Inventário físico de Bens e o Controle Patrimonial

Entenda de forma sucinta os aspectos relevantes na utilização periódica de inventários e avaliações para otimização do controle patrimonial em sua empresa.

O inventário físico de bens é caracterizado como o processo de contagem do bem (ativo imobilizado) “in loco”,  realizando a verificação da existência do mesmo na empresa, atualização das suas características e da sua localização. Neste momento de pandemia do Covid-19 a CPCON elaborou Regras de Ouro para sua equipe seguir, visando a realização dos serviços de forma segura e atendendo à todas as premissas da OMS.

As boas práticas de inventário permitem conhecer a composição qualitativa do Patrimônio de um empreendimento em determinado instante, bem como fornecer informações relevantes do mesmo para tomada de decisões e para que seja possível processar a sua expressão qualitativa diante o balanço patrimonial.

O Processo de Inventário e a Engenharia de Avaliações

O Conceito presente dentro de controle patrimonial, relativo ao processo de Inventário é totalmente relevante a Engenharia de Avaliações. Dentro desta, são elaborados os relatórios e laudos que refletem diversas características da Gestão Patrimonial do empreendimento. Neste processo se encontra o laudo de vida útil (CPC27), laudo de avaliação para fins de seguro, resultados por desvalorizações por impairment ou teste de impairment (CPC01), conhecido também como teste de recuperabilidade, dentre muitos outros.

Inventário de Ativo Imobilizado

Adota-se como melhores práticas de gestão o procedimento de efetuar o inventário nos bens do ativo imobilizado, adotando em linhas gerais:

  • Nomeação da Equipe Inventariante;
  • Definição das datas de contagem e ferramentas para uso;
  • Proibição de qualquer entrega ou transferência de bens durante a contagem, e criação de processo de contingência;
  • Montagem de rota de inventário da distribuição dos bens pelos funcionários responsáveis;
  • Processo de contagem “in loco” com avaliação do estado físico do bem, revisão das suas características, analisando aspectos de sua depreciação e do seu estado de conservação;
  • Processo de apuração das divergências com relação ao cadastro existente e definição das tratativas;
  • Lançamentos dos ajustes administrativos e contábeis pelo resultado obtido no inventário;
  • Finalização do relatório com a posição final e recomendações.

CPC 01, A Redução no valor recuperável de Ativos e o Impairment

Como citado anteriormente, o processo de controle patrimonial é totalmente viável para o empreendimento, pois é de grande valia para o controle dos gestores. É interessante ressaltar a viabilidade do processo de inventário, assim como o controle contábil dos bens, este efetuado com o processo de ajuste patrimonial, quando é encontrado desajustes no valor de mercado do bem, com o valor de registro do mesmo. Estas correções são destacadas no pronunciamento técnico CPC 01, de acordo com o comitê de pronunciamentos contábeis.

A CPCON tem auxiliado seus clientes em projetos de gestão e avaliação patrimonial, inclusive para inventário de ativos e estoques para ajuste da base contábil e regularização da contabilidade das empresas. Um exemplo é o Case da Caixa Econômica Federal, maior inventário com aplicação de etiquetas RFID em ativos já realizado, onde técnicos da CPCON percorreram 4.712 municípios para realizar 1.500.000 itens inventariados, dando base para os ajustes contábeis baseados neste resultado.

Acompanhe nossos artigos e saiba mais sobres os temas de gestão e avaliação de ativos. Mande uma mensagem, será bom ouvir sua opinião.

 

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

A gestão de ativos além do controle físico

Com a publicação da ISO 55000 e suas atualizações ISO 55001 e ISO 55002, as empresas têm se preocupado mais com a gestão de seus ativos, inclusive buscando a certificação nestas normas, principalmente pelo reconhecimento da importância do gerenciamento adequado da base de ativo imobilizado para a operação e resultado financeiro das organizações.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima