Automação RFID do Patrimônio

Início | Automação RFID do Patrimônio

Longos processos e imprecisões na coleta de informações dos inventários de ativos, no qual os dados físicos não correspondem aos dados contábeis e/ou valores fechados na contabilidade não pertencem correspondência no físico, causam desafios operacionais e problemas físico-contábil para as organizações e gestores. A existência de imprecisão nos registros contábeis do ativo imobilizado (como, por exemplo, ativos inexistentes, ativos agrupados, erros nas descrições, e entre outros) tende a resultar em imprecisões ou faltas nas descrições dos ativos (ex: fabricante, modelo, número de série e mais), erros na determinação da vida útil e nos cronogramas de depreciação, falta ou pouco uso de etiquetas de identificação, compras de equipamentos e documentação inadequada de movimentações dos ativos.

Exatamente nesse ponto que o Grupo CPCON desenvolveu sistemas de Identificação por Radiofrequência (RFID) – já amplamente utilizado para controle de acessos e equipamentos em bancos – para automatizar a contagem, reconciliação e o monitoramento de movimentações na gestão de inventários, tanto para manter os controles internos sobressalentes, bem como, para atender normas e auditorias. O RFID permite a coleta simultânea sem a necessidade de contagem manual, item-a-item, de ativos com precisão otimizada em 99% de acurácia na identificação, além de possibilitar a digitalização da informação e o armazenamento de dados relacionados a documentação dos ativos no próprio chip (dentro da etiqueta RFID). Agilizando e facilitando os processos de inventário físico de ativos. Com o uso de coletores (ou leitores) RFID e sistema RFID de monitoramento em tempo real, as movimentações, dados do estoque e localização são atualizados em tempo real e de forma automática, significando praticamente a eliminação de discrepâncias e entrega total de visibilidade do ativos físicos com acesso às informações reais para melhor tomada de decisão.

Como empresa líder em soluções RFID, nós temos apoiado clientes a implantar o sistema RFID com etiquetas inteligentes, antenas, serviços de etiquetagem e inventário físico, software de gestão de ativos físicos, e aplicativo de coleta de dados, através de etiquetas inteligentes, leitores (fixos ou portáteis), antenas, e criação de Dashboard inteligente, para automação de controle internos. A solução RFID em automação de gestão de inventários é toda baseada em nuvem (cloud-based solution) e com possibilidade de integração a sistemas de backend ERP (como SAP, Oracle, IBM, etc.) para atualização de dados automáticos, emissão de relatórios completos e reporte de dados customizáveis voltados a B.I. (inteligência) e análise de dados.

Entre em contato!

Nosso time de especialistas está preparado para te atender e realizar a melhor solução para a sua empresa!