O que é EAM (Gestão de ativos empresariais)?

O que é EAM (Gestão de ativos empresariais)?
A gestão dos ativos empresariais é fundamental para uma melhor organização das empresas. Assim, conhecer o processo será de grande utilidade.

Os ativos empresariais precisam ser administrados de um modo adequado nas empresas. De tal forma que é essencial que haja o gerenciamento competente das propriedades da organização.

Assim, você deve saber que todas as etapas precisam ser cumpridas para se chegar a um resultado favorável. Então é sobre isso que vamos falar neste artigo que trará diversas informações a respeito do assunto.

O que é gestão de ativos empresariais?

A gestão de ativos empresariais é uma tarefa de grande importância no controle das empresas. Uma vez que engloba desde o gerenciamento até a manutenção de todos os itens.

Ao passo que os ativos empresariais são propriedade da companhia e carecem de acompanhamento. Desse modo, você tem que analisar todo o ciclo dos produtos seguindo diversas etapas.

Com isso, temos durante o processo:

  • Planejamento dos capitais;
  • Procurement (compras, aquisições);
  • Instalações;
  • Desempenho;
  • Manutenções;
  • Compliances;
  • Gestão dos riscos;
  • Descarte.

Por certo, todos esses quesitos são avaliados com o uso da ferramenta EAM. Onde o objetivo é auxiliar as empresas nos seguintes pontos:

  • Planejamento;
  • Otimização;
  • Funcionamento;
  • Monitoramento;
  • Prioridades;
  • Habilidades;
  • Materiais;
  • Ferramentas;
  • Informações de um certo ativo.

Ou seja, você tem todos os dados necessários para lidar com seus ativos empresariais. Já que os mesmos são cobertos por esta gestão que evita diversos empecilhos.

Vale destacar que ausência deste método pode resultar em paralisações, baixo desempenho e cobertura não eficiente. Por isso, entenda que a versão de sistemas do EAM são voltados aos órgãos reguladores.

Visto que impedem que falhas possam vir a prejudicar a organização com sua responsabilidade legal. Sem dúvida, a implementação de um software do tipo será capaz de gerar ótimos resultados.

Pontos chave

  • EAM (gestão de ativos empresariais): consiste no gerenciamento dos itens de uma determinada empresa (patrimônio). Analisa o ciclo do ativo desde o início até o descarte dele.
  • Objetivo do EAM: Planejar, otimizar, manter o funcionamento, monitorar, trazer informações, entre outros;
  • Etapas do sistema de gestão de ativos empresariais: coletar e armazenar dados na nuvem, usar dados para criar estratégias, programas trabalhos e inspeções, extensão dos recursos;
  • Vantagens do EAM: Dados integrados, decisões em tempo real, gestão do ciclo de vida do ativo e medidas ambientes (proteção).

Como o sistema de EAM funciona para os ativos empresariais?

A forma tradicional do EAM consiste em sistemas instalados de modo On Premise. Nesse sentido, saiba que este modelo específico envolve a compra de um software ou um licenciamento.

Enquanto que a instalação dos sistema e armazenamento é feito de forma local. Atuando diretamente em sua máquina e sendo implementado na infraestrutura do cliente.

Assim, compreenda que os ativos empresariais se integram ao sistema. Que terá a responsabilidade tanto do gerenciamento quanto doa manutenção. Com isso, entenda que é preciso trabalhar corretamente com o software. A fim de evitar dificuldades e para obter os melhores resultados possíveis.

Vale ressaltar que atualmente o processo mudou um pouco. Sendo que o cliente agora tem acesso ao funcionamento do software diretamente na nuvem. Dessa forma, você tem muito mais praticidade e segurança para lidar com as informações.

Já que são várias a vantagens no processo que inclui um armazenamento superior para os dados. Além de trazer segurança, maior integração aos apps adicionais e outros benefícios.

Decerto, saiba que os ativos empresariais devem ter uma administração competente. Nisso, surgiram também os sistemas para gestão dos mais variados tipos, tais como:

  • Gestão de cadeia de suprimentos;
  • Sistemas para gestão de força do trabalho (móveis);
  • Sensores de IoT (Internet das Coisas);
  • Sistemas para informações geográficas (GIS);
  • GPS;
  • Entre outros apps.

Certamente, entenda que a organização feita pela gestão de ativos empresariais será excelente. Gerando ganho de tempo e evitando prejuízos ou problemas que possam surgir nas operações.

Etapas do Gerenciamento de ativos empresariais

Você também precisa conhecer as etapas que estão presentes na gestão dos ativos empresariais. Dessa maneira, compreenda que cada nível tem seu grau de importância.

Confira na sequência todas as etapas e saiba detalhes de cada uma delas:

Coleta e armazenamento dos dados na nuvem

Os ativos são coletados e rastreados de forma ágil através da nuvem. Uma vez que você terá a sua disposição um repositório centralizado de dados. O que visa facilitar os processos e mantém uma ótima organização.

Além disso, saiba que é possível incluir as funções analíticas para obter insights mais detalhados. Como resultado disso, você consegue compreender o desempenho de todos os ativos. Conhecendo os aspectos que necessitam de uma atenção ainda maior.

Use os dados para criar estratégias e otimizar sua produtividade

O segundo nível dos ativos empresariais consiste na avaliação dos riscos. Além de identificar falhas e erros presentes nos equipamentos. Tudo isso sendo feito de modo preventivo, ou seja, antes de que realmente ocorra.

Desse modo, entenda que se fará uso do Machine Learning, funções analíticas ou dos gêmeos digitais. Com isso, você pode identificar todas as carências de manutenção de modo antecipado. Maximizando toda a disponibilidade dos ativos presentes na empresa.

Programar trabalhos e inspeções nos ativos empresariais

Aqui você tem o uso dos processos e dos dados que estão integrados. A fim de fazer planejamentos, programações e implementação das inspeções. Isso inclui o trabalho e prioriza aqueles itens considerados essenciais.

Além de serem amplamente úteis para diminuir as paralisações. Enquanto que os ativos empresariais são avaliados corretamente. Detectando, comunicando e resolvendo os problemas com muito mais rapidez.

Extensão dos recursos do sistema EAM

Na quarta etapa o gerenciamento das ordens de serviço e dos processos são feitos online e offline. De tal forma que trazem visualizações e os serviços para localização mais avançados.

Enquanto que integra os dados de GSI e isso otimiza a experiência. Já que a base será no mapa, tanto para trabalhadores quanto ativos remotos. Dessa forma, compreenda que é feito o monitoramento e gerenciamento dos processos que envolvem a manutenção.

Obtendo os dados e as ordens (serviço) que venham de vários locais. Assim, você terá uma integração mais efetiva. Como resultado disso, saiba que a empresa irá ter uma gestão de ativos empresariais de alto nível.

Quais são os benefícios do EAM nos ativos empresariais?

Você terá muitos benefícios ao implementar o sistema de EAM. Uma vez que será possível realizar a centralização das informações dos ativos. Além de facilitar a tarefa de monitoramento dos mesmos.

Garantindo assim com que haja uma otimização nos processos e isso traz ótimos resultados. Por certo, compreenda que tanto o planejamento quanto a própria programação das tarefas serão mais efetivos.

Enquanto que a automatização e simplificação nas atividades são outros pontos fundamentais. Dessa maneira, saiba que a produtividade tende a aumentar e haverá mais segurança.

Assim, vamos conferir o que a gestão dos ativos empresariais pode trazer de vantagem para as empresas:

Dados integrados no armazenamento

Na visão mais centralizada temos a inclusão dos dados seja quais tipos forem. Além de não importar a origem ou mesmo a localização deles. Assim, compreenda que são feitos os monitoramentos de desempenhos.

Ao passo que cada ativo será avaliado para determinar as mais diversas informações. Nisso, torna-se possível planejar todo o trabalho de inspeção, manutenção, e diminuir empecilhos na produtividade.

Decisões feitas em tempo real

Os dados em tempo real são muito mais interessantes que dos relatórios mais demorados. Desse modo, saiba que a empresa poderá realizar suportes e reparos de forma automática.

Visto que os ativos empresariais podem receber programações, além de serem priorizados. Otimizando a produção e também mantendo a resiliência dos mesmos.

Gestão do ciclo de vida

No ciclo de vida temos a avaliação completa de um determinado ativo. Desde o início até que o prazo se encerre. Dessa forma, compreenda que fica mais fácil de fazer previsões ou visualizar status.

Uma vez que cada ativo apresenta um comportamento que pode ser verificado. Nisso, são utilizados Benchmarks que medem o desempenho e que possuem definição correta. Como resultado, você consegue observar ativos com desempenho abaixo e que precisam de atenção.

Otimização nas medidas ambientais

A proteção ao meio ambiente é uma das grandes vantagens apresentadas pelo sistema EAM. Pois, compreenda que ele faz a gestão de ativos empresariais com coerência e de modo completo.

Onde podem ser analisadas algumas falhas, tais como:

  • Evitar acidentes ou ferimentos;
  • Identificar vazamentos ou incêndios;
  • Redução do carbono prejudicial;
  • Menos recursos utilizados no processo;
  • Entre outros.

Vale destacar que o uso da ferramenta possibilita 10% a mais na eficiência mecânica. Além de trazer 20% de acréscimo nos ativos disponíveis. E de reduzir os custos da manutenção em até 20%.

Conclusão

A gestão dos ativos empresariais permite um gerenciamento completo de todos os ativos físicos. De tal maneira que a empresa terá um melhor controle sobre eles.

Assim, saiba que todo o ciclo de vida deles são avaliados e administrados. A fim de que haja um bom planejamento, instalação, desempenho, descarte ou mesmo manutenção adequada.

Dessa forma, compreenda que é essencial contar com tal processos para gerar excelentes resultados. Enquanto que a segurança será outro fator que irá se destacar na organização. Portanto, contar com um software EAM é de grande utilidade e trará benefícios a sua organização.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 02 R2 e os Efeitos das Demonstrações Contábeis

O CPC 02 tem por objetivo determinar como incluir transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil e mostrar como converter as demonstrações contábeis de entidade no exterior para a moeda de apresentação das demonstrações contábeis no Brasil para fins de registro da equivalência patrimonial.

Continuar lendo »
Contabilidade Ambiental

Contabilidade Ambiental

A contabilidade ambiental é de extrema importância e pode gerar decisão de compra por parte dos clientes. Afinal, compreenda que atualmente as empresas que se preocupam com o planeta são

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima