No processo de controle do patrimônio, é extremamente relevante a correta verificação do estado dos ativos do empreendimento (ativo imobilizado, tangível, etc). Em alguns casos, a depreciação destes bens podem ter sofrido algumas alterações. Tais, sejam por mudanças legislativas, depreciação acelerada, ou mudanças no mercado.
Guia de Conteúdo
ToggleEngenharia de Avaliação e Gestão Patrimonial
Nos aspectos relevantes a Gestão do Patrimônio, a engenharia de avaliações domina os métodos, ferramentas e recursos necessários para um trabalho de consultoria patrimonial no empreendimento. Com serviços especializados na elaboração de laudos, testes e afins, para ratificar o estado do ativo.
Verificação do Estado do Ativo – Laudo de Avaliação ?
Umas das possibilidades na verificação dos ativos do empreendimento, é a execução de um laudo de avaliação. Desta forma, é seguido um processo metódico identificando as características atuais do ativo, muito empregada no controle patrimonial.
Depreciação Acelerada – Laudo de Vida Útil ?
Alguns ativos do empreendimento podem sofrer depreciação acelerada por motivos diversos. Desta forma é interessante ter total controle dos bens para auxiliar a Gestão Patrimonial eficiente. Através do laudo de vida útil, é possível verificar o estado do ativo relevante a sua vida útil e as expectativas de duração diante desta.
Gestão Patrimonial e a Redução ao Valor Recuperável de Ativos
Com as mudanças na legislação brasileira para adequação aos métodos utilizados comumente em outros países, foi anunciado pelo comitê de pronunciamentos contábeis, chamado de CPC, o Pronunciamento contábil CPC 01, ratificando os aspectos relevantes a redução ao valor recuperável de ativos (como nos ativos de longa duração) com necessidade de efetuação de teste de recuperabilidade de ativos na verificação de enquadramento dos determinados bens.
Teste de Impairment (impairmant) e Teste de Recuperabilidade
Para documentar as necessidades da redução ao valor recuperável de ativos diante a mudança na lei 11.638/07, é necessário a realização do teste de impairment (impairment test, impairmant), também conhecido como teste de recuperabilidade, desta forma, munido do resultados dos testes é possível verificar os registros na contabilidade do valor do ativo em questão e o valor do mesmo no mercado, realçando a necessidade de redução verificado as diferenças. Tal verificação e atualização de dados é totalmente relevante e eficiente na Gestão Contábil devido ao auxílio eficaz no balanço patrimonial.
Revisão de Taxas de Depreciação e Inventário Físico
Um método eficiente para controle da revisão de taxas de depreciação do empreendimento, é ter um correto inventário de patrimônio. Ter o inventário físico dos bens corretamente atualizados e com precisão nos dados. Este que é um aspecto base e fundamental para o controle da qualidade dos processos, almejada na busca do controle da qualidade total (TQC).