Saiba o que é Valuation e a importância dele para uma empresa

O que é valuation?

Você sabe o que é valuation? ou melhor, você sabe quanto a sua empresa vale? A resposta para essa pergunta é essencial para qualquer empresário. Afinal, ele precisa conhecer o perfil e as informações do seu negócio. De modo que em uma venda ou na atração de investidores saber esse dado é essencial.

No entanto, para responder a essa pergunta, deve-se usar o conceito de Valuation. Do inglês e advindo da palavra value, que significa valor, o Valuation na contabilidade e setor empresarial é uma ferramenta usada para avaliar e determinar o quanto uma empresa vale.

Afinal, o valor da empresa engloba não só seus patrimônios e bens físicos, mas também aqueles que não são palpáveis. Esses últimos, os ativos intangíveis, precisam ser mensurados através do valuation onde se espera obter o seu valor de mercado.

Ou seja, é por meio do Valuation que será determinado o valor da empresa. E isso seja no momento ou no período de sua venda. De maneira a mostrar qual será o retorno de um investimento nas ações da companhia.

Mas, o Valuation, por ser uma percepção de mercado, não apresenta um cálculo exato. Isso é, percepções divergem de mercado para mercado e de investidor para investidor. 

Desse modo, continue com a leitura desse artigo para entender o conceito de Valuation e como ele se aplica no mercado financeiro.

O que é Valuation?

Dentro da área da contabilidade e dos negócios, o valor de uma empresa é vital para que os envolvidos nesse mundo decidam algo. Ou seja, os negócios se definem por meio de transações econômicas e comerciais, seja de produtos ou serviços. E isso dentro dos seus mercados específicos.

Portanto, qualquer transação econômica que ocorra dentro de um mercado e entre compradores e vendedores envolve um valor específico. E, na maioria das ocasiões, é esse valor que define se haverá alguma transação dentro do mercado. 

No entanto, para definir qualquer valor são essenciais processos de avaliação. E esses processos, mesmo com suas ferramentas modernas, expressam superficialmente a realidade. Afinal, os dados usados geralmente são estimativas e cálculos de um possível futuro.

Dessa maneira, o Valuation é um processo de avaliação que estima o valor de um ativo quando ele é transacionado. Ou seja, quando o negócio muda de proprietário, é o Valuation que mostrará qual o valor dela dentro do mercado. 

Mas, essa avaliação mostra o valor potencial da empresa no período e estima os lucros que o comprador obterá no futuro. Isso é, o Valuation mostra qual o valor potencial de uma empresa em função da expectativa de lucros no futuro.

Portanto, o Valuation permite que uma pessoa saiba o valor da sua empresa. Além de orientar a companhia em relação a sua criação de valor dentro de um mercado e para o acionista. 

Como calcular o valuation de uma empresa?

Como calcular o Valuation de uma empresa?

Faz-se o cálculo do Valuation por meio de uma avaliação da empresa para descobrir o seu valor dentro do mercado. No entanto, há diversos métodos de Valuation para encontrar o valor de uma empresa.

Dessa forma, é essencial que se conheça os métodos de cálculo de Valuation para escolher o ideal. E isso para conseguir alcançar um resultado que se aproxime do mais verdadeiro possível para a empresa. 

Afinal, o processo de Valuation possui altos graus de análise subjetiva, de maneira que escolher o método de cálculo exige alguns conhecimentos. Ou seja, é essencial conhecimento técnico e estratégico. Assim como do mercado, setor e condições da companhia.

Por isso, para calcular o Valuation de uma empresa é essencial que o proprietário busque por profissionais que compreendam do assunto. 

Assim, é altamente recomendável que o empresário entre em contato com o grupo CPCON, uma empresa de destaque no setor de consultoria financeira para outras corporações. 

Com mais de 25 anos de mercado e destaque no Brasil e, também, fora do país, o CPCON oferece muitos serviços. Principalmente em relação a definir os valores da empresa, como o Valuation.  

Dessa forma, reconhecer e calcular o Valuation de uma empresa e suas aplicações pode ser um processo complexo. Então, quando uma empresa se deparar com essas problemáticas deverá recorrer a CPCON. Essa que ajudará com todas as questões sobre o mercado financeiro e valor da empresa.

Qual o melhor método de calcular o Valuation de uma companhia?

Há inúmeras maneiras de se calcular o Valuation de um negócio. De modo que todas as formas estimarão o valor da empresa dentro do mercado. No entanto, para analisar financeiramente qualquer empresa é essencial ter conhecimentos do mercado e do setor. Além de possuir uma perspectiva estratégica e atributos técnicos para tal avaliação.

Mesmo assim, os resultados tendem a mudar e serem variáveis.  Pois não há uma maneira definitiva e única de cálculo. Assim, há diversos métodos de calcular o Valuation disponíveis e cada um tem sua particularidade.

Isso é, o resultado final do Valuation variará de acordo com o método usado. Além de todas as concepções de mercado no momento de seu cálculo. Como as percepções de mercado e de crescimento da estimada companhia nos próximos anos.

Dessa maneira, é fundamental que o proprietário tenha informações e conhecimentos reais sobre sua empresa. E isso para que passe ao profissional da CPCON responsável para encontrar o Valuation da empresa os riscos e oportunidades da empresa. Para saber se o valor dos acionistas é o mesmo que o mercado também enxerga.

Assim, os modelos de Valuation tentam estimar um conjunto de todos os títulos da empresa, sejam ativos ou passivos, e não apenas o seu capital. Portanto, o melhor método de calcular o Valuation de uma empresa precisa estimar o valor total da companhia. De modo que não estimará somente alguns valores, mas sim os somará ao final.

Métodos de avaliação do Valuation

Há muitos motivos para que um empresário busque descobrir o Valuation de sua empresa por meio de um processo de avaliação. Por exemplo, a compra e venda de uma empresa assim como a fusão, incorporação ou cisão de companhias.

Também, existem aqueles que buscam saber o Valuation por conta da dissolução de sociedades ou liquidação delas. 

No entanto, nenhuma avaliação de Valuation é completamente exata e verdadeira. Desse modo, os resultados podem variar e serem diversos. Por isso, para evitar tanta multiplicidade de resultados, é essencial usar um método simples e que exija a estimativa de poucos dados. 

Assim, quem avaliará o Valuation de uma companhia precisa se atentar para não cometer os dois erros comuns de avaliação:

  • Acreditar que as avaliações apresentarão uma informação precisa e do verdadeiro valor da empresa;
  • Pensar que quanto mais informações quantitativas, melhor e mais real será a avaliação.

Mesmo assim, há alguns modelos de avaliação de Valuation que melhor ajudam a encontrar o valor de uma empresa.

Modelo de Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Em suma, a técnica do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) avalia o valor que se espera dos fluxos de caixa futuros. E isso para conseguir avaliar os ativos de uma determinada empresa. 

Ou seja, ele projeta fluxos de caixa para indicar, no futuro, entradas e saídas de valores dentro da empresa. Assim, se o valor do Fluxo de Caixa Descontado for maior do que o preço do ativo, significa que a empresa é um bom investimento. E isso para trazer retorno para compradores ou novos sócios. 

Dessa maneira, muitos especialistas da área consideram esse modelo o mais completo. De maneira que ele apresentará um resultado de avaliação o mais preciso possível. Assim, o FCD é a base da maioria dos modelos de avaliação que existem. 

Como avaliar o Valuation pelo Fluxo de Caixa Descontado?

Assim, é possível avaliar o Valution pelo Fluxo de Caixa Descontado com os seguintes dados:

  • Fluxo de caixa da empresa;
  • Estimativa da taxa de desconto;
  • Somatória de todos os fluxos descontados.

O fluxo de caixa da empresa, que é o montante recebido menos o montante total gasto, precisa ser projetado. E isso em relação a um determinado período de tempo como, por exemplo, de cinco a dez anos.

Após verificar o fluxo de caixa da empresa, é necessário definir a taxa de desconto. Essa taxa é usada para encontrar o retorno de algum investimento. De modo a determinar o valor atual de um fluxo de caixa futuro, o que mostra e compara o retorno de um investimento.

Ao encontrar e definir esses dados, o próximo passo é somar todos os fluxos descontados. Com isso, a soma de todos os fluxos de caixa menos as taxas de desconto determinam o Valuation da empresa.

Dessa forma, para achar o Valuation por esse método, a empresa precisa que sua receita seja previsível e consistente. E isso para que haja informações suficientes sobre o mercado. 

Afinal, o FCD considera os riscos do negócio, mostrando a relação entre os riscos e o retorno da empresa. De maneira que os custos se combinam ao caixa que a empresa gera para definir o valor de cada ativo.

Análise de múltiplos de mercado

A análise de múltiplos de mercado mostra o valor das ações de uma empresa ao considerar as expectativas de valor de mercado. Ou seja, essa análise considera o mercado de empresas semelhantes àquela que se deseja encontrar o Valuation.

Desse modo, essa análise observa diversos indicadores do mesmo setor de mercado da companhia a se analisar. Assim, compara a empresa e seus concorrentes. 

No entanto, mesmo que seja uma análise relativamente fácil e amplamente usada, ela pode ser falha. Afinal, a empresa e seus concorrentes precisam conter modelos de negócios idênticos para que essa análise funcione. E isso raramente acontece.

Portanto, a falha desse método é que ele não considera todos os diferenciais que existem dentro das empresas. Mas sua vantagem é que ele demonstra toda a expectativa que o mercado espera em relação aos ativos.  

Valor patrimonial líquido

O Valor patrimonial líquido de uma empresa se baseia no Patrimônio Líquido que a empresa possui. Dessa forma, encontra-se o valor contábil do patrimônio líquido ao analisar todo o patrimônio da empresa. Sejam positivos como imóveis e maquinários, ou negativos como dívidas.

Assim, esse método de Valuation é simples. No entanto, ele precisa de dados completos sobre os balanços patrimoniais da empresa e de sua organização interna. De modo que se algum dado estiver faltando ou defasado impactará no resultado final.

Portanto, para encontrar o valor patrimonial líquido, é preciso somar os ativos circulantes e não circulantes da empresa. Depois, precisa-se subtrair todas as dívidas e obrigações desses ativos. 

Para encontrar o valor patrimonial líquido, o interessado precisa compreender o que é ativo circulante e ativo não circulante. O primeiro é aquele que se transforma em valor monetário em menos de um ano. Já o não circulante são os ativos que se transformarão em dinheiro depois do período de doze meses.

Além disso, esse método não mostra as perspectivas futuras de geração de valor. Pois apresenta apenas o histórico da empresa, passado e presente, e não o seu futuro.

Ou seja, esse método apenas mostra o que a empresa gerou até o momento de sua análise.  Assim, o método do valor patrimonial líquido não leva em consideração a continuidade de uma empresa.

Saiba o que é Valuation e a importância dele para uma empresa

Fatores variáveis que afetam o Valuation

Há diversos fatores que podem alterar o valor de uma empresa dentro do mercado. Um deles são os custos variáveis, ou seja, aqueles valores que variam de acordo com a produtividade do negócio.

Assim, o volume de produção ou de vendas de um momento impactará diretamente o Valution da empresa. No entanto, não há como se determinar quais são esses custos variáveis. Pois cada empresa possui seu segmento e modo de operação.

Outro fator variável que afeta o Valuation são suas despesas variáveis. Dentre elas estão as matérias-primas, mão de obra, taxas e insumos produtivos. 

Portanto, esses fatores impactam diretamente as margens de lucros da empresa. Além das taxas de crescimento da empresa, seja em longo prazo ou apenas no período verificado. 

Mesmo que seja muito difícil prever os impactos futuros, esses fatores afetam drasticamente o Valuation do negócio. Além do seu resultado final.

Ativos tangíveis e intangíveis

O conceito de ativos tangíveis e intangíveis são muito importantes para a área da contabilidade. Principalmente quando se trata sobre o Valuation de uma empresa.

Os ativos de uma empresa são os bens e direitos palpáveis de uma empresa, como seus benefícios e rendimentos. Dentre esses bens, há dois tipos, os tangíveis que são aqueles bens concretos. Como, por exemplo, os imóveis, produtos, máquinas e dinheiro.

Já os intangíveis são os bens imateriais, os que as pessoas não podem ver e nem tocar. Assim, são exemplos as marcas da empresa, sua estratégia de mercado e valores e princípios. Além do seu capital intelectual.

Ambos esses ativos são cruciais para uma empresa. Afinal, o valor de mercado de uma empresa se define pela avaliação conjunta dos ativos tangíveis e intangíveis. Ou seja, define-se o Valuation por meio dessas informações.

Portanto, eles são vitais para o processo de continuidade e de existência da uma empresa no mercado. De modo que o Goodwill é essencial para o conceito de Valuation e de mercado. 

qual a relação entre valuation e goodwill

Qual é a relação entre Valuation e Goodwill?

É a suposição dos avaliadores que determinará o valor do Goodwill, assim como do Valuation. Dessa forma, ao contrário de novos negócios, uma empresa de sucesso estabelece uma reputação no mercado, constrói confiança com seus clientes e tem uma rede maior de contatos comerciais. 

Assim, levam-se em conta todos esses fatores ao avaliar uma empresa, e o valor financeiro que um consumidor está disposto a oferecer é chamado de Goodwill. Já o valor da empresa, como um todo, dentro do mercado é o Valuation.

A importância do Goodwill

Quando empresários compram uma empresa com base em seu Goodwill, eles esperam obter lucros enormes. Assim, ele é um ativo intangível, que não pode ser visto ou sentido, mas pode ser comprado e vendido.

Portanto, o Goodwill se liga à compra de uma empresa pela outra. De modo que auxilia a aumentar o valor do negócio, bem como a aquisição de uma maior base de clientes. Também inclui uma reputação que indica um histórico estabelecido da empresa.

Portanto, se você possui interesse em comprar uma empresa, é essencial saber sobre os conceitos de Valuation e de Goodwill

Dessa forma, a CPCON, além de ter profissionais prontos para te ajudar e fazer os cálculos necessários, possui um artigo imperdível sobre Goodwill para que você saiba o que ele é e como ele é determinado pela contabilidade.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentarios
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Informações Relevantes
Guia de Navegação
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Em destaque
Posts Relacionados