Layout: O que é, como funciona e como fazer

Layout de escritório moderno: Apresenta uma mesa elegante e uma configuração de computador futurista com cadeiras de escritório desfocadas ao fundo.
Um layout de qualidade pode trazer várias contribuições para uma empresa. Assim, conhecer os tipos existentes é de grande importância.

Você sabe o que é layout e qual a contribuição que este método estratégico traz para as empresas? Pois, compreenda que ele serve para que haja uma ótima organização no estoque ou no centro de distribuição.

Com isso, saiba que nós da empresa CPCON temos uma equipe especializada para lidar com o assunto. E devido a nossa expertise podemos auxiliar na busca por melhores resultados. Então continue a leitura e conheça todos os detalhes que regem o processo.

Pontos Chave

  • Função Principal: Processo que visa otimizar todo o fluxo das pessoas, informações e materiais num determinado espaço físico empresarial;
  • Benefícios: aumento na produtividade, alta qualidade, diminuição dos custos, segurança e melhoria na comunicação;
  • Recursos Disponíveis: espaço (físico), fluxo dos materiais, recursos humanos, equipamentos, ferramentas, tecnologias, automatizações, mobiliários, armazenamento, iluminação e as condições ambientais;
  • Variabilidade: mudanças no mercado (necessidades), crescimento (empresa), melhorias/otimizações contínuas e as ferramentas.
  • Adaptação: saber as reais necessidades de mudança, definição de um escopo correto, planejamento, implementação, monitoramento, ajustes no layout e os recursos que são essenciais para o projeto.

O que é layout?

Layout de loja de varejo moderna: Mostra um rack de exibição elegante com roupas da moda e manequins vibrantes ao fundo.

O layout de uma empresa consiste numa organização física de todos os recursos e de seus equipamentos. De tal forma que isso é feito dentro do espaço proposto e pode englobar diversas áreas e setores.

Ao passo que temos os escritórios, os estoques (armazéns) e as fábricas. Enquanto que este layout empresarial busca gerar uma otimização em termos de desempenho.

Para que as operações sejam feitas com mais competência e que haja uma eficiência nas atividades. Nisso, entenda que a empresa no geral será beneficiada e isso impactará inclusive na parte da produção.

Além de garantir uma maior segurança, melhoria na cultura (organizacional) e traz maior segurança. Por certo, compreenda que o layout de estoque quando aplicado neste setor faz com que haja uma melhoria na organização física.

Mantendo os itens em locais adequados, o que facilita encontra-los e evita uma série de problemas. Assim, saiba que o procedimento pode ser feito em galpões logísticos, armazéns e também nos centros (distribuição).

De fato, entenda que através da atividade estratégica temos uma melhor disposição dos itens. Que engloba os produtos, mercadorias, materiais, prateleiras, corredores, entre outros elementos.

Outro detalhe importante é que essa estruturação é projetada a fim de que se tenha uma maior eficiência. Sendo que se mantém a qualidade necessária e isso contribui inclusive na acessibilidade.

E as boas práticas de layout contribuem nas movimentações dos itens, localização deles e num controle mais efetivo do ambiente. Com isso, nossa equipe vê o método como uma inovação para a gestão da logística.

Qual é a importância de ter um layout na empresa?

Layout de estúdio criativo: Apresenta a mesa de desenho de um artista e uma tela brilhante em um cavalete em um ambiente naturalmente iluminado.

Ter um layout de qualidade em sua empresa consegue garantir o sucesso empresarial. Visto que a atividade em questão gera impactos diretos nas operações e também na cultura organizacional.

E o modelo tem papel determinante nas mais diversas áreas que compõem o empreendimento. Sendo fundamental para a logística e por ser essencial no setor de estoque (armazéns).

Dessa forma, compreenda que há uma organização correta dos produtos, mercadorias, maquinários, equipamentos e outros itens. O que acaba se tornando importante para as mais variadas tarefas.

Incluindo o inventário que fica muito mais fácil de ser realizado se o ambiente estiver bastante organizado. Além é claro de ajudar no controle do estoque, que com um bom layout poderá ser feito com mais tranquilidade.

Principalmente se houver a presença de um software automatizado para otimizar as operações. Agora para o pleno funcionamento do processo é preciso se atentar a alguns fatores determinantes:

  • Setor (empresa);
  • Tipo: produto ou do serviço;
  • Fluxo de trabalho;
  • Porte (empresa);
  • Recursos que estão disponíveis.

Por certo, saiba que temos alguns princípios aplicáveis no método, são eles:

  • Organização estratégica (espacial): posicionamento dos recursos de modo estratégico, minimizar as movimentações, maximizar a utilização deste espaço e a elaboração de um local mais seguro;
  • Fluxo de trabalho com otimizações: análises dos atendimentos feitos aos clientes e no processo produtivo, organizar este layout conforme o fluxo necessário, criar setores para trabalhos específicos e implementar sistemas voltados ao transporte interno;
  • Ter considerações adequadas aos setores: para as indústrias, escritórios, logística, varejo e para o estoque;
  • Ferramentas de planejamento: softwares que realizam simulações, análises espaciais e consultorias especializadas;
  • Flexibilidade/adaptação: fazer revisões de modo periódico para dar continuidade a busca dos principais objetivos.

Quais são os tipos de layout em uma empresa?

Layout de sala de conferência corporativa de alta tecnologia: Ilustra uma mesa de conferência moderna com projetores holográficos e cadeiras ergonômicas.

Em uma empresa existem vários tipos de layouts que podem ser implementados. Desse modo, compreenda que cada uma deles tem suas especificações e vantagens.

O ideal é que a escolha seja pautada nas reais necessidades apresentadas pela organização. A considerar ainda certos fatores que incluem o setor, tipo do produto/serviço, fluxo, tamanho e os recursos disponíveis naquele momento.

Com isso, entenda que o layout pode ser dividido nos seguintes modelos:

1. Por processo

No layout por processo temos uma organização onde seus produtos se organizam conforme as etapas da produção/preparação. Em ambientes onde ocorrem as fabricações ele acaba sendo fundamental.

Já que os níveis são diferentes na questão dos acessos aos materiais. O que requer um bom método, e é justamente isso que o modelo é capaz de realizar. Confira abaixo alguns detalhes do procedimento:

  • Agrupamento dos maquinários e dos equipamentos através das funções que são similares;
  • Melhoria dos trabalhos especializados;
  • Otimiza a organização das ferramentas e dos materiais;
  • Adequado para que haja a produção dos mais diversos tipos de produtos (etapas semelhantes na produção);
  • Exemplos: as indústrias alimentícias e as têxteis.

Nossa equipe vê este modelo de layout como sendo uma ótima estratégica. Uma vez que ele organiza e também traz otimizações nos lugares onde são feitas as fabricações dos itens.

2. Por produto

No layout por produto temos um agrupamento específico dos produtos/mercadorias. Onde eles são divididos através dos seus tipos e das categorias deles.

Dessa maneira, entenda que os mesmos ficam armazenados no mesmo local. E isso acaba sendo uma ótima alternativa para aquelas empresas que tenham produtos que sejam considerados semelhantes.

Ao passo que com o uso do modelo temos uma maior facilidade na hora de localizar os itens necessários. Entretanto, saiba que nas empresas com produtos mais diversificados esta não é a melhor solução.

Entre as características deste layout estão:

  • Organizar todos os recursos conforme os tipos (produtos);
  • Melhorias diretas no fluxo das produções (matéria-prima até que se tenha a mercadoria concluída);
  • É uma alternativa viável para produzir em massa um certo número mais limitado de itens;
  • Exemplos: linhas para montagens dos eletrônicos, automóveis e os eletrodomésticos.

3. Por posição fixa

Já no modelo estratégico por posição fixa temos a disposição dos itens em locais afixados. Ou seja, compreenda que os funcionários e colaboradores é que vão ter que se dirigir até o produto/mercadoria.

Enquanto que vemos ele como sendo muito útil para aqueles itens que são considerados mais robustos e pesados. Ou mesmo tais produtos com maior volume e que costumam ser bem complicados para movimentar.

Decerto, compreenda que nesta estratégia o objetivo é facilitar as operações. Evitando ter de realizar movimentações que seriam muito difíceis e que poderiam resultar em possíveis prejuízos. Alguns exemplos são as montagens de maquinários pesados, aeronaves e da construção naval.

4. Por celular

No layout por celular, a divisão dos espaços é feito em formato de células. De tal forma que elas são para a produção em formato autossuficiente. Além disso, compreenda que o modelo consegue promover uma maior autonomia.

Sendo que traz ampla flexibilidade e permite ainda com que equipes pequenas possa elaborar um produto de modo completo. Por certo, entenda que aqui temos um método que se adequa a produção dos itens que tenham volumes mais baixos.

Isso engloba as montagens de componentes eletrônicos, móveis e até mesmo das oficinas mecânicas. Com isso, saiba que nossa equipe analisa que este procedimento é o mais interessante para as empresas com equipes reduzidas.

5. Fluxo contínuo

Por sua vez, o layout empresarial de fluxo contínuo conta com uma disposição dos recursos. Dessa forma, compreenda que isso é realizado em linha reta e segue os fluxos naturais das operações de produção.

Enquanto que ele serve para minimizar os ciclos (tempo) e reduz os desperdícios. Como resultado disso, compreenda que temos uma maior otimização na produtividade da empresa.

Assim, nossa equipe de experts visualiza o modelo como uma alternativa para produção (massa) de diversos itens únicos. E isso é interessante para as indústrias de embalagens, papéis e de alimentação.

6. Misto

Outro formato importante de layout bem uma empresa é o Misto. Que faz a combinação direta de vários tipos de layouts. A fim de que seja feito o atendimento das reais necessidades da organização.

Ao passo que é um processo bastante útil naquelas empresas que fazem a produção de produtos variados. E que tenham volumes distintos, além das características que os diferem.

Entre os exemplos que podemos citar temos:

  • Indústrias do ramo automotivo;
  • Cosméticos;
  • Fabricantes dos eletrodomésticos.

7. Rack ou Flow Rack

A organização em formato de Rack ou em Flow Rack é realmente uma forma bastante prática de realizar a operação. Pois, compreenda que é um método aplicável nos mais diversos tipos de estoques.

Com isso, saiba que temos estruturas feitas de metal e que buscam otimizar as capacidades das estocagens. Além de trazer uma adequada proteção para os volumes que estão armazenados no local.

No layout em modo Flow Rack a composição se situa numa prateleira que é especial. E onde há uma correta inclinação para que os itens sejam deslizados sem dificuldades.

Como resultado disso, entenda que a movimentação realizada ajuda a deixa o espaço sempre livre. Melhorando as saídas dos outros itens (antigos) e sendo interessante para os produtos perecíveis.

Sem dúvida, consideramos este modelo apto para aqueles produtos que demonstram mais resistência e leveza. Contudo, saiba que é sempre importante analisar todo o ambiente antes de implementar o projeto.

8. Carrossel

O layout de carrossel é voltado para aqueles estoques que tem porte pequeno e que contam com giros rápidos de produtos. Já que ele facilita o “giro” das prateleiras, melhorando as entradas e as saídas dos itens.

Porém, esteja ciente de que essa não é a melhor alternativa para produtos que sejam mais frágeis. Uma vez que é possível que haja riscos diretos nas quedas dos itens e eles podem vir a quebrar.

9. Paletes

É um dos mais utilizados e tem composição através de estruturas feitas de aço. Desse modo, compreenda que ele visa criar uma verticalização no setor de estoque.

Só que as mercadorias para serem retiradas vão ter que depender das empilhadeiras. O que indica o uso deste formato apenas para cargas que sejam mais pesadas e robustas (grandes).

Sendo que não é a melhor alternativa para movimentações de produtos de modo mais constante. Por isso, indicamos uma boa análise antes de incluir este layout de estoque em sua empresa.

Quais são as vantagens de um layout numa empresa?

Layout de hospital moderno: Apresenta um posto de enfermagem moderno com equipamentos de alta tecnologia e um corredor com dispositivos médicos.

São vários os benefícios encontrados na implementação de um layout empresarial. Desse modo, compreenda que os impactos mais visíveis consistem em:

  • Aumento na produção: o fluxo de trabalho será otimizado, as movimentações serão melhoradas, haverá uma organização mais efetiva e ocorre a diminuição dos erros/falhas;
  • Qualidade: temos um controle mais preciso de todos os processos, as atividades são padronizadas e há redução das falhas;
  • Diminuição dos custos: evitam-se os desperdícios, os retrabalhos são diminuídos, os equipamentos terão uma vida útil maior e há uma otimização na utilização dos recursos;
  • Segurança: diminuição dos acidentes, ergonomia, trabalho mais seguro e prevenção direta de quedas e de possíveis escorregões;
  • Melhora da comunicação: um layout adequado traz facilidades, gera uma boa colaboração e integra os departamentos;
  • Satisfação dos seus colaboradores: um ambiente muito mais agradável, engajamento efetivo e outros fatores importantes;
  • Cultura fortalecida: layout com amplos valores, orgulho e maior motivação dos colaboradores e uma identidade corporativa;
  • Maior flexibilidade e grau de adaptação.

Por certo, entenda que nossa equipe de especialistas notou essas e outras vantagens durante a aplicação do método. Já que temos mais de 25 anos de experiência no mercado e sabemos o quanto um bom layout empresarial faz diferença nos negócios.

Passo a passo do layout

Você precisa conhecer também um passo a passo para a implementação de um layout em sua empresa. Dessa forma, compreenda que as etapas a serem seguidas consistem em:

  • Análises e definições (objetivos);
  • Coletar os dados e todas as informações pertinentes;
  • Avaliar as possíveis alternativas (ferramentas, opções e formatos);
  • Escolher e implementar um modelo de layout adequado;
  • Monitorar e estar sempre fazendo melhorias contínuas.

No caso, entenda que é preciso que este layout realmente venha a atender as necessidades apresentadas pela empresa. Fazendo com que os itens fiquem bem organizados e que haja uma melhoria do espaço.

Enquanto que é interessante contar com um profissional ou equipe especializado para ajudar nesta tarefa. Já que o grau de complexidade pode ser elevado dependendo da empresa e das características dela.

Layout empresarial: inventário e controle de estoque

Para que haja sucesso empresarial, indicamos a união do layout com um bom inventário e também um excelente controle de estoque. Dessa maneira, entenda que para o processo é importante:

  • Compreender todo o fluxo dos materiais: análises das entradas/saídas, tipos dos itens e frequências nas movimentações;
  • Layouts e os armazenamentos mais eficazes: tipos, uso dos espaços verticais, identificações com clareza, corredores mais amplos e com ótimo acesso e zonas de armazenagem específicas;
  • Tecnologias: sistemas WMS de gestão de armazéns, sistema RFID ou código de barras, robôs e os veículos (autônomos);
  • Segurança: iluminações corretas, sinalizações, EPIs usados para a proteção individual e ergonomia;
  • Monitoramento contínuo: de desempenho deste layout, revisões periódicas, feedbacks (coletas) e ajustes necessários.

RFID, sistema WMS e o layout de estoque

Um layout de qualidade com RFID e um sistema de software WMS são uma excelente estratégia. Visto que a tecnologia RFID permite a identificação via radiofrequência, e utiliza etiquetas inteligentes (tags).

E com uma visão em tempo real fica muito mais eficiente de monitorar o produto por completo. Já que será possível analisar a localização dele, suas movimentações, status e demais informações.

Entre as vantagens do RFID temos:

  • Monitoramento de todas as etapas dos itens;
  • Precisão elevada no inventário;
  • Automatização dos processos;
  • Diminuição de erros e de divergências.

Enquanto que o sistema WMS tem um controle mais inteligente e que é feito de modo automatizado. Garantindo com que haja uma gestão adequada dos armazéns e isso contribui também na logística.

Os benefícios da implementação do projeto são:

  • Recepções e expedições com uma maior eficiência;
  • Regras para fazer a estocagem dos itens;
  • Gestão avançada dos estoques;
  • Otimizações no atendimento e nas demais atividades.

Já o layout correto é visto como uma estratégia que junto ao RFID e o WMS consegue:

  • Diminuir os tempos dos ciclos;
  • Garante um maior grau de segurança;
  • Diminui congestionamentos e problemas similares;
  • Maximiza a utilização dos espaços.

Conclusão

Em conclusão, saiba que um layout adequado pode contribuir diretamente nos resultados de sua empresa. Afinal, compreenda que ele irá otimizar os espaços, evitará problemas e diminuirá os custos.

Além de contribuir de forma direta com uma plena organização e facilidade para encontrar itens. Uma vez que tudo estará localizado no lugar certo e com as sinalizações necessárias.

Entretanto, entenda que devido a complexidade do projeto é fundamental contar com uma equipe especializada. E nós do Grupo CPCON somos experts no assunto e ainda temos o pioneirismo na tecnologia RFID. Entre em contato conosco e agende uma consulta hoje mesmo.

FAQ: Perguntas Frequentes

Qual é a função de um layout empresarial?

O layout tem a função de realizar um desenho da planta de uma empresa ou fábrica. A fim de que sejam conhecidas as delimitações de todos os espaços para colocar os produtos/mercadorias nos locais corretos.

O que é uma gestão de layout?

É um processo de administração das operações que objetivem gerar um aumento no grau de eficiência. Ao passo que isso é útil para auxiliar no sistema voltado a produção. Se tudo for bem ajustado temos movimentações mais ágeis e diversos outros benefícios nas operações.

Onde o sistema RFID pode ser utilizado?

O RFID pode ser aplicado nas separações, transporte, movimentações dos estoques, inventários e no controle de qualidade. Sendo ideal para diminuir os desperdícios e ainda garante uma alta precisão nos resultados.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima

Ofertas com até 50% OFF + 6 meses de sistema grátis.*

Transforme o seu negócio agora!

*consulte condições