Reavaliação e Gestão Patrimonial

Entenda o conceito de reavaliação segundo a gestão patrimonial, qual a importância da reavaliação para as seguradoras e também como este conceito é regulado pela contabilidade.

O Conceito de Reavaliação e a Evolução da Legislação no Brasil

Reavaliação é o nome do procedimento contábil que se dá quando atualizamos ou adequamos o valor de um determinado bem, para o valor que ele está tendo no mercado.

O termo reavaliação é bastante conhecido e disseminado no meio empresarial e no meio contábil Brasileiros. Nas épocas de inflação e hiperinflação pelas quais o país passou durante o final do século XX, a reavaliação era constantemente realizadas pelos contabilistas já que o dinheiro perdia valor mensalmente e o valor dos ativos tinha sempre que ser atualizado.

Em 1976, para regulamentar a dinâmica das empresas no mercado, o governo o governo do Brasil passou a disciplinar melhor esta prática, lançando a lei 6.404/76 ( Lei das Sociedades por Ações ) que exigiu que a reavaliação fosse feita somente por peritos contábeis, contadores ou especialistas em gestão patrimonial devidamente graduados.

A partir do Plano Real ( 1994 ) a Comissão de Valores Monetários ( CVM ) também regulamentou que o valor dos bens no mercado passasse a ser dado por um laudo de avaliação oficial e não mais seguindo tendências ou procedimentos aleatórios.

Atualmente, reavaliações feitas sem base em um laudo de avaliação, não são mais toleradas para fins de balanço patrimonial.

Reavaliação e Gestão de Seguros

Além dos balanços contábeis, o conceito de reavaliação também é muito importante no contexto da gestão de seguros. Quando uma empresa vai fechar um pacote de seguros de grande escala e contrata uma seguradora, é sempre necessário que seja produzido também um lado de avaliação oficial, por meio de uma empresa registrada no CREA, CORECON ou então CRA.

Como exemplos de pacotes de seguros de grande escala e que necessitam que seja feita uma reavaliação dos ativos temos:

  • Complexos industriais e de manufatura
  • Imóveis industriais, seja de indústria urbana ou rural ( agro-indústria )
  • Minas e Jazidas de Minério
  • Florestas de Manejo ( florestas de eucaliptos para papel por exemplo )
  • Veiculos indústriais
  • Aeronaves de um modo geral
  • Embarcações de um modo geral
  • Bens intangíveis tais como marcas e patentes

Conhecer o valor atualizados dos bens permite a seguradora definir com precisão os limites máximos de indenização, limites máximos de franquia, valores de risco, além de poder calcular e planejar muito melhor a apólice de seguros.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 14 e os Instrumentos Financeiros

O Pronunciamento Técnico CPC 14 tem por objetivo estabelecer princípios para o reconhecimento e a mensuração de ativos e passivos financeiros e de alguns contratos de compra e venda de itens não financeiros e para a divulgação de instrumentos financeiros derivativos.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima