As tecnologias possibilitam, com suas inovações, que cada vez mais surjam produtos e sistemas que melhorem e auxiliem todos os setores. Dentre uma das tecnologias inovadoras está o sistema RFID, que usa da identificação por radiofrequência para identificar automaticamente itens. No entanto, há vantagens e desvantagens do RFID que o gestor precisa estar ciente para implantá-la em seu negócio.
Muitos intitulam a tecnologia RFID como a substituta do código de barras, mas a RFID tornou-se muito popular devido ao grande número de aplicações e dos seus benefícios. Mas para funcionar corretamente, o RFID precisa de três componentes, que são fundamentais. Esses são: etiquetas RFID, leitor RFID e antena.
Assim, o RFID é uma tecnologia moderna pela qual os gestores capturam, com um leitor, todos os dados digitais codificados em etiquetas RFID. E isso por meio de ondas de rádio. Ou seja, ao contrário de outros sistemas de identificação, a RFID usa ondas de rádio para a comunicação entre etiquetas e leitores.
Quando um leitor capta essas ondas, ele as converte em dados digitais que identificam o objeto que contém a etiqueta. Por isso, diferentes setores industriais, como construção, engenharia, indústria química, manufatura, varejo, usam a tecnologia RFID.
Portanto, há diversos benefícios e vantagens do RFID, mas, também, há algumas limitações e desvantagens do RFID.
Guia de Conteúdo
ToggleDestaques:
- O sistema RFID é uma tecnologia inovadora que disponibiliza diversos benefícios para as empresas. Mesmo assim, ela apresenta vantagens e desvantagens do RFID que o gestor precisa considerar ao adquiri-lo.
- A tecnologia RFID se compõe de: leitor RFID, etiquetas RFID e antena.
- As vantagens do RFID são diversas, principalmente se comparar esse sistema com o do código de barras.
- Dentre as diversas vantagens do RFID estão a vasta gama de aplicações, e rapidez na coleta e transporte de dados.
- Dentre as desvantagens do RFID encontram-se o custo, falha na segurança e privacidade e fatores ambientais e externas que atrapalham ou cortam sua funcionalidade.
Vantagens do RFID
Há inúmeras vantagens do RFID por conta dos benefícios que ela traz para as empresas, para seus gestores e, principalmente, para o controle de ativos.
- As vantagens da tecnologia RFID comparada com os códigos de barra;
- Vasta gama de aplicações do RFID
- Rapidez na coleta e transporte de informações e dados
As vantagens da tecnologia RFID comparada com os códigos de barra
Assim como os códigos de barras, as etiquetas RFID tem como função identificar rapidamente um item. No entanto, ao contrário dos códigos de barras, várias etiquetas podem ser digitalizadas de uma só vez e sem a necessidade estarem próximas. O que reduz o tempo gasto no gerenciamento de estoque.
Há diversas semelhanças entre essas tecnologias, dentre elas destacam-se:
- Códigos de barras e etiquetas RFID permitem que o rastreamento de objetos com facilidade;
- Ambos podem armazenar dados que podem ser, facilmente, lidos;
- Há a leitura de informações com leitores fixos ou móveis.
Portanto, códigos de barras e etiquetas RFID cumprem a função de rastrear objetos que possuem informações armazenadas. E ambas as tecnologias permitem uma ampla gama de aplicações que outras tecnologias não fazem.
No entanto, mesmo com semelhança, existem muitas diferenças entre RFID e códigos de barras. São elas que mostram as vantagens da tecnologia RFID:
- A digitalização dos códigos de barras só pode acontecer uma de cada vez. Ao contrário do RFID, em que há a digitalização de várias etiquetas de uma só vez e usando um único leitor, o leitor RFID;
- Os códigos de barras exigem que o leitor tenha uma linha de visão direta com o código. Já o RFID é uma tecnologia que permite que o leitor RFID leia as etiquetas sem uma linha de visão direta;
- Os códigos de barras são normalmente impressos em etiquetas adesivas ou em papel, o que culmina em desgastes e danos que podem afetar a legibilidade. As etiquetas RFID são geralmente incorporadas dentro de plásticos ou dos próprios objetos, resultando em um produto mais robusto que pode suportar mais danos do que os códigos de barras;
- Os códigos de barras são limitados pelo tipo e volume de dados que armazenam. Enquanto o RFID permite que até 2.000 bytes de dados sejam armazenados em uma única etiqueta RFID.
Vasta gama de aplicações
Dentre as vantagens do RFID está sua vasta gama de aplicações. O sistemas RFID têm como princípio usar ondas de rádio em diversas e diferentes frequências para transferir dados. Em variados ambientes, seja em um estoque ou na área da saúde, por exemplo, as tecnologias RFID incluem as seguintes aplicações:
- Controle de estoque;
- Rastreamento de equipamentos;
- Detecção de quedas de pacientes;
- Rastreamento de pessoas, objetos e animais;
- Garantir que os pacientes recebam os medicamentos e dispositivos médicos corretos;
- Prevenção da distribuição de medicamentos e dispositivos médicos errados;
- Monitoramento de pacientes;
- Fornecimento de dados para sistemas de registros médicos eletrônicos;
- Passaportes;
- Cartões inteligentes;
- Bagagem de avião;
- Pagamentos de pedágios;
- Etiquetas de mercadoria;
- Etiquetas de animais, sejam de estimação ou não;
- Rastreamento de paletes para estoque;
- Redes telefônicas e de computadores;
- Operação de naves espaciais e satélites;
Rapidez na coleta e transporte de informações e dados
Um leitor RFID consegue ler uma etiqueta, desde que ela esteja dentro da faixa de frequência. Ou seja, esse é o único revés já que não há quaisquer limitações de linha de visão. Afinal, os sistemas RFID capturam automaticamente os dados das etiquetas à distância e, em alguns casos, através de obstáculos entre a etiqueta e o leitor.
Assim, a leitura das etiquetas pelos leitores RFID ocorrem em milissegundos e funcionam automaticamente. Por isso, a velocidade de operação também traz benefícios, principalmente quando o RFID se utiliza em serviços como pagamentos sem dinheiro.
Desvantagens do RFID
Assim como há vantagens do RFID, também há desvantagens. Elas são menores, se comparadas com as vantagens, mas também precisam ser consideradas na aquisição desse sistema.
- O valor do sistema RFID é maior do que de outros sistemas de leitura
- Fatores ambientais podem afetar o sistema RFID
- Preocupações com segurança e privacidade
O valor do sistema RFID é maior do que de outros sistemas de leitura
Como visto, o RFID é uma tecnologia semelhante aos códigos de barras. No entanto, a etiqueta RFID não precisa ser digitalizada diretamente, nem requer linha de visão para um leitor.
Assim, a etiqueta RFID deve estar dentro do alcance de um leitor RFID, que varia de 3 a 300 metros, para que aconteça sua leitura. No entanto, as etiquetas RFID não substituíram os códigos de barras devido ao seu custo e à necessidade de identificação individual de cada item.
Ou seja, o RFID tem um alto custo por conta das suas baterias, que precisam ser carregadas e, até mesmo, trocadas.
Além disso, o custo do sistema RFID aumenta por conta da sua configuração ser cara e complexa. Isso significa que a configuração requer que o sistema se conecte com um sistema seguro que possa ser acessado, controlado e registrado através do computador.
Fatores ambientais podem afetar o sistema RFID
Os sistemas RFID podem ser suscetíveis a certos materiais e, também, a fatores ambientais. Esses podem causar erros de leitura e afetar a precisão geral do sistema. Também, interferências eletromagnéticas podem prejudicar esse sistema.
Duas das fontes mais comuns de interferência no sistema RFID são metais e líquidos. Mas esses fatores ambientais podem ser mitigados com equipamentos e planejamento RFID adequados.
Preocupações com segurança e privacidade
Mesmo com toda sua tecnologia e inovação, uma das desvantagens do RFID é que ele possui alguns problemas de segurança. Isso significa que esse sistema está suscetível a ataques de hackers ou de quem é experiente em tecnologia. O que é um problema de segurança.
Ou seja, dispositivos não autorizados podem ser capazes de ler e até mesmo alterar os dados presentes nas etiquetas. E tudo isso sem o conhecimento da empresa e do gestor que possui o o RFID.
Dessa forma, a privacidade é uma preocupação com o uso do RFID em produtos e para informações diversas. Já que não é tão difícil interceptar e obter essas informações.
Mas como isso acontece? Esses ataques de hackers podem coletar dados RFID à medida que passam de uma etiqueta para um leitor. O que pode dar ao invasor acesso a senhas ou informações que devem ser seguras.
E tem solução?
Tem sim. Existem bloqueadores de sinal que impedem a comunicação das ondas de radio. Sem contar que também ha distancia em que as ondas de radio podem alcançar, por isso a logística da instalação e o controle de acesso são fundamentais.
Afinal, RFID é mais vantajoso ou não?
Após conhecer as vantagens do RFID, assim como as desvantagens do RFID, os gestores precisam considerar quais são as suas necessidades. Ou seja, o sistema RFID é fundamental para empresas que têm seu estoque como ponto central, pois ela ajuda no gerenciamento de estoque, por meio da visibilidade e rastreamento.
Mesmo com benefícios surpreendentes, viu-se que o RFID também apresenta desvantagens. Principalmente para a segurança e caixa da empresa.
Portanto, antes de decidir implementar a tecnologia, o gestor deve considerar seu volume de estoque e seu caixa. De maneira a projetar se haverá um retorno positivo com esse investimento e se o custo de implementação e manutenção será negativo ou não.