Teoria da Contabilidade

Teoria da contabilidade
A Teoria da Contabilidade ajuda as empresas e os profissionais da área. Pois traz conhecimentos de grande importância para o setor.

A teoria da contabilidade envolve diversos elementos que ajudam nesta área específica. Dessa maneira, compreenda que é possível criar um gerenciamento correto das informações.

Ao passo que isso será útil para que as tomadas de decisões sejam as melhores possíveis e evite erros. Então continua a leitura e descubra várias informações a respeito deste setor específico.

Pontos Chave

  • Teoria da Contabilidade: É um princípio para estruturar os conhecimentos a respeito do setor. Visando desenvolver teorias relacionadas aos fenômenos econômicos. Apresentando várias maneiras de interpretação, comunicação e de explicação;
  • COMPUTABILIS: Palavra em Latim que significa “Aquilo que se pode contar”;
  • Usuários da Contabilidade: Internos (proprietários, acionistas e investidores) e os Externos (Governo, bancos, fornecedores e acionistas);
  • 7 pilares da contabilidade: Entidade, Prudência, Competência, Atualização Monetária, Oportunidade, Registro e Continuidade.

O que é Contabilidade?

A Contabilidade consiste em uma ciência que visa estudar e praticas as funções da área. Desse modo, compreenda que temos a orientação, registro relativo e o controle.

Tanto dos fatos quanto dos atos presentes na administração econômica. Nisso, entenda que ela é uma forma de ciência teórica e também prática. Onde são estudados vários métodos em cálculo e de registros das movimentações financeiras.

Com isso, saiba que é importante conhecer a teoria da contabilidade para chegar a excelentes resultados. Visto que as empresas são beneficiadas quando passam a contar com um departamento do tipo.

Uma vez que haverá uma otimização nos processos e ainda ocorre a diminuição de falhas e prejuízos. Pois, entenda que os processos são bem estruturados e há um controle mais efetivo.

Já que são utilizados alguns registros contábeis de fatos e demonstrações frente aos resultados anteriores. Consequentemente, compreenda que a mesma ajuda bastante nos processos da administração de empresas.

Tendo realmente um papel essencial para que as tomadas de decisões sejam assertivas. De tal forma que a teoria da contabilidade traz informações e diversos relatórios.

Que são mostrados a um contador que poderá orientar a empresa quanto aos melhores caminhos a serem trilhados. Como resultado, se torna possível obter sucesso e lucros na área escolhida.

Significado da palavra contabilidade

Em termos de significado, a palavra contabilidade tem origem no Latim. Dessa maneira, temos a palavra COMPUTABILIS que traduzido fica “Aquilo que se pode contar”.

Além disso, leva em conta outra palavra que é a COMPUTARE. Que significa “calcular, somar”. Com isso, fica evidente que o conceito criado seguiu essa origem e se tornou a palavra que conhecemos.

De fato, saiba que a teoria da contabilidade traz informações importantes e que auxiliam nas tarefas. Nisso, a contabilidade se torna uma área científica que pode ser teórica ou mesmo prática.

Visto que realiza o estudo dos métodos e das técnicas utilizados em cálculos e registros. Certamente, isso permite com que as movimentações financeiras de firmas, empresas e companhias sejam beneficiadas.

Já que haverá uma estruturação nos processos que nem sempre são simples de serem realizados. Por Certo, saiba que não há dúvidas de que conhecer a teoria da contabilidade trará ótimos resultados. Principalmente para aqueles profissionais que atuam no setor.

A Teoria da Contabilidade no Brasil

No Brasil há uma certa diferença em relação aos outros países. Pois, compreenda que aqui o ensino é feito de um modo isolado. Uma vez que não é realizado no formato interdisciplinar.

Entretanto, é obrigatório para quem faz Ciências Contábeis e está em processo de graduação. Porém, saiba que a teoria da contabilidade é optativa aos cursos da pós-graduação.

Mesmo que não seja obrigatório este estudo é fundamental para criar bases mais sólidas de conhecimento. A fim de ajudar na resolução das mais diversas questões que não estão prescritas em normas.

Certamente, o profissional tem uma grande responsabilidade frente aos problemas propostos. De acordo com o Conselho Nacional de Educação a teoria da contabilidade nas graduações de Ciências Contábeis devem:

  • Os cursos de graduação e bacharelado;
  • Precisam ter em seus projetos (pedagógicos) e na grade curricular;
  • Conteúdos voltados ao cenário econômico e também financeiro;
  • Seja nacional ou internacional;
  • É necessário proporcionar uma harmonia com as normas e padrões;
  • Mediante as exigências da Organização Mundial do Comércio;
  • Atendo aos campos que são interligados nesta formação.

Ou seja, é realmente importante que o estudante e futuro profissional conheça sobre este assunto. Uma vez que a teoria da contabilidade possibilita uma visão mais completa e que siga padrões exigidos na categoria.

Qual é o objetivo da Contabilidade?

Basicamente o objetivo proposto na Contabilidade é fazer o levantamento correto das informações. Dessa forma, compreenda que isso será útil para os seguintes órgãos e entidades:

  • Governos;
  • Fornecedores;
  • Sindicatos;
  • Funcionários;
  • Investidores;
  • Entre outros interessados.

Com isso, saiba que os grupos citados poderão realizar a análise e avaliação dos cenários econômicos. De tal forma que isso facilita entender a situação financeira na qual a empresa se encontra naquele momento.

Além de auxiliar nos planejamentos e nas tendências futuras que podem ser úteis no crescimento da mesma. Assim, compreenda que aprender sobre a teoria da contabilidade será útil em vários cenários.

De fato, entenda que as informações captadas englobam as contas a pagar e a receber. Além de incluir o patrimônio e outros assuntos que são pertinentes para a empresa.

Por certo, esteja ciente de que com uso da contabilidade será possível criar demonstrações contábeis, tais como:

  • Balanço Patrimonial;
  • Resultado do Exercício (Demonstração);
  • Demonstração dos Lucros ou dos Prejuízos Acumulados;
  • Demonstração das Origens;
  • Aplicações dos Recursos;
  • Entre outros.

Além disso, saiba que na teoria da contabilidade são ensinados vários conhecidos não inclusos nas demonstrações. Nesse sentido, saiba que temos a taxa dos juros, taxas em depreciação (ativo imobilizado), entre outras.

Sendo que alguns dados são colocados inclusive nas Notas Explicativas quando se faz necessário. Sem dúvida, com tudo muito bem organizado fica muito mais fácil conseguir sucesso e crescimento.

Qual é a importância da teoria da contabilidade nas empresas?

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) muitas empresas fecham em curto período de tempo. E essa parcela chega aos 60% com atuação em menos de 5 anos.

Já que há uma grande falta nos planejamentos e ocorre problemas na própria gestão financeira. Desse modo, a teoria da contabilidade poderia ajudar esses empreendedores e evitaria que isso aconteça.

Afinal, compreenda que administrar bem as finanças auxilia na permanência da organização no mercado. Além de fazer com que a mesma esteja sempre atuando corretamente frente a Lei da Receita Federal.

Certamente, caso não siga as exigência do órgão poderá vir a ser fechada ou mesmo multada. Decerto, por isso é necessário que haja um departamento contábil efetivo dentro da organização.

Uma vez que ele garantirá uma maior precisão e muita agilidade nas necessidades dos negócios. Sendo bastante segura para armazenar os dados e contam com subsídios para um planejamento empresarial de qualidade.

Com isso, a teoria da contabilidade é capaz de auxilia na redução dos gastos. Além de analisar corretamente todo o patrimônio, mantendo as contas da empresa sempre em dia.

Qual objeto é estudado pela contabilidade?

Você deve saber que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio de uma organização. De tal modo que engloba todo o conjunto de bens, obrigações e direitos da mesma.

Enquanto que preza pelos aspectos (estáticos) que são a parte econômica e financeira. E também a dinâmica, ou seja, as variações que são sofridas na riqueza da empresa.

Vale ressaltar que a teoria da contabilidade leva em consideração os aspectos quantitativos e qualitativos. Demonstrando a real situação de uma entidade e trazendo meios de intervenção caso seja necessário.

Quem são os usuários da teoria da contabilidade?

As pessoas que estão envolvidas com a contabilidade são aquelas que procuram avaliar a situação de uma organização. Dessa forma, compreenda que ela observa e avalia o cenário para evitar problemas com o fisco.

No caso os usuários podem ser tanto internos quanto externos. De fato, entenda que os internos englobam os que carecem dos dados nas suas funções:

  • Proprietários;
  • Acionistas;
  • Investidores.

Enquanto que os externos utilizam a teoria da contabilidade somente como informação. Já que não tem participação ativa nos processos que ocorrem na empresa, são eles:

  • Governo;
  • Fornecedores;
  • Bancos;
  • Acionistas (potenciais);
  • Entre outros.

Um detalhe importante do setor é onde o profissional da área pode trabalhar. Nesse sentido estão várias atividades que permitem a inserção do mesmo. Alguns exemplos estão listagem abaixo:

  • Autônomo;
  • Auditor (independente);
  • Empresário (contábil);
  • Auditor Interno;
  • Consultor;
  • Auditor Fiscal;
  • Perito contábil;
  • Acadêmico;
  • Entre muitas outras.

Por certo, entenda que o profissional em questão costuma ter uma média de salário em R$ 4.631,00. Entretanto, com uma teoria da contabilidade avançada ele poderá receber até uma faixa de R$ 7.713,00.

FAQ’s

Quais são os 4 pilares da contabilidade?

No caso, temos 7 pilares que compõem a contabilidade. A começar do Princípio da Entidade, Prudência, Competência, Atualização Monetária, Oportunidade, Registro (Valor Original) e de Continuidade.

Quais são os elementos contábeis?

Na teoria da contabilidade temos vários dados e informações de grande importância. Assim, compreenda que a classificação dos elementos contábeis fica em ativos, passivos, receitas e despesas.

Conclusão

Certamente, a contabilidade tem vários benefícios para as organizações e empresas. De tal forma que é essencial que os profissionais da área tenham pleno conhecimento na teoria.

A fim de que consigam desempenhar as suas funções com muita competência e efetividade. Uma vez que isso fará com que a companhia possa crescer, evoluir e evitará diversos problemas e prejuízos.

Em destaque é possível afirmar que a teoria da contabilidade é de grande ajuda nos seguintes pontos:

Portanto, é fundamental que as empresas incluam um departamento que trate justamente desta área. Para que possa obter ótimos resultados e ainda evoluir no mercado frente aos seus concorrentes.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 08 e Custos em Emissão de Títulos

O CPC 08 tem por objetivo prescrever o tratamento contábil aplicável ao registro de custos incrementais incorridos em ações ou bônus de subscrição, na captação de recursos por meio de emissão de títulos de dívida e também em outros títulos patrimoniais de dívida.

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 03 e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (R2)

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com o pronunciamento CPC 03, fornece informação em relação a alterações históricas de caixa e equivalente de caixa de uma entidade através de demonstração classificatória dos fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima