Avaliação Patrimonial

Avaliação patrimonial é o processo de verificação e determinação dos valores dos bens da empresa, sobretudo os bens imobilizados, como exemplo: os imóveis, automóveis, instalações, equipamentos, máquinas, etc. O serviço de avaliação patrimonial tem então como objetivo avaliar o valor real de mercado de todos os bens da empresa.

Mas a avaliação patrimonial é somente uma das etapas do processo de controle patrimonial. Antes de determinar o real valor dos bens da empresa é necessário primeiramente ter tais bens catalogados. Desta forma, o processo de inventário físico dos bens é imprescindível.

Durante o processo de inventário físico, os bens são catalogados e recebem uma etiqueta de identificação. Esta identificação pode ser através de uma plaqueta de patrimônio, etiqueta, podendo estas ter suporte a código de barras e/ou RFID.

Mas qual a necessidade de catalogar e realizar a avaliação patrimonial dos bens? Primeiramente é importante que a empresa tenha controle de todos os seus bens. Ter ciência do tempo de vida útil dos bens, controle para evitar furto e gestão contábil.

Dependendo do regime fiscal de tributação da empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real) a etapa de avaliação patrimonial e gestão contábil são extremamente importantes, visando evitar pagar impostos acima do que a lei prevê, analisando a depreciação dos bens e a baixa contábil quando necessária.

A avaliação patrimonial também é importante em diversos outros casos, como em processos de venda de empresas, para analisar o real valor de mercado da mesma. Em caso de empresas que possuem acionistas também é interessante, para verificar a saúde financeira atual da empresa, apresentando dados corretos sobre seus ativos e contabilidade.

Desta forma os laudos de vida útil e a verificação de perdas com o teste de impairment são importantes. Para verificar realmente se os valores de registro dos bens da empresa são compatíveis com os valores de mercado.

Qual o perfil do cliente com necessidade de Avaliação Patrimonial?

Para esta demanda, são os clientes que desejam e precisam ter conhecimento dos valores reais de mercado de todos os bens da empresa, para conseguir então definir um laudo com a situação atual do patrimônio do empreendimento.

Ter o laudo de avaliação patrimonial é um grande benefício para o empreendimento, pois neste consta um conhecimento valioso sobre o estado financeiro do patrimônio da empresa. Tais informações são muito relevantes na hora de tomadas de decisões estratégicas pela liderança; como operação de fusão, cisão, incorporação, compra e venda.