Automação de Inventário

Início | Gestão de Estoque | Automação de Inventário

Automatização de Inventário

Longos processos de inventários causam preocupações e riscos operacionais-financeiros para organizações. Gerentes operacionais e coordenadores são responsáveis por garantir que haja controle de estoque onde os itens sejam contados, monitorados e realocados conforme o nível de estoque projetado. Porém, grande movimentação e alta rotatividade dos itens desafiam o controle manual utilizando planilha de controle e sistemas de Códigos de Barras (ou QR codes), uma vez que estes requerem atenção, agilidade e treinamento dos operadores durante a contagem dos estoques. Causando erros e recorrências em discrepâncias de inventário, imprecisões nos dados e no reporte do estoque – além de resultar em longas jornadas de trabalho -, que refletem em rupturas ou até mesmo perdas do estoque.

Exatamente nesse ponto que o Grupo CPCON desenvolveu sistemas de Identificação por Radiofrequência (RFID) – já amplamente utilizado para controle de acessos e equipamentos em bancos – para automatizar a contagem, reconciliação e o monitoramento de movimentações no inventário de estoques, tanto para manter os controles internos sobressalentes, bem como, para atender normas e auditorias.

Automatização de Inventário​
O Que é Automação de Inventário​

O Que é Automação de Inventário?

Automação de inventário refere-se ao uso de tecnologia para gerenciar e controlar automaticamente o estoque de uma empresa. Isso abrange desde a recepção de novos itens até a saída de produtos vendidos. O objetivo é simplificar as operações, melhorando a precisão e a eficiência.

Objetivos principais: