NBR 14653: O que é e qual a importância para a empresa?

NBR 14653: O que é e qual a importância para a empresa?

A norma NBR 14653 permite que sua empresa esteja adequada com laudos dos seus ativos. Neste post, vamos te explicar o que é e como funciona a NBR 14653. Confira!

O que é NBR 14653?

A sigla NBR significa ‘Norma Brasileira’ e é aprovada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Mas e especificamente a NBR 14653? Vamos te explicar!

NBR 14653 corresponde a Norma de Avaliação de Bens, obrigatória em todas as manifestações escritas de trabalhos sobre valor de bens, frutos ou direitos sobre estes bens. Ou seja, se você tem uma empresa e gostaria de saber quanto vale seus bens, precisa de laudos que seguem os padrões da NBR 14653.  

Qual a importância da NBR 14653?

Por exemplo: se você é dono, gestor ou diretor de uma empresa e deseja créditos numa operação e para isso vai oferecer um bem em garantia ao banco, provavelmente vai investir na realização de um laudo de avaliação por exigência do banco para comprovação segura do valor a ser negociado na transação.

Como toda e qualquer norma, a NBR 14653 orienta como o laudo desses bens deve ser realizado e formatado. Então dentro dela há metodologias e conceitos que devem ser aplicados e respeitados para que, de fato, o seu documento seja validado. Caso contrário, além de não valer, poderá sofrer alguma uma punição.

Como funciona NBR 14653

Para compreender e aplicar a NBR 14653 da melhor forma é necessário entender além do que ela é, mas também como funciona e o que aborda.

A primeira parte trata dos procedimentos gerais, enquanto as demais tratam de áreas mais específicas:

  • NBR 14653-2 – Avaliação de bens – Parte 2: Imóveis urbanos
  • NBR 14653-3 – Avaliação de bens – Parte 3: Imóveis rurais
  • NBR 14653-4 – Avaliação de bens – Parte 4: Empreendimentos
  • NBR 14653-5 – Avaliação de bens – Parte 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral
  • NBR 14653-6 – Avaliação de bens – Parte 6: Recursos naturais e ambientais
  • NBR 14653-7 – Avaliação de bens – Parte 7: Patrimônios históricos.

Conheça a CPCON!

É muito importante que sua empresa seja conveniada ou parceira de profissionais que podem garantir um serviço bom e especializado neste assunto, para que esta ação seja benéfica para sua marca.

A CPCON é a maior empresa na área de Gestão e Avaliação Patrimonial do país, detentora dos maiores atestados de projetos e da maior quantidade de itens já realizados em um único inventário no Brasil e no mundo.

A CPCON se preocupa com a caminhada que sua empresa está trilhando e por isso oferece soluções em gestão de ativos para todas as empresas, assim como avaliações conforme a NBR 14653!

Acesse aqui e conheça os serviços disponíveis!

Deixe uma resposta