Pronunciamento Técnico CPC 27 e o Tratamento Contábil para Ativos Imobilizados

Comitê de Pronunciamentos Contábeis e o Pronunciamento Técnico CPC 27

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), com o pronunciamento CPC 27, prescreve o tratamento contábil realizado para ativos imobilizados. Neste processo os usuários das demonstrações contábeis podem diferenciar os dados sobre determinado investimento de uma entidade em seus ativos imobilizados, bem como as variações/mutações nesse investimento.

O ponto chave a ser considerado com o Pronunciamento Técnico CPC 27 referente a contabilização dos ativos imobilizados é exatamente o reconhecimento de tais ativos, afim de determinar seus valores contábeis, além das depreciações e perdas por desvalorização a serem reconhecidas.

Valor Residual e Vida Útil do ativo – Pronunciamento Técnico CPC 27

De forma sucinta, o pronunciamento técnico CPC 27 faz referência perante ao valor residual e a vida útil (mediante laudo de vida útil) de determinado ativo, caracterizando a necessidade de revisão das vidas pelo menos ao final de cada exercício. Referente ao estado encontrado, caso as expectativas sejam diferentes das anteriores, é necessário efetuar mudanças, a serem contabilizadas como uma mudança de estimativa contábil, seguindo o processo determinado pelo pronunciamento técnico CPC 23.

Características do Ativo e o Pronunciamento Técnico CPC 27

No âmbito de Gestão Patrimonial, é de suma importância a total caracterização dos ativos do patrimônio. Para um controle patrimonial efetivo é necessário que o empreendimento tenha, de forma detalhada, um controle do estado de seus ativos e as expectativas de vidas úteis dos mesmos. De mesma forma, o Pronunciamento Técnico CPC 27 ratifica a importância dentro da contabilização dos ativos imobilizados, da necessidade que os mesmos tenham uma correta determinação de seus valores contábeis, além dos valores de depreciação e perdas por desvalorização a serem reconhecidas diante os mesmos.

É possível verificar outros pontos relevantes ao Pronunciamento Técnico CPC 27 pelo link “Fonte CPC27“. É interessante também, a verificação do Pronunciamento Técnico CPC 01, relevante a redução ao valor recuperável de ativos, a necessidade de verificação dos valores registrados do ativo na contabilidade, e seus respectivos valores de mercado, afim de validar perante teste de impairment a necessidade de efetuar alterações.

Anualmente a CPCON realiza em diversos clientes laudos para fins de atendimento ao CPC01 – Teste de Impairment e CPC27 – Revisão de Vidas Úteis.

Acompanhe nossos artigos e saiba mais sobres os temas de gestão e avaliação de ativos. Mande uma mensagem, será bom ouvir sua opinião.

 

0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notifique-me
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votado
Feedbacks
Ver todos os comentarios
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Informações Relevantes
Guia de Navegação
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Em destaque
Posts Relacionados