O Grupo CPCON realiza serviços de avaliações de ativos biológicos e produtos agrícola, voltados ao tratamento contábil, reconhecimento e mensuração do valor justo para atendimento de pronunciamentos contábeis internacionais IFRS IAS-41 – “Agriculture (Biological Assets)”, e CPC 29 – Ativo Biológico.
As normas internacionais do IFRS IAS-41 junto ao pronunciamento contábil (CPC-29) têm como principal objetivo estabelecer o tratamento contábil, reconhecimento, mensuração e contabilização dos ativos biológicos (plantas, animais, material genético, etc.) para os usuários das demonstrações contábeis. Toda a transformação biológica causa alterações na quantidade e qualidade dos ativos biológicos, afetando, portanto, o seu valor justo, caracterizando a exigência do IAS-41 e CPC-29 de necessidade de reavaliação dos ativos biológicos de forma anual.
Da mesma forma, a contabilização do ativo biológico como estoque se difere do tratamento contábil de contabilização por valor de custo, dados a maioria de estoques. Isto é, a contabilização do ativo biológico como estoque se leva através da diferença do valor justo e custos para venda (no momento da mensuração), no qual o resultado da diferença passa a ser o custo inicial do produto. Este tratamento contábil da contabilização do ativo biológico como estoque também entra em conformidade com os pronunciamentos internacionais de contabilidade do IFRS IAS-2, “Inventories” (Estoques).
Nós temos auxiliado diversos clientes há 20 anos, alguns em contratos interruptos, em serviços de avaliação e reavaliação de ativos biológicos e produtos agrícolas (tais como material genético, plantações de café, gado e animais, eucaliptos, cana de açúcar, e entre outros) para atendimentos de normas contábeis internacionais IFRS e ao CPCs.
Nossos serviços de avaliação de ativos biológicos e produtos agrícolas incluem:
- Realização de vistoria técnica (com opção de inventário físico e reconciliação) para coleta de dados e informações;
- Suporte na contabilização de plantas portadoras como ativo imobilizado através da determinação e revisão da vida útil e realização do “teste de impairment” (ou teste de recuperabilidade);
- Determinação do Valor Justo dos ativos biológicos utilizando metodologias de avaliação aceitas para o atendimento do CPC-29 e IAS-41;
- Detalhamentos e assessoria das exigências impostas pelo IAS-2, CPC-29 e IAS-41.
- Realização do Estudo de vida útil e cálculo / ajuste de depreciação;
- Emissão dos laudos de avaliação do ativo biológico e revisão de vida útil