Desafios da Gestão Patrimonial durante e após Pandemia Covid-19

Desafios da Gestão Patrimonial durante e após Pandemia Covid-19

Um fator imprescindível na Gestão Patrimonial eficiente é o correto controle de seus bens, e está ligado diretamente ao inventário físico com a apuração precisa de onde o bem está, seu estado de conservação e a atualização de suas características. Mas como será o processo de inventário e a minimização de riscos perante os cuidados que as pessoas precisam daqui para frente? Acompanhe nossos artigos e veja como a CPCON pode auxiliar neste desafio.

Inventário Físico e Etiquetas de Patrimônio

No processo de inventário físico dos bens é verificado o real estado do mesmo, e em muitos casos, o uso de etiquetas para identificar o bem é fundamental para o registro correto do inventário. Com uso de etiquetas com a tecnologia RFID (Radio Frenquency Identification) a equipe da CPCON tem auxiliado seus clientes a manter um distanciamento adequado no momento que vivemos e nos inventários futuros, pois a etiqueta de RFID permite uma leitura do ativo à distâncias de até 2 metros com uso de leitores portáteis ou até mesmo de até 6 metros com uso de antenas.

Em 2019 a CPCON implantou na Caixa Econômica Federal mais de 1.500.000 etiquetas de identificação patrimonial com tecnologia mista de RFID e código de barras, deixando as unidades da CEF em 4.712 municípios preparadas para a situação de leitura à distância.

Gestão de inventários

Uma forma de lidar com as dificuldades que estão sendo apresentadas pelas empresas, em relação ao acesso aos ambientes para inventário ou até mesmo a constância desta atividade, é o uso de melhor gerenciamento dos inventários por uma plataforma automatizada, criando rotas para equipes alternadas em ambientes diferentes, evitando o contato de muitos técnicos dentro do ambiente de contagem.

A plataforma CPCON de gestão de inventário permite a criação de rotas de trabalho para cada técnico, que de forma bem planejada permite a continuidade das vistorias sem aglomeração ou até mesmo sem o contato de cada técnico com os demais em atividade na empresa.

Pode-se também alterar datas de inventário, usando do método rotativo de equipes, e garantindo a segurança e saúde de todos os envolvidos. Esta prática é excepcional para otimização dos processos de inventários físicos para uma Gestão do Patrimônio eficaz, e está aderente ás recomendações da OMS para manter a integridade de todos.

Aplicativo CPCON

Para as empresas que permanecem com as regras de distanciamento rígidas e sem permitir o acesso de terceiros em seus ambientes, a CPCON possui uma solução mais aderente a esta condição, e eficaz do ponto de vista de manter as atividades de inventário em dia.

O aplicativo CPCON permite que o próprio cliente, de uma forma fácil e rápida, possa agendar e configurar o seus inventários, e pode também preparar os campos e usuários do Coletor ou Celular Mobile para uso em alguns cliques, tudo isso com um treinamento via ferramentas de comunicação como Zoom, Teams, Hangout e Skype.

Entre em contato com a gente e veja como é simples manter o inventário físico em dia, lembrando que com isso você estará ajudando a manter de forma eficaz os seus reports, bases para apuração de resultados contábeis, e estará atendendo às regras de compliance e preceitos de auditoria.

A CPCON tem auxiliado seus clientes em projetos de gestão e avaliação patrimonial, inclusive durante a Pandemia Covid-19.

Acompanhe nossos artigos e saiba mais sobres os temas de gestão e avaliação de ativos. Mande uma mensagem, será bom ouvir sua opinião.

Deixe uma resposta