Gestão Patrimonial – Revisão de Taxas de Depreciação

Aspectos relevantes do ponto de vista de gestão Patirmonial, perante a revisão de taxas de depreciação. Entenda seu impacto, os testes e laudos necessário, além da essencialidade de profissionais capacitados no processo de Engenharia de Avaliações.

 

No processo de controle do patrimônio, é extremamente relevante a correta verificação do estado dos ativos do empreendimento (ativo imobilizado, tangível, etc). Em alguns casos, a depreciação destes bens podem ter sofrido algumas alterações. Tais, sejam por mudanças legislativas, depreciação acelerada, ou mudanças no mercado.

Engenharia de Avaliação e Gestão Patrimonial

Nos aspectos relevantes a Gestão do Patrimônio, a engenharia de avaliações domina os métodos, ferramentas e recursos necessários para um trabalho de consultoria patrimonial no empreendimento. Com serviços especializados na elaboração de laudos, testes e afins, para ratificar o estado do ativo.

Verificação do Estado do AtivoLaudo de Avaliação ?

Umas das possibilidades na verificação dos ativos do empreendimento, é a execução de um laudo de avaliação. Desta forma, é seguido um processo metódico identificando as características atuais do ativo, muito empregada no controle patrimonial.

Depreciação AceleradaLaudo de Vida Útil ?

Alguns ativos do empreendimento podem sofrer depreciação acelerada por motivos diversos. Desta forma é interessante ter total controle dos bens para auxiliar a Gestão Patrimonial eficiente. Através do laudo de vida útil, é possível verificar o estado do ativo relevante a sua vida útil e as expectativas de duração diante desta.

Gestão Patrimonial e a Redução ao Valor Recuperável de Ativos

Com as mudanças na legislação brasileira para adequação aos métodos utilizados comumente em outros países, foi anunciado pelo comitê de pronunciamentos contábeis, chamado de CPC, o Pronunciamento contábil CPC 01, ratificando os aspectos relevantes a redução ao valor recuperável de ativos (como nos ativos de longa duração) com necessidade de efetuação de teste de recuperabilidade de ativos na verificação de enquadramento dos determinados bens.

Teste de Impairment (impairmant) e Teste de Recuperabilidade

Para documentar as necessidades da redução ao valor recuperável de ativos diante a mudança na lei 11.638/07, é necessário a realização do teste de impairment (impairment test, impairmant), também conhecido como teste de recuperabilidade, desta forma, munido do resultados dos testes é possível verificar os registros na contabilidade do valor do ativo em questão e o valor do mesmo no mercado, realçando a necessidade de redução verificado as diferenças. Tal verificação e atualização de dados é totalmente relevante e eficiente na Gestão Contábil devido ao auxílio eficaz no balanço patrimonial.

Revisão de Taxas de Depreciação e Inventário Físico

Um método eficiente para controle da revisão de taxas de depreciação do empreendimento, é ter um correto inventário de patrimônio. Ter o inventário físico dos bens corretamente atualizados e com precisão nos dados. Este que é um aspecto base e fundamental para o controle da qualidade dos processos, almejada na busca do controle da qualidade total (TQC).

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Comitê de Pronunciamento Contábeis

Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Mudança Lei 11.638/07

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis reitera o pronunciamento técnico CPC 01 sobre a Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Conforme Art. 3º, Considera-se de grande porte, para fins exclusivos desta lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00”

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 04 e o Ativo Intangível

O objetivo do presente Pronunciamento Técnico é o de definir o tratamento contábil dos ativos intangíveis que não são abrangidos especificamente em outro Pronunciamento e estabelecer que uma entidade deve reconhecer um ativo intangível apenas se determinados critérios especificados nesse Pronunciamento forem atendidos.

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 14 e os Instrumentos Financeiros

O Pronunciamento Técnico CPC 14 tem por objetivo estabelecer princípios para o reconhecimento e a mensuração de ativos e passivos financeiros e de alguns contratos de compra e venda de itens não financeiros e para a divulgação de instrumentos financeiros derivativos.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima