Inventário de Ativos
Longos processos e imprecisões na coleta de informações dos inventários de ativos, no qual os dados físicos não correspondem aos dados contábeis e/ou valores fechados na contabilidade não pertencem correspondência no físico, causam desafios operacionais e problemas físico-contábil para as organizações e gestores. A existência de imprecisão nos registros contábeis do ativo imobilizado (como, por exemplo, ativos inexistentes, ativos agrupados, erros nas descrições, e entre outros) tende a resultar em imprecisões ou faltas nas descrições dos ativos (ex: fabricante, modelo, número de série e mais), erros na determinação da vida útil e nos cronogramas de depreciação, falta ou pouco uso de etiquetas de identificação, compras de equipamentos e documentação inadequada de movimentações dos ativos.
Tecnologia aplicada
Exatamente nesse ponto que o Grupo CPCON desenvolveu sistemas de Identificação por Radiofrequência (RFID) – já amplamente utilizado para controle de acessos e equipamentos em bancos – para automatizar a contagem, reconciliação e o monitoramento de movimentações na gestão de inventários, tanto para manter os controles internos sobressalentes, bem como, para atender normas e auditorias. O RFID permite a coleta simultânea sem a necessidade de contagem manual, item-a-item, de ativos com precisão otimizada em 99% de acurácia na identificação, além de possibilitar a digitalização da informação e o armazenamento de dados relacionados a documentação dos ativos no próprio chip (dentro da etiqueta RFID). Agilizando e facilitando os processos de inventário físico de ativos. Com o uso de coletores (ou leitores) RFID e sistema RFID de monitoramento em tempo real, as movimentações, dados do estoque e localização são atualizados em tempo real e de forma automática, significando praticamente a eliminação de discrepâncias e entrega total de visibilidade do ativos físicos com acesso às informações reais para melhor tomada de decisão.
Empresa líder em soluções RFID
Como empresa líder em soluções RFID, nós temos apoiado clientes a implantar o sistema RFID com etiquetas inteligentes, antenas, serviços de etiquetagem e inventário físico, software de gestão de ativos físicos, e aplicativo de coleta de dados, através de etiquetas inteligentes, leitores (fixos ou portáteis), antenas, e criação de Dashboard inteligente, para automação de controle internos. A solução RFID em automação de gestão de inventários é toda baseada em nuvem (cloud-based solution) e com possibilidade de integração a sistemas de backend ERP (como SAP, Oracle, IBM, etc.) para atualização de dados automáticos, emissão de relatórios completos e reporte de dados customizáveis voltados a B.I. (inteligência) e análise de dados.