Inventário Patrimonial Reconciliação

Simplifique o gerenciamento de ativos, aumente a precisão do banco de dados e atenda aos padrões de auditoria.

Elimine planilhas confusas, automatize inventários físicos e procedimentos
de reconciliação com o software e serviços CPCON Tracking

Visão Geral da Empresa

Baseado num grupo de profissionais constantemente treinados, somos capazes de gerar valor para nossos clientes por meio de serviços de consultoria especializada, focada em atendimento, expertise e custos.

Nós descobrimos, projetamos e desenvolvemos tecnologia de informação avançada que suporta a execução de nossos trabalhos.

Afinal, como seria possível inventariar e gerenciar milhões de itens coletados em milhares de localidades, como fizemos para nossos quase 2.200 clientes.

Muitos são os que oferecem serviços com valores agregados para seus Clientes, mas raramente discutimos como esses bons consultores realmente agregam valor.

Nós apresentamos nossos resultados, com total transparência, pois nosso valioso ativo é a nossa trajetória, composta de clientes de pequeno, médio e grande porte.

Não importa o tamanho do seu projeto, temos a solução sob medida para sua Empresa.

47,000,000+

Ativos fixos inventariados, etiquetados e reconciliados

3,700,000+

Ativos conectados
usando RFID

30,000,000+

Ativos marcados com
códigos de barras

40,000+

Ativos Imobiliários
 Avaliados

25+

Anos de
Experiência

2,000+

Organizações
atendidas com excelência

Inventário, Marcação e
Reconciliação de Ativos Fixos

Com foco em uma coleta de dados precisa e relatórios abrangentes, nossa vasta experiência e abordagem meticulosa auxiliamos os departamentos de Contabilidade, Patrimônio, Logística, Finanças, Seguros, dentre outros, fornecendo o cadastro de ativos fixos, limpo, revisado e auditado.

Todo trabalho é executado visando a atualização futura, com uso de tecnologias de ponta, para auxiliar no ciclo de vida desses ativos dentro da Companhia.

Fornecemos dados de inventário dos ativos, precisos, completos e padronizados, número de etiqueta de ativo rastreável, fotografias, localização, além de mais de 20 campos de dados editáveis.

Avaliação de Ativos

Nossos profissionais experientes auxiliam rotineiramente os clientes na avaliação de ativos tangíveis e intangíveis para cada setor, realizando inspeções físicas no local e estimando a depreciação de fatores físicos, funcionais, tecnológicos e econômicos.

Além de realizar inventários físicos detalhados dos ativos fixos de uma empresa, se solicitado.

Software de Rastreamento de Ativos Cube Inventory

Desde a data de aquisição até a aposentadoria, o grupo CPCON pode ajudá-lo a conectar e acompanhar seus ativos.

Nosso software Asset Tracking ajuda o gerenciamento a eliminar o rastreamento manual (planilhas) e relatórios, criando uma visão geral em tempo real dos níveis de ativos e relatórios, gráficos e notificações configuráveis sobre os resultados contínuos do inventário físico.

O software possui fácil integração com os principais sistemas ERP (SAP, Oracle, NetSuite, etc.) para garantir uma comunicação adequada e troca de informações entre os auditores internos e o departamento contábil da organização.

Benefícios

Aumente a integridade dos dados, reduza os
erros e torne a entrada de dados mais rápida.
Relatórios 100% automatizados.

Simplifique seu próximo inventário de ativos em
até 70% e recupere o tempo gasto em
procedimentos manuais de trabalho intensivo.

Use dispositivos móveis (Android ou Tablets) para
inserir dados (descrições, localização, ID, fotos
etc.) sobre seus ativos.

Armazene e encaminhe dados sem
necessidade de conexão com a internet.

Use campos personalizados para registrar mais informações sobre seus ativos.

Economize tempo e recursos fazendo
inventários físicos.

Gere economia de impostos e seguros. 

Mantenha SOX, IFRS e conformidade regulatória interna. 

Nossos Serviços

Inventário Patrimonial Reconciliação
Bem Patrimonial: toda e qualquer propriedade que possa ser convertida em moeda
Inventário Patrimonial Reconciliação

Inventário, Etiquetagem
e Reconciliação de Ativos

Gestão de Ativos Imobiliários

Avaliação de Máquinas e Equipamentos

Inventário Patrimonial Reconciliação
Inventário Patrimonial Reconciliação
Inventário Patrimonial Reconciliação

Acompanhamento da Implantação e integração de software ao ERP

Projeto e implantação de soluções RFID

Compras de alta qualidade para etiquetas de ativos (código de barras ou RFID) e leitores

Inventário Patrimonial Reconciliação
Inventário Patrimonial Reconciliação
Inventário Patrimonial Reconciliação

Modelagem da Estrutura do Ciclo de Vida do Ativo

Segregação de Custos

Componentização de ativos

Rastreamento de ativos RFID - Estudo de caso

Sucesso com o setor bancário

Esta história de um projeto extraordinário de implantação de RFID de 10 meses para um Banco Federal no qual o Grupo CPCON realizou o Inventário de Ativos, Etiquetagem RFID e Reconciliação de mais de 1,8 MM de ativos distribuídos em 5.500 municípios diferentes.

O projeto também incluiu a implementação de ponta a ponta do Cube RFID Tracking System integrado aos módulos SAP AM & AA, gerando relatórios automáticos, gráficos e notificações sobre os níveis de estoque de ativos em tempo real em todas as lojas bancárias, datacenters, escritórios corporativos (etc.).

Com a confiança de mais de 2.000 organizações​

Consulta grátis!

Inventário, Etiquetagem e Reconciliação de Ativos​

Além dos aspectos legais, ambientais, conforme legislação vigente, um bom planejamento dos serviços, irá definir todas as medidas e metas operacionais específicas, para levar a cabo todo projeto de gestão de ativos ou estoques.

Nesta etapa, iremos conhecer o ambiente de trabalho, os profissionais envolvidos, a estrutura operacional de suporte e outros assuntos específicos de cada projeto.

Após o recebimento das informações solicitadas na etapa anterior, faremos uma análise minuciosa com foco total em compatibilizar estas informações com o objetivo dos trabalhos. É normal a necessidade de informações adicionais, que serão devidamente formalizadas tais como tipo de etiqueta que será utilizada, se já estoque ou não, locais, bens em poder de terceiros, etc…

Com a base de dados devidamente analisada, partimos para a integração das equipes, afinal, você não vai abrir a porta da sua casa para estranhos, não é verdade? Temos muito orgulho em poder formar profissionais para o mercado, somente nos últimos 10 anos, passaram pela CPCON mais de 800 profissionais de inventário e de conciliação. Muitos desses, inclusive, se lançaram numa carreira profissional independente, o que nos enche de orgulho. Com base na 

integração das equipes, podemos avançar na elaboração do cronograma do projeto. 

 

Nosso cronograma de execução será o balizador da execução dos processos definidos na etapa de planejamento, devidamente validado pelas partes, serão a partir desse momento, inseridos no sistema de gestão de projetos, em Power BI, para acompanhamento no Dashboard da execução dos trabalhos. Independentemente do tamanho da Empresa, este processo se faz presente em nossa Organização.

Com uso de coletores de dados e ferramentas modernas, banco de dados em nuvem, e todo aparato operacional, da maior estrutura de serviços de inventário do Brasil, somos capazes de coletar simultaneamente mais de 500 ordens de serviços, com controle de acesso, rastreabilidade, inserção de dados diretamente no banco de dados da CPCON, todos on line 24/7. Nosso recorde diário de coleta, análise e validação de itens, foi de mais de 100.000 itens num único dia.

Apesar de parecer um baixo risco para o projeto, a escolha da etiqueta de identificação dos itens é essencial para cada ambiente de trabalho. Alinhado aos objetivos traçados e informações solicitadas, o tipo de barcode, formato e numeração, se torna um elemento importantíssimo para o resultado satisfatório do projeto. Nós orientamos a melhor escolha para nossos clientes, através da seleção minusciosa do prestador deste serviço e garantia sobre a qualidade e homologação das mesmas. 

Verifique nosso artigo sobre etiquetas de RFID para implantação da evolução do controle de ativos e materiais.

Esta é a etapa mais importante deste processo, pois nela consiste a apresentação dos resultados dos trabalhos, e a qualidade sobre o inventário executado. Infelizmente, é muito comum depararmos com projetos executados onde a quantidade de sobras tanto físicas quanto patrimoniais, somam absurdas quantidades, tanto em volume de itens, quanto em valores. Isto ocorre, na grande maioria das vezes pela quarteirização do processo de inventário, onde a empresa não tem estrutura operacional e recorre a prestação de serviços com “terceiros” não homologados pelo cliente final. O resultado conhecido é o desastre, pois esta é a ultima etapa do processo, e geralmente é a etapa onde boa parte dos valores já foram pagos. 

Não indicamos que o saneamento de sobras seja feito fora das dependências de nossos Clientes. É essencial a validação do físico para obtenção do melhor resultado deste saneamento. Nossa metodologia para esta finalidade é nosso grande diferencial, fomos pioneiros nesse tipo de análise conjunta com cada setor operacional, onde as sobras se apresentam numa curva ABC. Nosso objetivo é eliminar o máximo de itens possíveis, embasando o relatório de conformidade que será emitido no final do processo.

Revisão de normas e procedimentos com todos os pontos de atenção, para manutenção do controle. Nosso suporte operacional foi testado em milhares de organizações no Brasil e no Exterior. Temos equipes para manutenção dos trabalhos, com suporte operacional e manutenção das movimentações, baixas e transferências, bem como, identificação dos novos ativos, tudo em linha com os processos já implantados.

Dicas para evitar problemas na execução da reconciliação físico x contábil

Assinatura de termo de responsabilidade pelo gestor do centro de custos e do inventariante

Solicitação de comprovante de vínculo entre o inventariante e a contratada.

Pagamento financeiro por entregáveis, pelo menos 50% nas etapas da reconciliação

Exigência de participação da empresa na execução da checagem física após sobras.

Recebimento de relatórios quinzenais ou mensais da evolução do inventário

Exigência de participação da empresa na execução da checagem física após sobras.

Participação da empresa juntamente com pontos de auditoria para análise dos resultados.

Batimento dos saldos pré e pós carga no sistema de gestão do cliente.

Diferenças sobre inventário e Gestão de Ativos

INVENTÁRIO

Identifica o ativo ou material e classifica de acordo com a política de capitalização da empresa


Executa as movimentações dos bens na empresa

Organização de materiais de estoques, giro de estoques, localização, validade, etc…


Recebimento, movimentação de novos itens, classificação por centros de custos, locais, etc…

Identifica o estado de conservação dos imóveis, instalações, benfeitorias, etc..

GESTÃO DE ATIVOS

Classifica e gerencia os custos desses ativos na organização. 

Verifica impactos e não conformidades dessas movimentações 

Verifica desvios, perdas, devoluções, movimentações não autorizadas, reporta impactos nos resultados da companhia.

Analisa o ciclo de vida do ativo, valor justo, depreciação, valor econômico, residual para baixa, desmobiliza com saldo para venda, classifica e acompanha a execução de projetos.

Verifica o custo de carregamento do ativo, valorização, custo de ocupação, gestão de espaços e facilities, manutenção e desmobilização.

Gestão de Ativos Imobiliários

São inúmeros impactos advindos das normas do IFRS, além de abranger outras áreas da Empresa, as funções do gestor imobiliário, foi demasiadamente afetado pelas normas do IFRS.

Devido a necessidade de apuração dos valores justos de mercado, o IFRS obriga a divulgação dos valores razoáveis ​​de propriedades de investimento, sendo que a gestão precisará entender, avaliar e gerenciar o reações esperadas do mercado, principalmente tocante à volatilidade de valores da propriedade, advindo pela tenebrosa crise pandêmica mundial.

As divulgações de valor justo nas demonstrações financeiras as finanças provavelmente variarão em detalhes; no entanto, devem incluem informações sobre métodos de avaliação, premissas (custo de principal, taxas de desconto, taxas de capitalização, taxas de juros crescimento de aluguéis e despesas, etc.), e explicações das conclusões do valor justo.

A CPCON trabalha na essência do controle, gerando valor para nossos clientes, prevendo situações que possam afetar o dia a dia das operações nas Companhias.

Para isso, analisamos os ativos imobiliários sob a ótica de gestão de cada um dos processos que envolvem o ciclo de vida desses imóveis na Empresa.

  • Controle das matrículas, escrituras, contratos de arrendamento
  • Habite-se, controle de despesas de condomínio, taxas, etc…
  • Levantamento completo cartorário
  • Controle de despesas, impostos e outros
  • Revisão dos lançamentos contábeis
  • Benfeitorias, instalações e equipamentos
  • Indicação da condição regular ou irregular de cada imóvel
  • Detalhamento das irregularidades de cada imóvel
  • Sugestão das providências a serem adotadas para sanar as irregularidades técnicas legais
  • Estimativa do custo de regularização de cada imóvel – reformas para adequação à legislação de proteção de incêndio, processos judiciais de retificação de área, etc…
  • Compatibilização dos custos da regularização com o orçamento disponível e as prioridades da empresa
  • Levantamento do terreno e comparação com o título de propriedade
  • Levantamento das construções e comparação com as plantas existentes e
    lançamentos de impostos
  • Verificação das restrições locais
  • Utilização de GPS para geo-referenciamento
  • Estudo de space planning
  • Estudo do potencial construtivo e de mercado de cada imóvel
  • Análise da adequação do uso do imóvel ao seu tamanho e valor
  • Levantamento dos imóveis cuja propriedade e domínio é estratégica para a empresa.
  • Planos de desmobilização imobiliária, plano estratégico.
  • Seleção de imóveis sub-utilizados ou cuja ocupação e uso podem ser relocalizados com custos menores
  • Transformar o conceito de Centro de Custo em Centro de Investimento.
  • Ajuste dos modelos de precificação de produtos e serviços.
  • Preços de transferência intra-company.
  • Locação gerencial.
  • Alocação correta dos custos, receitas, lucros e investimentos para os diversos centros de responsabilidade ou empresas do grupo
  • Identificação da ocupação física, especificando áreas operacionais, administrativas, ociosidade exigível tecnicamente, ociosidade não passível de remuneração e utilização por terceiros

Escritórios Globais

Estados Unidos

6735 Conroy Windermere Rd STE 307
Orlando, FL 32835, USA

+1 (407) 520-6493
[email protected]

Inventário Patrimonial Reconciliação
Inventário Patrimonial Reconciliação

México

Prolongación Paseo de la Reforma 1015, Santa Fe, Contadero
Delegación Álvaro Obregón
C.P. 01376, Ciudad de México, CDMX

+52 1 55 4370 1548
 [email protected]

Brasil

Rua Enxovia, N° 472 conjunto 2210
Vila São Franciso – São Paulo /SP
CEP: 04711-030

+55 (11) 3053-3535
E-mail: [email protected]

Inventário Patrimonial Reconciliação