Avaliação de Empresas (Valuation)

Início | Avaliação de Empresas (Valuation)

Valor justo de empresas e negócios na avaliação é impactado por diversos fatores relacionados ao seu setor de operação, estágio de desenvolvimento, e fundos e capital investido. Além destes fatores operacionais e financeiros, há que contabilizar os riscos e avaliação do ambiente de operação relacionado a jurisprudência e regras de negócios, aumentando a complexidade da avaliação de empresas. Exatamente neste ponto que o Grupo CPCON desenvolveu sua atuação em nível global e preparou uma equipe de profissionais capacitados em conhecimento técnico e expertise nos princípios de avaliação de empresas e negócios. Nossos profissionais contribuem com conhecimento técnico que é específico a cada indústria, serviço e localização geográfica.

O fundamento da avaliação de empresas está presente na habilidade de entender o conceito e atuação da organização juntamente com o capital já investido voltado a gerar retornos maiores do o custo do capital. Dentro da área de avaliação, deve-se destacar que a geração de valor envolve diversas variáveis considerando o setor de operação, posição da empresa no ciclo de vida, jurisprudências de atuações (etc.). Tudo isso é imprescindível na avaliação de empresas para quaisquer fins, por exemplo, de combinações de negócios, de reporte financeiro, de planejamento estratégico, de reestruturação de negócio, e demas motivos. Mais especificamente, o serviço de avaliação envolve a mensuração de variáveis (como a taxa de custo de capital, taxa de desconto, etc.).

Tradicionalmente, os métodos de avaliação mais utilizados são processos comparativos através do método de “abordagem de receita” (fluxo de caixa descontado), “abordagem de custo” ou “abordagem de mercado”. Cada abordagem deve ser aplicada conforme cada cenário de avaliação. O método de avaliação por abordagem de receita mensura o valor justo do negócio estimando o fluxo de caixa futuro descontado da empresa trazido à valor presente, enquanto a “abordagem de mercado” mensura o valor justo aplicando múltiplos de comparação de mercado ou transações comparativas na área de operação da empresa.

Nosso serviço de avaliação é retratado conforme a necessidade específica do cliente e escopo técnico do trabalho proposto. Caso solicitado, o laudo de avaliação de empresas compõe trabalho introdutório e conclusivo de ponta-a-ponta, que envolve informações sobre a empresa, indústria, setor econômico, quesitos de geração de valor, explicações da análise, tudo isso junto à modelagem das premissas e variáveis, para o detalhamento do trabalho avaliatório. Em seguida, realizamos as projeções de mercado dos demonstrativos financeiros da empresa (Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, DRE) em 5 anos baseado nas premissas e variáveis já estabelecidas. Note que os nossos laudos avaliatórios buscam precisão e possuem fé pública, e também disponibilizamos especialistas e experts como testemunhas em caso de disputas.

O Grupo CPCON tem assessorado centenas de clientes com serviços de avaliação de empresas (valuation), assim como realizamos diversos serviços de avaliação de ativos tangíveis e intangíveis a cada ano para nossos clientes. Atualmente, nós operamos através de 10 escritórios distribuídos nas Américas, Europa e Hong-Kong, fornecendo os serviços de avaliação para empresas de pequeno, médio e grande porte. Constantemente monitoramos mudanças nos pronunciamentos contábeis (realizados pelo Conselho Federal de Contabilidade, CPC), nas normas internacionais (regulamentadas pela IASB), no SEC, IVSC, CVM, e entre outros órgãos regulatórios.

Entre em contato!

Nosso time de especialistas está preparado para te atender e realizar a melhor solução para a sua empresa!