Você já ouviu falar a respeito do RFID para bovinos e no que essa tecnologia pode trazer de resultados positivos? Dessa forma, entenda que os processos de gestão e de rastreamento vão ser otimizados.
Com isso, saiba que o Grupo CPCON tem amplo conhecimento do assunto e uma expertise pioneira em RFID. Então é sobre isso que vamos tratar no artigo, onde você encontrará tudo que precisa saber a respeito do tema.
Guia de Conteúdo
TogglePontos Chave
- Função Principal: O RFID para bovinos visa manter uma identificação individual e um monitoramento adequado e completo de cada um dos animais. Permitindo controlar e rastrear eles, evitando uma série de problemas e de prejuízos;
- Benefícios: rastreio completo, otimização do rebanho, segurança ampla, controle efetivo, sustentabilidade, bem-estar dos animais, automatização das tarefas, detecção de doenças precocemente, integrações, pesquisas, desenvolvimento, gestão das pastagens, identificação rápida, alta precisão, históricos da saúde dos animais em detalhes, monitoração durante as 24 horas do dia, alimentação direcionada, controle dos acessos, entre outros;
- Recursos Disponíveis: identificação individual bastante precisa e confiável, monitoramento total dos rebanhos e da saúde dos bovinos, gestão otimizada (rebanho), tarefas automatizadas, gestão dos inventários, registros automáticos (informações), análises dos dados de modo avançado, rastreio efetivo que garante maior segurança, controle da propriedade e carne com procedência adequada;
- Variabilidade: níveis da implantação do projeto, definição do hardware e do software, customizações, variedade de aplicações existentes, entre outras;
- Adaptação: o tamanho da propriedade, tipo e modelo de criações presentes no ambiente, pastagens manejos (rebanhos) e os recursos que estão disponíveis naquele momento.
O que é RFID para bovinos?
O RFID para bovinos consiste na implementação e no uso da tecnologia de radiofrequência nas tarefas relacionadas a tais animais. Desse modo, compreenda que o modelo é inovador e consegue trazer várias transformações.
Ao passo que os criadores do gado podem fazer uma gestão completa e efetiva, além de monitorar corretamente seus rebanhos. Nisso, entenda que o RFID para bovinos funciona através de um sistema completo.
Onde temos alguns elementos que ao serem interligados permitem a automatização de certas tarefas. Assim, compreenda que temos os microchips de RFID que são colocados em cada um dos animais.
Sendo que você consegue ter muitos benefícios que incluem melhor produtividade, sustentabilidade e a segurança (alimentar). Com isso, saiba que os itens necessários são:
- Etiquetas inteligentes (tags) que contém microchip no interior delas;
- Leitores na frequência adequada;
- Sistema de computador que realiza a gestão do projeto.
Por certo, você deve saber que com o RFID para bovinos os dados de cada animal ficam registrados no software. Que no caso contém um grande banco de dados, onde as informações podem ser utilizadas.
A fim de possibilitar com que haja um pleno monitoramento dos animais, desde o nascimento deles até o processo de venda. Enquanto que se torna possível saber outros detalhes, como doenças, qualidade da carne, entre outros.
Ademais, entenda que através do uso do RFID nos bovinos o produto final ficará mais interessante. Já que há um rastreio dos históricos (vacinas), cuidados médicos dos animais e isso garante a qualidade necessária.
Como funciona o RFID para bovinos?
Em matéria de funcionamento, saiba que o RFID para bovinos requer algumas atividades específicas. De tal forma que nossa equipe de especialistas separou todas as etapas para lhe ajudar:
1- implantação dos microchips (tags)
Primeiramente, compreenda que temos a implantação dos microchips através das tags (etiquetas). Desse modo, saiba que eles se parecem com pequenos RGs em miniatura.
E são aplicados nas orelhas dos animais, como se fosse um tipo de brinco especial. Sendo que o material deles é bastante durável e altamente resistente, a fim de manter a segurança e também a integridade do chip.
Já que eles serão úteis durante todo o período de vida do animal e precisam ser feitos corretamente. Outro detalhe do RFID para bovinos nessa parte é que a implantação das tags são realizadas rapidamente e sem causar dor. Uma vez que somente profissionais adequados podem fazer tal procedimento.
2- Identificação única
Cada um dos microchips traz um código que é único e que não pode ser alterado. Funcionando como se fosse uma espécie de identidade individual e no código estão vários dados importantes.
Nesse sentido, compreenda que temos as datas de nascimento, raças, históricos das vacinas e as medicações dos animais. E com isso o monitoramento será completo, cobrindo todo o ciclo de vida deles.
3- Leitura automática
Outro detalhe do RFID para bovinos é a leitura automática que ocorre através dos leitores. Que ficam posicionados nas porteiras, currais ou em outros pontos que sejam estratégicos.
Ao passo que assim que o animal passar perto dos dispositivos, o chip será lido. Só que a diferença é que tal leitura é feita mesmo sem qualquer tipo de contato e em lotes se for necessário.
Gerando um ganho muito grande de tempo e de mão de obra, e existem modelos de leitores tanto fixos como móveis. Por isso, nós indicamos que seja feito um bom planejamento antes de inserir o sistema no local.
4- Sistema automatizado
No RFID para bovinos temos também o sistema automatizado que irá receber os dados obtidos pelo leitor. De tal modo que as informações vão se manter sempre muito bem atualizadas e com ampla disponibilidade.
Aliás, entenda que o software de gestão irá organizar e exibir esses dados de uma maneira simples e intuitiva. Onde há um painel com os detalhes a respeito dos animais, tais como, históricos, localizações e o desempenho individual deles.
Passo a passo do RFID para bovinos
Para que o projeto possa ser feito conforme o esperado é importante seguir os passos recomendados. Dessa maneira, saiba que nossa equipe listou as etapas e alguns detalhes essenciais contidos em cada uma delas:
- Planejar/preparar: definir os objetivos, avaliar os rebanhos, pesquisar e comparar as soluções, selecionar o software de gestão e realizar o treinamento adequado de sua equipe;
- Implementar o sistema: fazer a aquisição de todos os equipamentos, instalar tais dispositivos, implantar os microchips e configurar os softwares;
- Operações e os monitoramentos: realizar o acompanhamento dos rebanhos, usar as informações para tomada de decisões e fazer as manutenções de modo periódico.
Além disso, compreenda que nós indicamos ainda que o RFID para bovinos siga outras dicas, que são:
- Integrar o RFID aos demais sistemas existentes no local;
- Buscar as atualizações necessárias;
- Verificar novas tecnologias que agreguem bons resultados;
- Compartilhar os resultados.
Sem dúvida, saiba que para uma correta implementação será preciso ter um planejamento efetivo. Bem como treinar sua equipe participante, usar os dados estrategicamente e ter as ferramentas corretas no projeto.
Quais são as aplicações do RFID para bovinos?
Nós vamos destacar também quais são as principais aplicações do modelo de RFID para bovinos. Visto que são muitas as utilizações disponíveis e os impactos que geram quando estão em prática:
- Rastreamento (completo): com acompanhamento individual, históricos de saúde, garantias das origens e a segurança alimentar;
- Otimizações na gestão (rebanho): monitoramentos remotos, detecção de doenças, melhoria nas reproduções, alimentação adequada e controle dos acessos;
- Segurança e amplo controle: diminuição das perdas, gestão das pastagens, segurança dos trabalhadores e agilidade para fazer as identificações necessárias;
- Sustentabilidade (bem-estar): recursos utilizados de modo racional, bem-estar dos animais, pastagens mais sustentáveis e gestão dos medicamentos dos bichos;
- Demais aplicações: atividades automatizadas, pesquisas, desenvolvimentos, integrações e diminuição nos erros/falhas dos processos.
Quais são as vantagens de contar com o RFID para bovinos?
Os benefícios do RFID para bovinos são inúmeros e podemos listar os principais para você. Sendo que o modelo em questão é uma tecnologia superior as demais e que permite excelentes resultados.
Confira quais são as vantagens do uso de RFID nos bovinos:
- Monitoramento feito de modo completo: segurança alimentar, acesso aos históricos, rastreios individuais, garantia da procedência das carnes;
- Gestão dos rebanhos: monitoramento feito 24 horas por dia, resultados reprodutivos melhorados, identificação das doenças e alimentação otimizada, além do controle dos acessos;
- Controle efetivo: haverá mais segurança no local, diminuição das perdas de animais desgarrados, identificação rápida e precisa e um ambiente mais seguro aos trabalhadores;
- Bem-estar animal e ampla sustentabilidade: redução nos impactos ambientais, promoção do bem-estar dos animais, gestão das pastagens de modo correto e racionalidade nos processos.
Por certo, compreenda que com o RFID para bovinos é possível automatizar as tarefas. Evitando os erros manuais e gerando muito ganho de tempo e de dinheiro, já que diversos problemas deixam de ocorrer.
Conclusão
O modelo de RFID para bovinos é uma solução completa e plenamente efetiva para otimizar o setor. De tal forma que os criadores podem monitorar e controlar com clareza os animais.
Enquanto que as etiquetas (tags) de RFID são implementadas com os chips de dados em seu interior. Sendo lidas pelos leitores que direcionam as informações até um sistema de computador que realiza a gestão.
Assim, entenda que será possível saber tudo a respeito de cada um dos animais e buscar soluções. E os produtos vão chegar melhor ao consumidor final, devido ao fato de terem sido monitorados durante todo o ciclo de vida do animal.
Porém, saiba que para melhores resultados, o ideal é justamente contar com especialistas no assunto. E nós da CPCON somos pioneiros em RFID, tendo mais de 25 anos de experiência no mercado. Entre em contato conosco e agende uma consulta para alavancar os seus negócios.
FAQ: Perguntas Frequentes
Quais são os custos para implementar o RFID para bovinos?
Os custos da implementação do RFID para bovinos podem variar de acordo com o tamanho (propriedade) e do número dos animais. Além de ser preciso observar as funções a serem utilizadas. Só que o Retorno sobre o Investimento (ROI) é bastante favorável a longo prazo.
Quais são os principais desafios na hora de implementar o RFID para bovinos?
Alguns dos principais desafios são os custos iniciais, as integrações aos demais sistemas e a mudança na cultura. Enquanto que é importante treinar sua equipe para que haja uma mão de obra adequada.
O que levar em consideração ao buscar um modelo de RFID para bovinos?
Primeiramente você precisa definir os objetivos, avaliar seu orçamento, escolher o fornecedor que seja de confiança e treinar a sua equipe. E não se esqueça de que é fundamental integrar este sistema aos demais que já estão inseridos na infraestrutura deste local específico.