Etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado

Quer saber mais sobre as etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado? Veja a seguir as informações e saiba como esse item pode ajudar.

Usar etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado tem se tornado uma verdadeira tendência no comércio varejista.

Isso porque essas ferramentas oferecem diversas facilidades e vantagens, além de atrair o público, sempre ávido por novidades, o que impulsiona as vendas.

E se você é do ramo, precisa acompanhar essa evolução para não acabar ficando para trás da concorrência e perder clientes.

Pensando nisso, hoje trouxemos muitas informações e dicas para que você saiba tudo sobre esse assunto e esclareça todas as suas dúvidas. Dentre as principais questões que iremos abordar ao longo deste artigo estão:

  • Etiquetas eletrônicas são dispositivos que fazem parte do processo de automação do comércio varejista;
  • Fazer uso das etiquetas eletrônicas é mais simples do que a maioria dos empresários pensa;
  • Você pode começar implantar as etiquetas eletrônicas em seu supermercado sem precisar parar as suas atividades para isso, pois a transição é tranquila e a instalação é simples;
  • O uso das etiquetas eletrônicas traz inúmeros benefícios tanto para seu estabelecimento quanto para a sua clientela;
  • O investimento na implantação de etiquetas eletrônicas traz um retorno bastante satisfatório e relativamente rápido.

E esses são só alguns dos pontos chave sobre os quais falaremos! Portanto, não deixe de acompanhar até o final para não perder nenhuma informação.

O que são etiquetas eletrônicas?

Etiquetas eletrônicas (ESL) são uma espécie de display eletrônico e digital, que apresentam na tela uma série de informações sobre o produto em questão.

Elas mostram não só o preço, mas também podem expor outras características do produto.

Afinal, elas podem conter um QR Code através do qual o cliente pode acessar uma página online para saber informações como valor nutricional, sugestões de como ser consumido, se contém algum ingrediente potencialmente alergênico, etc.

Portanto, usar as etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado é algo que vale a pena ser considerado em seu comércio.

E se você quer saber como elas funcionam, é justamente esse o assunto do nosso próximo tópico. É só continuar lendo para conferir.

Como as etiquetas eletrônicas funcionam?

As etiquetas eletrônicas possuem um circuito de comunicação sem fio com um sistema central. Assim, elas podem ser monitoradas e ter as informações alteradas de forma remota pelo computador da rede.

Elas possuem, também, um rastreador que se comunica com o sistema central e por meio do qual você pode saber a exata localização de cada mercadoria dentro do seu estabelecimento.

Dessa forma, você pode acompanhar os produtos desde o momento em que são adquiridos para o estoque até a compra ser efetivada nos caixas.

Outra característica comum dentre os vários tipos de etiquetas eletrônicas é a bateria de longa duração. E quando dizemos longa, não é exagero! A maioria dos displays possui autonomia de até 10 anos.

E apesar de parecer uma tecnologia de outro mundo, na verdade o sistema de etiquetas eletrônicas não é tão complexo, como veremos no tópico seguinte.

O que é preciso para trabalhar com etiquetas eletrônicas?

Se você está pensando em instalar etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado, saiba que o sistema não é tão complicado e os componentes são poucos.

Isso porque, além das etiquetas, são instaladas algumas antenas de transmissão que fazem a comunicação entre os dispositivos e captam o sinal dos rastreadores e passam a informação para o computador central.

Também é instalado no computador um software avançado para fazer a conexão entre os dispositivos e estabelecer uma rede interna de comunicação. Aliás, esse mesmo software pode ser usado para interligar outros sistemas.

Dessa forma, você amplia a sua rede dentro do estabelecimento e pode interligar sistemas de controle, como um ERP.

E isso é bem mais simples do que pode parecer, desde que você procure contratar uma empresa séria e especializada para fazer a instalação.

Com isso, você poderá usufruir de todos os benefícios de se usar as etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado, sobre os quais falaremos a seguir.

Etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado 3

Quais os benefícios de se usar as etiquetas eletrônicas?

A implantação das etiquetas eletrônicas é apenas uma parte do processo de automação dos processos no supermercado, com a intenção de acelerar a realização da gestão das mercadorias e demais tarefas nos estabelecimentos.

E além de agregar celeridade nos processos, o uso das etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado ainda oferece outra série de vantagens, dentre as quais podemos citar:

Maior visibilidade:

As etiquetas convencionais de papel são muito pequenas e dificultam a visualização, em especial por pessoas de mais idade e que tenham alguma dificuldade visual.

Sem contar que, como as etiquetas de papel são autocolantes, elas podem se soltar e se perder, além de desbotar a tinta da impressão e ficar com as informações borradas e imprecisas.

E tudo isso pode acabar gerando prejuízos severos para o seu supermercado, uma vez que muitos clientes acabam desistindo da compra por medo de não terem dinheiro suficiente para pagar pelo produto.

O que pode acontecer nesses casos, ainda, é do cliente estar com pressa e não poder se dirigir a um colaborador para perguntar o preço.

De qualquer forma, qualquer desistência traz perda de dinheiro e, se o problema for recorrente, você pode até mesmo perder o cliente.

Já as etiquetas eletrônicas contam com displays coloridos, com fontes grandes e fáceis de serem visualizadas mesmo por quem possui algum tipo de limitação.

Desse modo, fica muito mais fácil ver, compreender e interpretar as informações contidas nas telas, o que torna o processo de compra mais prazeroso, mais ágil e bem menos estressante para todos os consumidores.

Diminuição nos erros:

Outro problema muito recorrente em estabelecimentos que ainda usam as etiquetas tradicionais é a discrepância entre o valor mostrado na gôndola com o registrado no caixa.

E quando o valor no sistema é maior que o da etiqueta, o consumidor pode se sentir bastante constrangido e lesado, caso ele não tenha dinheiro suficiente para pagar o preço maior.

Contudo, nesses casos, a lei manda que seja aplicado o preço menor. Mas o transtorno ainda é grande para o cliente. Pois até um funcionário fazer a verificação e liberar a compra pelo preço menor, o tempo de espera pode ser grande.

Essa divergência nos valores pode ocorrer devido à falta de atenção ou de tempo dos colaboradores que fazem a remarcação dos preços ou dos que fazem o registro no sistema.

Também pode haver uma falha na comunicação entre os dois departamentos, dentre outros problemas.

As etiquetas eletrônicas, por sua vez, se comunicam simultaneamente com o sistema. Sendo assim, qualquer alteração feita pelo computador central, aparece no mesmo instante nas etiquetas, o que reduz o risco de erros para bem próximo de zero.

Visual mais limpo e moderno:

Com as etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado, a aparência das suas prateleiras e do seu supermercado como um todo fica muito mais moderna e clean.

E isso chama a atenção dos consumidores, pois passa um ar mais profissional e competente para eles.

Além disso, as pessoas sempre são atraídas por coisas inovadoras e interessantes e, como as etiquetas são dinâmicas, coloridas e chamativas, isso acaba trazendo mais gente para a sua loja e alavancando as vendas.

É mais sustentável:

Apesar das etiquetas de papel serem pequenas, elas fazem um grande volume devido à quantidade. Principalmente quando o supermercado é grande.

Afinal, imagine só quando vai acontecer uma campanha promocional, por exemplo. É preciso trocar as etiquetas antigas e colocar as novas. Depois, quando acaba o período de promoção, retiram-se todas as etiquetas novamente e colocam-se novas com o valor antigo.

E isso tudo acaba indo parar no lixo e, por consequência, no meio ambiente. Agora pense quantas vezes isso acontece ao longo de um mês em um grande supermercado que oferece campanhas promocionais a todo momento!

Contudo, com as etiquetas eletrônicas, isso não ocorre. E você consegue impedir que uma grande quantidade de lixo de papel e tinta de impressora vá parar na natureza.

Além disso ser muito bom para o planeta de um modo geral, também passa uma imagem boa e consciente para a sua clientela. E cada vez mais gente leva a questão da ecologia muito à sério na hora de se fidelizar a uma marca, o que pode ser um bom apelo para o marketing da sua empresa.

Gestão centralizada:

Outra grande vantagem em usar as etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado é que você pode resolver tudo de um só lugar. Afinal, elas fazem parte de um sistema integrado e conectado aos computadores centrais da gestão.

Então, se você precisar conferir o estoque, as datas de validade e outras informações sobre as mercadorias, pode fazer tudo de um só lugar.

Isso facilita muito a vida dos seus colaboradores e deixa a gestão de produtos muito mais ágil, prática e eficiente.

Mais segurança para suas mercadorias:

Com as etiquetas de papel, e sem um sistema de rastreamento das mercadorias, fica muito difícil acompanhar cada produto e saber onde eles estão.

Com isso, o risco de que as mercadorias se percam ou até mesmo sejam roubadas é alto. Afinal, como saber para onde foram as mercadorias?

E sabemos que, infelizmente, existem muitas pessoas de má fé que se aproveitam da deficiência nos sistemas de controle e de segurança para furtar produtos, o que pode causar um grande rombo no faturamento da empresa.

Com as etiquetas eletrônicas, você acompanha com precisão todo o caminho que cada mercadoria faz dentro da sua loja, desde que elas são registradas e estão no estoque até serem efetivamente compradas.

Assim, você tem um maior controle sobre estoque, armazenamento, volume de vendas e ainda consegue minimizar as perdas por apropriação indevida.

Agilidade nas alterações:

Uma das principais vantagens de se usar etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado é a rapidez com que você consegue alterar as informações contidas nelas.

Isso porque essas mudanças são feitas em questão de segundos, a partir dos computadores do centro de gestão e aparecem simultaneamente nas etiquetas.

Com isso, você pode acelerar processos para não perder mercadorias ou oportunidades de vendas.

Por exemplo, imagine que você está com uma grande quantidade de iogurte em estoque e que está se aproximando da data de validade desses laticínios vencer.

Se você possui um sistema automatizado com etiquetas eletrônicas, é muito fácil saber quando a data de vencimento está próxima. Além disso, lançar uma campanha promocional, alterar os preços para um valor menor e, assim, vender uma grande parte (senão tudo) desses produtos antes que eles pereçam.

Sem contar que as etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado possuem recursos de imagens para você chamar a atenção dos consumidores para as promoções.

Em contrapartida, se todo o seu sistema for orgânico, pode haver falhas de comunicação entre os setores e só ser notado que o iogurte hipotético está vencendo quando for tarde demais.

Então, isso poderia gerar um grande prejuízo para o seu estabelecimento.

Etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado 2

Vale a pena investir em etiquetas eletrônicas?

Como vimos, as vantagens em se investir em automação de processos, o que inclui as etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado são muitas.

No entanto, você deve avaliar o impacto que elas teriam no seu orçamento e a relação que isso teria com o potencial de lucro que elas poderiam trazer para sua empresa.

Se você pretende expandir o seu negócio, impulsionar as vendas e crescer no mercado a longo prazo, é um passo que você não só pode como precisa dar rumo a esses objetivos.

Afinal, se o seu objetivo é não só se manter como também crescer, é preciso acompanhar a evolução do ramo varejista e o comportamento do consumidor. E, se você não faz isso, sua clientela migra para a concorrência que faz.

Dessa forma, avalie quais são os seus objetivos para os próximos anos e qual o melhor plano de ação a ser seguido para alcançá-los.

E analise se a implantação de sistemas de automação é uma parte que seria interessante para os resultados que você deseja alcançar.

No entanto, como já vimos, se o seu objetivo é prosperar e crescer, sem dúvidas podemos afirmar que o uso das etiquetas eletrônicas e demais sistemas tecnológicos é sim uma prioridade para a sua empresa!

 Agora que você já sabe tudo sobre o uso das etiquetas eletrônicas para gôndolas de supermercado, não deixe de buscar a melhor empresa para realizar a instalação desse sistema em seu comércio! Afinal, no caminho rumo ao progresso, a inovação é o primeiro passo!

0 0 votes
Avaliação do artigo
0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentarios
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Informações Relevantes
Não perca o controle do seu inventario gerencie seus ativos de forma profissional com nossas ferramentas
Guia de Navegação
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Em destaque
Conteúdo Relacionados
Conteúdo