Desafios:
- As equipes de Distribuidoras Energéticas enfrentam dificuldades diárias nos processos de coleta de medidores devido à falta de padronização de onde medidores estão instalados. O processo manual de coleta envolve planilhas de controle e etiquetagem códigos de barras que estão extremamente suscetíveis a erros e imprecisões no levantamento e atualizações de dados.
Soluções:
- Aplicar a Etiqueta Inteligente (RFID) e Sensores em cada medidor, e operadores utilizam Leitores RFID portáteis para a coleta automatizada dos dados e informações, tais como o nome do residente, endereço, serial numérico, consumo, estado (etc.), em longa distância e de forma simultânea. O sistema RFID, Cube Assets by CPCON, oferece a criação do Dashboard para o direcionamento e controle de rotas de inventario, levantamento e atualização de dados em tempo real, reconciliação automática financeira, emissão de notas, configuração personalizada de gráficos e acompanhamento de métricas. O sistema também transmite as informações e dados coletados no físico a sistemas Back-end da Organização.
Resultados:
- RFID permite a coleta de dados dos medidores à longa distância, que inclui informações sobre o consumo e detalhes, garantindo maior produtividade e precisão de dados além de mais agilidade e segurança física nos inventários.
- Alta precisão na coleta de dados evita registros e cálculos imprecisos, além de permitir melhor tomada de decisões e planejamento interno e atendimento às normas internas e externas.
- Sistema RFID entrega o controle das rotas de inventario para o gestor, resultando em ganhos operacionais significativos e economia de custos com enfoque na gestão de equipe e planejamento interno.
- Digitalização e carga automática dos dados referente ao consumo no sistema reduz custos operacionais e agiliza os recebíveis.
- Maior facilidade em detectar equipamentos com mal funcionamento ou defeituosos, e até identificar fraudes.