Carteira RFID: O que é e como funciona

Carteira RFID
A carteira RFID é capaz de manter a segurança dos cartões que tem tecnologia de aproximação. E isso é essencial para evitar muitos problemas.

Uma carteira RFID consiste numa ótima solução para trazer proteção aos seus cartões de aproximação. Dessa forma, compreenda que o acessório é excelente para evitar alguns problemas.

Visto que nos bolsos é possível que oportunistas usem a tecnologia para fazer transferências sem que a pessoa saiba. Então continue lendo este artigo e entenda quais são os benefícios de ter uma carteira do tipo.

Pontos Chave

  • Carteira RFID: é um acessório que protege os cartões de aproximação devido a barreira de segurança presente nele. Dessa forma, ele não deixa com que a função seja ativada por outras pessoas;
  • RFID: sistema de escaneamento feito por aproximação mesmo a uma certa distância. Além de permitir pagamentos com rapidez e eficiência. Nos Smartphones é conhecido pelo nome de NFC;
  • Vantagens da carteira RFID: traz proteção aos cartões, apresenta um design interessante e garante a segurança necessária.

O que é uma carteira RFID?

carteira RFID

A carteira RFID é ideal para trazer proteção para os cartões que possuem a tecnologia de aproximação. Com isso, o acessório em questão é utilizado como uma barreira para evitar fraudes e transferências indesejadas.

De fato, saiba que a estrutura dela visualmente é muito parecida com o de uma carteira comum. Contudo, saiba que a carteira RFID tem como objetivo prevenir vários empecilhos.

Obviamente os cartões que contam com aproximação são realmente muito práticos para efetuar os pagamentos. Já que o usuário só precisa fazer o posicionamento do cartão mantendo-o perto da maquininha.

Nisso, entenda que acontece a transação com muita rapidez e sem que haja necessidade de senha. Entretanto, compreenda que a dificuldade principal é o aumento dos golpes que a tecnologia proporcionou.

Afinal, saiba que esses fraudadores buscam maneiras para captar o dinheiro através de transações. Que ocorrem aproximando uma maquininha nos bolsos das calças ou de bolsas das vítimas.

Como resultado disso, entenda que muitas vezes as pessoas nem percebem o que ocorreu. E acabam perdendo seu dinheiro sem que notem que o golpista conseguiu extrair o dinheiro.

Com isso, compreenda que uma carteira RFID é imprescindível para evitar essas operações. E contar com este acessório pode ajudar bastante na hora de carregar seus cartões de aproximação.

A tecnologia RFID

Ciclo do Sistema RFID. Computador com Base de Dados, Leitor RFID, Antena RFID e Etiqueta RFID

Primeiramente, entenda que é fundamental saber o que vem a ser a tecnologia RFID. Desse modo, você deve saber que a sigla significa “Radio Frequency Identification”, ou seja, Identificação de Radiofrequência.

Com isso, compreenda que a mesma serve para escanear os objetos. De tal forma que há um certo limite de alcance permitido no método. Contudo, a ausência do contato (físico) é uma das vantagens dela.

Visto que ao compararmos com o código de barras a praticidade é maior. E a distância de leitura acaba sendo mais ampla no RFID. Por certo, entenda que para os pagamentos é muito prático já que não exige contato aproximado.

Só que é importante ter uma carteira RFID para evitar com que outras pessoas possam fraudar o sistema. Fazendo com que a aproximação de maquininhas ativem o método e realizem transferências sem que o usuário saiba.

Vale destacar que a transação normal é feita pela comunicação que acontece entre cartão e a scanner. O que possibilita com que os pagamentos sejam realizados com muita rapidez e segurança.

A vulnerabilidade da tecnologia RFID

Você viu anteriormente que o RFID é bastante efetivo e prático para realizar pagamentos e transferências. Porém, esteja ciente de que os cartões com aproximação podem apresentar vulnerabilidades.

Por isso, que a carteira RFID é capaz de trazer uma segurança ainda maior nas operações. Enquanto que o grande problema é que a leitura a distância favorece transações/pagamentos sem que o titular autorize.

Consequentemente, podem ocorrer transações “ocultas” e as vítimas nem mesmo podem perceber isso. Visto que as maquininhas quando se aproximam de bolsos, malas, mochilas, entre outros, podem provocar a transferência.

Todavia, você deve entender que várias empresas se atentaram a isso e buscaram soluções. E uma das melhores maneiras encontradas foi a carteira especial para RFID que pode bloquear o escaneamento através das maquininhas.

Dessa maneira, saiba que a carteira RFID Block é um dos modelos. E sua efetividade e segurança é indiscutível devido a estrutura presente no acessório. Sem dúvida, contar com este tipo de produto será de grande utilidade atualmente.

Como a Carteira RFID Block funciona?

Essa carteira tem a capacidade de limitar todas as funções relacionadas ao escaneamento de seu cartão. De tal modo que as maquininhas não poderão fazer a leitura quando os cartões estiverem dentro do acessório.

Já que o mesmo tem em sua composição alguns materiais constituídos de alumínio ou de carbono (fibra). Evitando as transferências indesejadas e ainda protegendo muito bem o cartão do usuário.

Vale ressaltar que o acesso também poderá ser limitado através de uma camada feita de papel laminado. Agora no caso da carteira RFID ela tem um revestimento (interno) feito em fibras que geram bloqueios.

Nisso, entenda que tal revestimento não está visível, e isso gera maior segurança aos cartões. Sendo que o produto é bastante discreto e tem um belo design, viabilizando a compra.

Como evitar golpes no cartão de aproximação?

Você pode perceber que o RFID apresenta muitas vantagens, porém é preciso ter cuidado com a tecnologia. Visto que ela conta com algumas desvantagens que podem trazer prejuízo.

Nesse sentido, compreenda que a principal delas é o golpe de transferência sem o consentimento da pessoa. Ou seja, isso ocorre quando alguém utiliza uma maquininha e a coloca perto do bolso da vítima.

Consequentemente, o cartão passa o valor e a pessoa acaba nem sabendo que isso aconteceu. Devido ao fato de que a tecnologia é tão eficiente e prática que é feita com bastante velocidade.

Assim, compreenda que a alternativa mais interessante é o uso da carteira RFID. Com isso, saiba que em locais muito movimentados, tais como metrôs ou show é importante evitar esses problemas.

Uma maneira que também auxilia e não permite essas transferências e pagamentos indesejados é o bloqueio. Desse modo, entenda que isso fará com que não seja possível golpes do tipo.

Porém, caso você precise deste sistema, é essencial colocar uma senha que possa lhe proteger. Já que é possível fazer essa tarefa que deixará tudo muito mais seguro.

Vale destacar que certos modelos de cartões permitem habilitar/desabilitar essa função de aproximação. Nisso, você consegue ativar a tecnologia quando for realmente necessário o uso da mesma.

Contudo, entenda que a carteira RFID é uma das alternativas mais completas. Pois, a pessoa só precisa colocar os cartões dentro do acessório e pronto. Mesmo assim a dica é sempre utilizar a senha para evitar quaisquer problemas ou prejuízos.

Preocupações com o RFID

Conforme vimos anteriormente, o RFID traz praticidade, porém pode apresentar algumas desvantagens. Dessa maneira, compreenda que é importante estar ciente disso para manter a segurança e a privacidade.

Uma outra desvantagem presente nesta tecnologia é a suscetibilidade dela frente a ataques de hackers. Ou mesmo de algum oportunista que seja experiente no RFID e que saiba driblar o sistema.

Por isso, compreenda que com o uso da carteira RFID fica mais difícil ocorrer estes empecilhos. Já que os dispositivos que não forem autorizados não vão conseguir realizar a leitura do cartão da pessoa.

Enquanto que protege também as etiquetas que não terão os dados do usuário alterados. De fato, saiba que ataques de hackers podem obter alguns dados e informações do RFID na hora da leitura da etiqueta.

O que deixará com que este invasor consiga ter acesso as senhas e outros dados essenciais. Por fim, saiba que existe uma distância máxima de funcionamento da tecnologia, que acaba protegendo em certos casos.

Como funciona o pagamento feito por RFID?

Vimos anteriormente a importância da carteira RFID e do uso da senha para proteger seus cartões. Entretanto, saiba que é fundamental compreender com ode fato funciona o sistema de pagamentos com uso do RFID.

Assim, compreenda que o método usa as ondas de radio frequência para que haja o funcionamento dele. Nos Smartphones ele é conhecido como NFC “Near Field Communication”.

Com isso, o usuário só precisa aproximar o cartão da maquininha e efetuar o pagamento. Caso ele tenha uma senha de proteção é só inseri-la e o processo será concluído com sucesso.

Por certo, ao contar com a carteira RFID você evita quaisquer golpes ou fraudes e pode fazer seus pagamentos com mais segurança. Visto que o bloqueio presente no acessório é competente para gerar ótimos resultados.

Perguntas Frequentes

O que é uma carteira RFID?

Uma carteira RFID consiste num acessório que consegue limitar o escaneamento dos cartões do usuário. Ou seja, ele não deixa com que as maquininhas ativem o sistema sem que o usuário esteja sabendo disso.

O que é uma carteira antifurto?

É um produto que se parece muito com uma carteira convencional, porém ela tem estrutura especial. Dessa forma, saiba que ela bloqueia tanto o RFID quanto o NFC contra golpes e fraudes.

Como bloquear sinal RFID?

O bloqueio deste sinal é possível através da carteira RFID. E alguns bancos oferecem a possibilidade de fazer a desativação da função. Porém, o ideal é justamente contar com um acessório de proteção.

Como proteger RFID?

Uma das maneiras é utilizar um cartão protetor que seja efetivo contra possíveis fraudes/golpes. Ou mesmo comprar uma carteira RFID que possui bloqueios de proteção.

O sistema RFID tem vulnerabilidades?

Sim. O sistema pode apresentar certas vulnerabilidades que prejudicam o usuário. E uma delas é que ao passar uma maquininha perto do bolso ou da bolsa pode ativar a função, fazendo transferências sem que o usuário esteja sabendo.

Conclusão

Em conclusão, entenda que uma carteira RFID consegue trazer ótimos resultados em termos de proteção. Uma vez que ela apresenta uma estrutura sólida para bloquear invasores e oportunistas.

Já que a mesma impede com que maquininha façam a leitura dos cartões que estão dentro dela. Sem dúvida, isso é fundamental em locais públicos e com muita movimentação, onde fica difícil evitar esses tipos de problemas.

Portanto, compreenda que é de grande utilidade contar com um modelo de carteira com esse nível de segurança. E não se esqueça também de colocar senhas nos métodos de pagamentos para maior segurança.

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Foto de um grande rolo de etiquetas adesivas RFID, com algumas etiquetas parcialmente desenroladas e prontas para aplicação.

Adesivo RFID

O adesivo RFID traz uma tecnologia inovadora e que consegue otimizar os processos. Dessa forma, compreenda que conhecer esta nova tecnologia faz grande diferença nos negócios. Assim, você deve entender

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima