Controle Patrimonial e a Valorização do Patrimônio

Entenda a relevância entre o controle patrimonial, e o destaque perante a valorização do patrimônio. O ponto-chave diante o controle e a gestão eficiente.

Dentro do escopo de gestão patrimonial, é de grande relevância a importância do correto controle patrimonial dos bens do empreendimento. Este controle sendo tanto de aspecto físico quanto contábil, para evitar empecilhos de extravios de ativos imobilizados, e problemas com balanço patrimonial.
Desta forma, é importante perante o aspecto de gestão financeira, a correta contabilização dos valores de seu patrimônio, sendo estes sempre atualizados, além de monetariamente controlados. É interessante este tratamento aos bens, justamente pelo aspecto de depreciação dos imobilizados e seu devido controle.
Para auxílio perante tais tarefas de gestão e controle patrimonial existem os sistemas de apoio a decisão, como os ERP, também conhecidos como sistemas de controle patrimonial. Com a integração do empreendimento com os sistemas de controle, a gestão é otimizada, facilitando muitos aspectos operacionais e burocráticos, que caracterizam a baixa produtividade. Porém é válido lembrar, a necessidade de estudo de caso aprofundado antes da execução e implantação de tais sistemas para destacar a real viabilidade dos mesmos. Pois apenas o bom funcionamento do sistema, não garante de forma análoga, uma gestão patrimonial eficiente.
Os sistemas de controle patrimonial possuem vários módulos, que são destinados aos departamentos do empreendimento, afim de garantir a conexão e a boa troca de informação entre eles. Perante a gestão contábil, tais sistemas garantem alguns recursos de lançamentos e controle da contabilidade.

Exemplos de recursos de sistemas de controle patrimonial

Plaquetas Controle Patrimoniais

  • Balanço Patrimonial
  • Livros Caixa e Razão
  • Controle Patrimonial
    • Controle do Ativo Imobilizado (Plaquetas, Etiquetas, RFID)
    • Mapeamento Bens por Grupo
    • Controle Depreciações
  • Análise Patrimonial
    • Análise de Receitas
    • Análise de Despesas
    • Análise de Balanço

Controle Patrimonial e legislação: Comitê de Pronunciamentos Contábeis ( CPC )

Pronunciamento Tecnico cpc01

É sempre interessante ficar atento aos pronunciamentos técnicos do CPC, pois estem definem e regularizam certas práticas do escopo de Controle Patrimonial. Como exemplo, temos o teste de impairment, conhecido também somente como impairment. Este auxilia na correta mensuração do valor do ativo imobilizado, que pode sofrer diferença de valor contábil, com valor de mercado, devido a ações adversas de depreciação, ou outros acontecimentos. Desta forma o Pronunciamento Técnico CPC01 define, juntamente com a lei 11.638, as práticas de verificação da redução ao valor recuperável de ativos (conhecido também por teste de recuperabilidade).

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 02 R2 e os Efeitos das Demonstrações Contábeis

O CPC 02 tem por objetivo determinar como incluir transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil e mostrar como converter as demonstrações contábeis de entidade no exterior para a moeda de apresentação das demonstrações contábeis no Brasil para fins de registro da equivalência patrimonial.

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Mudança Lei 11.638/07

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis reitera o pronunciamento técnico CPC 01 sobre a Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Conforme Art. 3º, Considera-se de grande porte, para fins exclusivos desta lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00”

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima