O que é um inventário físico?
Um inventário físico é o processo de contagem manual e verificação dos itens em estoque em um determinado local, como um armazém, loja ou fábrica. Este procedimento é essencial para garantir a exatidão dos registros de inventário e para identificar discrepâncias entre o estoque físico real e o registrado nos sistemas de gerenciamento de inventário. Vamos detalhar os principais aspectos de um inventário físico:
Por que fazer um Inventário físico?
O inventário físico deve garantir uma contagem precisa do inventário, contando fisicamente cada peça do estoque. A inspeção física visa, precipuamente, confirmar se os itens de estoques, em base de informações, códigos de controles, descrição e quantidades, bate com o que está registrado no sistema de gestão da empresa.
Qualquer discrepância deve alertá-lo que há um problema e não é aconselhável que seja resolvido a posteriori, ou seja, em caso de discrepâncias, a ação imediata da solução é essencial para a confiabilidade do inventário. Além de oferecermos o serviço de etiquetagem de itens, caso solicitado.
Outros fatores podem surgir com a execução do inventário físico, são eles:
- Os inventários físicos podem ajudar os gerentes a ver quaisquer discrepâncias entre os relatórios do sistema de gerenciamento de estoque e quais itens estão fisicamente estocados. Os gaps desses controles que podem indicar ações imediatas da alta administração da companhia, para evitar perdas de faturamento ou excesso de custos na produção;
- A diferença entre o que aparece no sistema de gerenciamento de estoque pode resultar em itens roubados, perdidos ou quebrados. Da mesma forma, adoção de ferramentas que possam apontar em curto espaço de tempo esses gaps, eliminam riscos e perdas futuras;
- Um inventário físico impreciso significa que uma empresa informará um valor incorreto para o custo das mercadorias vendidas, o lucro bruto e o lucro líquido, afetando o resultado das companhias.
As empresas realizam sua contagem de inventário físico anual, geralmente antes de compilar seus relatórios financeiros anuais. A melhor prática de contagem de inventário depende do tipo e das metas do seu negócio.
Para fornecer uma contabilidade precisa dos itens que a empresa possui, contar seu estoque corretamente é fundamental porque é usado para calcular um dos indicadores financeiros mais importantes para alguns tipos de negócios – Custo das Mercadorias Vendidas (CPV). Especificamente, o cálculo do CPV é o estoque inicial (o que você já tinha) mais as compras durante o período (o que você comprou de novo e adicionado ao estoque inicial), menos o estoque final (restante).
À medida que uma empresa vende seu estoque de estoque de ciclo e o reabastece, seu fluxo de caixa é responsável pela receita que recebe e pelos pagamentos que faz.