brasil.  

Esse conceito corresponde ao conjunto de normas contábeis que reagem à área, feitas por vários órgãos. Entre eles, estão: Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central, além da Lei das Sociedades por Ações.

Outro ponto importante quando falamos do conceito BRGAAP é o seu objetivo. A norma busca uniformizar o mercado nacional para que todas as empresas apresentem seus resultados da mesma maneira.

BRGAAP vs IFRS

Essas normas contábeis têm algumas diferenças. Por isso, vale comparar o BRGAAP vs IFRS.

A diferença mais evidente é que o BRGAAP são normas contábeis vigentes no Brasil. Já o International Financial Reporting Standards (IFRS) são regras que valem para o mundo todo, estabelecidas pelo IASB, um órgão supranacional, e que tem sido adotada pela maioria dos países como padrão internacional de contabilidade.

No Brasil não tem sido diferente, o BRGAAP tem se tornado um padrão convergente ao IFRS, através de revisões e normatizações, e seguindo a tendência mundial, em algum momento ficará muito semelhante no que se refere aos padrões internacionais.

Para esta convergência, um Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi criado no Brasil, para que o IFRS seja analisado e adaptado à realidade do país. Após esse processo, o CPC elaborou e publicou as suas diretrizes, nomeadas como Pronunciamentos Técnicos (CPC), Orientações (OCPC) ou Interpretações (ICPC).

Portanto, o IFRS compartilha um objetivo principal: padronizar a contabilidade mundialmente. Dessa forma, pouco importa se um relatório contábil vem da Inglaterra ou dos Estados Unidos, pois essa norma irá regularizar a padronizar tudo, a fim de tornar as informações acessíveis e compreensíveis de ler.

Enquanto isso, a norma GAAP corresponde a legislações de cada país – sinalizadas pelas primeiras letras como, por exemplo, BRGAAP.

Conheça a CPCON

Ainda tem dúvidas de como adequar a sua empresa ao IFRS ou BRGAAP? A CPCON, maior empresa na área de Gestão e Avaliação Patrimonial do país, ajuda você a ficar em dia com as normas contábeis e também a realizar a avaliação dos ativos de uma empresa. Acesse o site e saiba mais!

Fontes usadas no artigo:

https://www.contabeis.com.br/artigos/3327/o-que-sao-e-quais-as-diferencas-entre-br-gaap-e-ifrs/

https://www.dicionariofinanceiro.com/gaap/

https://www.treasy.com.br/blog/ifrs-x-br-gaap-x-us-gaap-gestao-orcamentaria/

Deixe uma resposta