Revisão de Vida Útil e Teste de Impairment

Entenda as necessidades da revisão de vida útil nos ativos do empreendimento devido as mudanças na legislação e a redução ao valor recuperável de ativos validada através do teste de impairment.

Necessidade de Revisão de Vida Útil

É interessante ressaltar o pronunciamento CPC 01 do Comitê de Pronunciamentos contábeis, relativo a redução ao valor recuperável de ativos. A mudança na Lei 11.638/07, trouxe complementação a lei das S/A, definindo a necessidade de avaliar a vida útil econômica dos bens relativo as depreciações e amortizaçãoes dos ativos.

Como avaliar a depreciação do ativo: Teste de Impairment

Para ratificar a viabilidade da redução ao valor recuperável de ativos, em relação, por exemplo, a um ativo imobilizado, é necessário a realização de um laudo de avaliação, este no caso, sendo o Teste de Impairment.

Desta forma, é interessante para o empreendimento verificar se há compatibilidade do valor de mercado dos bens com o seu valor de registro na contabilidade.

Laudo de Vida Útil, Impairment e o Teste de Recuperabilidade

O laudo de vida útil é um dos resultados do processo de Engenharia de Avaliações, amplamente utilizado na Consultoria Patrimonial, que é englobado na implantação de otimização de recursos e controle do empreendimento através da Gestão Patrimonial. É efetuado estudos dentro de uma metodologia de análise relativo ao bem, afim de definir várias características de seu estado, para imediato controle do mesmo.
Impairment é uma palavra da língua inglesa adotada nestes processos, pois sua tradução indica deterioração, assim como a depreciação no caso, de um determinado ativo.
O teste de recuperabilidade é o sinônimo do teste de impairment, sendo exatamente o mesmo processo necessário para definir o estado do ativo, como um laudo de avaliação do mesmo, afim de ratificar as diferenças de valores do ativo com o mercado, para a execução da redução ao valor recuperável de ativos.

Os clientes CPCON realizam inventário patrimonial como forma de manter os ativos sempre atualizados na contabilidade, e anualmente realizam o Teste de Impairment ( CPC 01 ) e a Revisão de Vidas Úteis ( CPC 27 ).

Acompanhe nossos artigos e saiba mais sobres os temas de gestão e avaliação de ativos. Mande uma mensagem, será bom ouvir sua opinião.

 

0 0 votes
Avaliação do artigo
0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentarios
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Informações Relevantes
Guia de Navegação
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Em destaque
Posts Relacionados