Registros contábeis de ativos
Grande parte dos registros contábeis de ativos organizações são constituídos por equipamentos e ativos de T.I., onde a gestão e movimentação física destes ativos ocorre de maneira contínua e com alta rotatividade, dificultando a identificação, controle físico-contábil e a visibilidade do inventario dos ativos de T.I. (computadores, servidores, ou até mesmo licenças de software, etc.).
O Grupo CPCON conta com equipe experiente e desenvolve às melhores tecnologias de identificação e coleta de dados (RFID ou Código de Barras) em sistemas de controle físico para o gerenciamento de ativos de T.I., de acordo com os controles internos sugeridos e regulamentados pelas normas internacionais e pronunciamentos contábeis.
Precisão, solidez e transparência
Além de realizarmos o levantamento completo, etiquetagem e padronização do inventário físico, associamos os dados físicos ao número da etiqueta patrimonial e saneamos base de ativos com a reconciliação físico-contábil de contas, a fim de garantir a precisão, solidez e transparência na base total de ativos. Fornecendo atualização dos dados do inventário direto no sistema de gestão de inventário. Também, com o uso de tecnologia de ponta, nós auxiliamos as organizações a implantar sistemas de controle físico junto à aplicativos de coleta para manutenção do trabalho, monitoramento contínuo de movimentações ou automação de inventários futuros com RFID. Note que nosso sistema não somente entrega os dados do inventário de ativos completos, padronizados, precisos, mas também permite o armazenamento de fotografias, localização (e entre outros) direto no sistema de gestão de inventários.
Nossa experiência
Nossa experiência abrange 40 milhões de ativos inventariados, etiquetados e reconciliados nos últimos 5 anos, além de diversos compromissos e consultorias já realizados com a implantação das melhores práticas para gestão e ciclo de vida de ativos de T.I (desde a aquisição ou arredamento até a baixa). Os dados precisos de inventários permitem clientes validar a precisão de todos os registros contábeis, melhorar os processos e controles internos de gestão dos ativos de T.I., implantar metodologias dinâmicas de inventários físicos, e atender com eficiência os requerimentos de auditorias.
Dúvidas Frequentes sobre Gerenciamento de Ativos de T.I.
Qual é a diferença entre gerenciamento e gestão de ativos de TI?
Gerenciamento e gestão de ativos de TI são termos frequentemente usados de forma intercambiável, mas eles têm diferenças sutis. Gerenciamento de ativos de TI pode se referir à administração geral de ativos de TI, enquanto a gestão de ativos de TI é mais específica e se concentra na criação e implementação de políticas para gerenciar ativos de TI de maneira eficaz.
Por que é importante o gerenciamento de ativos de TI?
O gerenciamento de ativos de TI é importante porque ajuda a garantir que uma organização esteja usando seus recursos de TI de maneira eficiente e eficaz. Isso pode levar a economias de custos, melhorias na produtividade e na segurança dos dados.
O que são ativos de TI?
Ativos de TI são quaisquer recursos tecnológicos que uma organização usa para realizar suas operações comerciais. Isso pode incluir hardware, software, dados e redes.
Como funciona o gerenciamento de ativos de TI?
O gerenciamento de ativos de TI envolve a identificação, rastreamento e gerenciamento de ativos de TI ao longo do ciclo de vida. Isso inclui a compra, implantação, manutenção e desativação de ativos de TI.
Quais são as principais ferramentas de gerenciamento de ativos de TI?
Existem várias ferramentas de gerenciamento de ativos de TI disponíveis, como ServiceNow, Freshservice, ManageEngine e Ivanti. Essas ferramentas podem ajudar a rastrear ativos de TI, monitorar o desempenho e gerenciar atualizações e manutenção.