SOLUÇÕES EM RFID (RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION)

A CPCON disponibiliza para seus clientes a tecnologia RFID para controle e monitoramento de seus ativos e estoques, com etiquetas passivas e ativas.

Com soluções inovadoras e customizáveis para controle dos ativos, dos estoques e da automação do inventário patrimonial, são aplicadas nos itens etiquetas RFID passivas e ativas que auxiliam na melhoria dos controles internos.

O maior projeto de inventário com RFID foi realizado pela CPCON em um cliente do segmento bancário com mais de 1.500.000 ativos etiquetados.

Clique aqui e conheça as soluções CPCON!

SOLUÇÕES EM RFID

SISTEMA DE INVENTÁRIO PARA TECNOLOGIA MISTA RFID-BARCODE

SOLUÇÕES EM RFID

SISTEMA DE CONTROLE PATRIMONIAL VIA WEB

SOLUÇÕES EM RFID

Sistemas e Soluções de identificação de ativos

Seu empreendimento necessita de um sistema moderno de identificação e controle de ativos? Conheça as soluções da CPCON para sistema de inventário, com suporte Windows e Android. Pode ser implantado tanto para tecnologia de código de barras, quanto RFID. Acesse o sistema, confira o status dos ativos e gere relatórios customizados de Business Intelligence.

 

O que são estas soluções em RFID?


A soluções RFID são úteis no processo de identificação de ativos. É composta basicamente por uma etiqueta onde se encontra a tecnologia de identificação por radiofrequência (Radio-Frequency IDentification), onde as informações do ativo é guardada. Como exemplo, uma etiqueta equipada com a tecnologia RFID é instalada em um equipamento, e está contém as informações daquele ativo.

Com um equipamento de leitura, composto por uma antena para leitura das etiquetas RFID, é possível recuperar os dados do ativo presentes na etiqueta. Esta leitora pode também estar conectada a um software de gestão de ativos e o operador pode atualizar os dados daquele ativo no banco de dados. É possível também a instalação de antenas estrategicamente em locais de entrada/saída do almoxarifado ou estoque e controlar o deslocamento do ativo dentro do empreendimento.

Desta forma, tais soluções permitem grande agilidade no processo de gestão de ativos, comparado com os métodos de plaquetas e código de barras.

As vantagens em implementar estas soluções em RFID

  • Capacidade de armazenamento de dados, leitura e envio dos dados para as etiquetas RFID (tag RFID);
  • As etiquetas RFID são fabricados em diversos formatos e tamanhos, podendo ser encapsuladas e aplicadas como etiquetas inteligentes (smart labels) e cartões;
  • Detecção e leitura da etiqueta sem necessidade da proximidade da leitora de rádio frequência;
  • Durabilidade das etiquetas RFID, com possibilidade de reutilização.

Diferença entre as etiquetas disponíveis no mercado


Quando dizemos que as etiquetas RFID são uma evolução a passos largos do código de barras, ou das plaquetas numeradas, não é exagero. Por exemplo, produtos idênticos têm códigos de barra iguais, porém devem ter cadastros distintos no patrimônio. No entanto, com as etiquetas RFID cada item é único, possuindo uma identificação exclusiva; sendo muito superior também nas plaquetas numeradas.

Na operação, é possível que um funcionário esqueça de realizar a leitura de um código de barras ou ler este código mais de uma vez. Isso não acontece no sistema RFID, pois o sistema é serializado, e leituras repetidas são tratadas pelo sistema. Desta forma, o sistema RFID garante rastreabilidade dos ativos dentro do empreendimento.

Quando a empresa tem a necessidade de monitoramento de um número elevado de ativos, o sistema RFID garante precisão diferenciada comparado com operador humano realizando a conferência com código de barras. O sistema RFID também é mais ágil e automatizado.

A etiquetas com suporte RFID possuem um diferencial também ligado a quantidade de informações que podem ser armazenadas sobre o produto. Tais informações podem ser pertinentes diante o modelo do sistema utilizado pela organização, tendo a possibilidade de classificar o produto diante ativo da empresa ou terceiros, lote de produção, data de aquisição, setor responsável, entre outros.

Qual o perfil do cliente que se enquadra nesta demanda?


Empreendimentos que possuem o desejo de soluções tecnológicas inovadoras para o controle e monitoramento de seus ativos. As soluções que utilizam etiquetas RFID garantem modernidade e agilidade no processo de gestão de patrimônio do empreendimento.

As soluções RFID também garantem controle diferenciado e automatizado no processo de retirada de bens de estoque, almoxarifado, etc. Aliada a software específico pode realizar a gestão de ativos de forma muito mais simples e eficiente para seu negócio.

Soluções em RFID da CPCON


A CPCON disponibiliza a seus clientes uma solução de monitoramento de ponta, utilizando a tecnologia RFID. A solução conta com características inovadoras e customizáveis no controle de movimentação e posicionamento dos ativos do empreendimento.

Através de um portal personalizado, via web, o cliente tem uma visão atualizada da posição física de seus itens, monitorados em tempo integral, com alertas de inconformidades via SMS.

Para implantação do sistema RFID, a CPCON também possui no escopo de soluções de análise de processos de negócios, sendo destacadas:

  • Desenho do Sistema RFID integrado à operação
  • Análise de Retorno do Investimento (ROI)
  • Desenvolvimento de Interfaces (Middleware) para integração com os ERPs utilizados na empresa
  • Pré-Piloto e Implantação Piloto
  • Treinamento Integrado on-site
  • Documentação do projeto RFID

Algumas aplicações conhecidas para o RFID já implantadas pela CPCON:

  • Controle de patrimônio;
  • Rastreamento de documentos, livros, medicamentos;
  • Gerenciamento de eventos, localização de pessoas;
  • Controle de estoque, vestuário, produtos, veículos, lavanderia;
  • Instrumentação cirúrgica, equipamentos móveis, dispositivos.