Orçamento Empresarial: O que é, Técnicas e Modelos

Orçamento Empresarial
O Orçamento Empresarial é essencial para auxiliar as empresas numa gestão efetiva. Assim, escolher o modelo correto faz muita diferença.

Um orçamento empresarial possui grande importância dentro de uma organização. Visto que ele traz um plano econômico que engloba todos os fatores atrelados ao fluxo de caixa.

Assim, você precisa compreender que isso faz muita diferença e permite com que a empresa continue a crescer. Então é sobre este tema que vamos tratar neste artigo que trará muitas informações interessantes.

Pontos Chave

  • Orçamento Empresarial: Consiste num documento para planejar as economias de uma empresa. Possui duração específica e traz todos os objetivos definidos. Inclui as receitas e as despesas envolvidas no negócio;
  • Empresas aceitas na estratégia: Elas podem ser pequenas, médias ou grandes. Além de ser permitido organização públicas, privadas e as sem fins lucrativos;
  • Fatores do orçamento empresarial: Modo de aplicação, porte da empresa, grau de maturação, cultura organizacional, familiarização dos colaboradores, entre outros;
  • Modelos: Estático, Flexível, Base Histórica, Base Zero, entre outros tipos disponíveis no mercado.

O que é Orçamento Empresarial?

O Orçamento Empresarial consiste basicamente em um tipo de planejamento econômico. De tal forma que possui uma duração definida e objetivos específicos.

No caso, você deve compreender que existem as receitas (entradas) e as despesas (custos). Com isso, entenda que ambas estão inclusas dentro do fluxo caixa de uma empresa.

Ao passo que o orçamento empresarial engloba tais variáveis e busca um equilíbrio. Desse modo, há um período que é pré-estabelecido e que geralmente é anual.

A atividade em questão também permite com que seja possível planejar e criar estimativas dos ganhos. Além de mostrar todas as despesas e os investimentos que compõem a organização.

Aliás, saiba que a projeção pode cobrir períodos considerados futuros. Ou seja, um tempo que pode levar de 1 até 3 anos. Tudo depende do ramo de atuação, o que pode alongar este período alcançando décadas.

Sem dúvida, entenda que o objetivo principal do orçamento empresarial é criar metas definidas. Que permitam com que haja um acompanhamento e uma comparação entre os resultados obtidos.

A fim de que a empresa possa tomar algumas medidas chamadas de ações corretivas. Ou mesmo as que são preventivas dependendo da necessidade da companhia.

As empresas devem elaborar um orçamento empresarial?

Não há a menor dúvida de que as empresas devem realizar a atividade para otimizar seus resultados. Visto que não importa se a organização é pequena, média ou grande, pois os benefícios são para todas.

Enquanto que elas podem se enquadrar como sendo públicas, privadas ou até mesmo ser organização sem fins lucrativos. Dessa forma, compreenda que contar com um orçamento empresarial fará muita diferença.

Além de manter todos os números necessários sempre em dia e equilibrar os ganhos e gastos. Um detalhe importante é que nas empresas médias e de porte maior, o ideal é que os gestores façam essa tarefa.

Incluindo aqueles profissionais que atuam em vários setores e também dentro dos centros (custos). Por certo, saiba que após a obtenção das informações é criado tal orçamento para a companhia.

Então, fica evidente que você deve priorizar a elaboração desta estratégia. Uma vez que a mesma traz diversos bons resultados e evita prejuízos ou mesmos gastos desnecessários.

Quais são as principais técnicas orçamentárias?

Você pode perceber a importância que o orçamento empresarial tem nas empresas. Dessa maneira, compreenda que são muitas as técnicas aplicadas na tarefa.

E avaliar quais delas superam as outras nem sempre é algo simples. Pois, compreenda que depende da empresa e de outros fatores. Na hora da implementação é interessante avaliar diversos fatores, tais como:

  • O modo de aplicação;
  • Tamanho (porte) da organização;
  • Graduação na maturidade (gestão);
  • Cultura organizacional;
  • Familiarização de seus colaboradores para o método utilizado;
  • Entre outros.

Com isso, saiba que o orçamento empresarial deve obedecer a estratégia proposta na empresa. Sendo basicamente uma ferramenta que sirva para apoiar as tomadas de decisões.

A fim de evitar com que ocorra maus usos nos recursos, além de contribuir para resultados favoráveis. De fato, compreenda que é necessário que haja um alinhamento correto para que a empresa possa crescer.

E isso engloba tanto as metas quanto os objetivos que a companhia possui. Vale destacar que até mesmo os cenários do mercado atual e da economia não podem ser deixados de lado.

Já que impactam diretamente no orçamento empresarial e fazem parte da composição dele. Com isso, fica evidente que o processo é muito mais do que uma ferramenta financeira.

Afinal, saiba que devido ao fato de ser fundamental, ele pode ser chamado de ferramentas para gestão. Ajudando a organização em seus resultados e mantendo sempre tudo muito bem estruturado.

Dicas para elaborar um excelente orçamento empresarial

Você pode seguir algumas dicas interessantes que lhe possibilite criar um ótimo orçamento empresarial. De tal modo que tais passos visam otimizar o processo e fazer com que seja possível captar bons lucros.

O primeiro ponto é se basear num planejamento contábil (contas) com reflexo na realidade da empresa. Enquanto que coletar informações (históricas) ajudam a evitar a criação de um orçamento ruim.

Além disso, contemple todos os encargos da folha dos pagamentos. Incluindo o INSS e o FGTS, bem como as Férias, Multas do FGTS e 13° Salário. Dessa forma, entenda que este é um ponto primordial a ser seguido.

Outro fator é respeitar as variações (sazonais) que estão ligadas ao seu negócio. Assim, compreenda que hotéis nas regiões turísticas costumam ter ocupações maiores nos períodos de férias e feriados.

Visto que o comércio aproveita bastante as datas comemorativas que são uma ótima oportunidade. De fato, o orçamento empresarial precisa também contar com um alinhamento direto nas ações envolvidas no planejamento empresarial.

De tal maneira que crie estratégias adequadas e que os valores possam ser medidos. Nisso, é importante verificar dos custos que são destinados ao marketing.

E tudo que engloba a sua empresa, principalmente se forem lançados novos produtos ou serviços. Decerto, o ideal é que o documento fique o mais completo e eficiente possível.

Quais são os modelos de orçamento empresarial?

São muitos os modelos que podem ser aplicados e cada um deles possui suas especificações. Desse modo, compreenda que o orçamento empresarial deve se adequar as realidades da sua empresa.

No caso, temos as seguintes estratégias:

  • Empresarial Estático;
  • Empresarial flexível;
  • Base Histórica (OBH);
  • Base Zero (OBZ).

Por certo, entenda que os modelos propostos visam trazer benefícios para as organizações. Então, vamos explicar em detalhes o funcionamento deles na sequência do artigo.

Orçamento Empresarial Estático

Nesta metodologia, temos o orçamento empresarial mais utilizado e que possui um cenário específico. De tal modo que a definição comporta:

  • Faturamento;
  • Vendas;
  • Produção;
  • Entre outros.

Com isso, saiba que ele é estipulado mediante o desdobramento dele frente aos outros setores. Incluindo os departamentos e as atividades que são realizadas dentro da empresa.

Vale ressaltar que este orçamento estático não possibilita com que haja alterações nas premissas. Ao passo que ele poderá vir a perder a importância com o passar do tempo.

Desde que a empresa não alcance os resultados que foram almejados. Certamente, neste modelo de orçamento empresarial não são realizadas mudanças.

Um detalhe interessante é que nas empresas maiores, isso ajuda a consolidar orçamentos nas unidades. De tal forma que um orçamento corporativo é criado contemplando a visão (unificada) nas mais diversas operações.

Orçamento Empresarial Flexível

Por sua vez, o modelo flexível tem foco direcionado nas dificuldades da estratégia antecessora. Dessa forma, compreenda que ele visa corrigir as incapacidades apresentadas, principalmente na de ajuste com os cenários.

Por certo, saiba que a estratégia possibilita ajustar melhor as previsões. Sejam elas na produção, faturamento, vendas, entre outros. Além de facilitar os impactos nos custos conhecidos como variáveis.

Neste orçamento empresarial a parte dos custos fixos são mantidos de modo tradicional. Se baseando justamente em cenários de mensuração (unitária). Nisso, inclui-se todas as quantidades produzidas e vendidas.

Orçamento com Base Histórica

Aqui temos uma outra estratégia que combina com as mencionadas anteriormente. Dessa maneira, compreenda que são levadas em consideração números (ano anterior).

Servindo como uma base na criação de um orçamento novo para a empresa. Contemplando todas as receitas (variações), despesas e os custos agregados ao processo.

Gerando um suporte que defina os objetivos que a organização pretende alcançar. Assim, este é um modelo de orçamento empresarial que permite um esforço menor.

Ao passo que não requer que haja um envolvimento tão grande por parte dos colaboradores. Já que seus valores e atividades tem base direta no orçamento elaborado (ano anterior).

Além disso, são evitados vários erros nas estimativas destes valores. Que foram lançados e evidencia:

  • Receitas;
  • Custos;
  • Despesas.

Orçamento Base Zero

Você deve conhecer também o orçamento empresarial Base Zero. Pois, compreenda que ele é muito utilizado em empresas capitaneadas. De tal modo que é uma estratégia bastante essencial.

Visto que nem sempre a organização apresentará os mesmos tipos de gastos. Afinal, saiba que a inserção dos custos ou despesas na OBZ devem ser justificadas pelos gestores do processo.

Ou seja, temos uma espécie de folha em branco, onde são aplicadas apenas custos e as despesas consideradas essenciais. Sempre passando por discussões para verificar a importância de cada valor.

Perguntas

Quais são as principais características de um orçamento empresarial?

Dentro de um orçamento empresarial há um planejamento detalhado. Que inclui todos os ganhos e as despesas, além de mostrar onde o negócio usará o dinheiro. Seja de modo mensal ou mesmo anual, ele ajuda bastante na gestão financeira.

Quais são os principais tipos de orçamentos empresariais?

Entre os mais variados modelos temos o Estático, Ajustado, Base Zero, Contínuo, Flexível, Base Histórica, entre outros. Certamente, as empresas devem avaliar aquele que se adequa a sua realidade.

Conclusão

O orçamento empresarial é um documento de extrema importância dentro das empresas. Uma vez que ele atua como ferramenta, contendo diversas informações relevantes que ajudam os negócios.

De tal forma que eles continuam em pleno funcionamento e traz detalhes das despesas e das receitas de uma organização. Por isso, saiba que definir um modelo correto de orçamento empresarial fará muita diferença.

Portanto, o ideal é seguir padrões bem estruturados para se destacar no mercado de atuação. E as vantagens são muitas quando a empresa sabe para onde o seu dinheiro está sendo direcionado.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 03 e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (R2)

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com o pronunciamento CPC 03, fornece informação em relação a alterações históricas de caixa e equivalente de caixa de uma entidade através de demonstração classificatória dos fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima