O Controle Patrimonial e a relevância no processo de reavaliação patrimonial
Sabe-se a total necessidade de utilização dos processos de reavaliação patrimonial dentro dos procedimentos internos do emrpeendimento. Este aspecto, é também necessário para que o gestor, além do departamento contábil garantam um controle patrimonial eficiente. Deste princípio, há a necessidade da reavaliação patrimonial afim de garantir a correta mensuração de valores dos bens (ex.: ativo imobilizado). Pois os mesmos podem sofrer desgastes, estes por depreciação acelerada, turnos prolongados, ou mesmo alteração em sua capacidade de gerar receita, ou variações no mercado.
Para realização de todo o processo de reavaliação patrimonial, é necessário acessoria de profissionais técnicos da área de engenharia de avaliações. Após o processo primordial de avaliação, e amparados com os resultados do laudo técnico de reavaliação de bens, é então elaborado as modificações necessárias a serem inseridas dentro do balanço patrimonial, além dos lançamentos contábeis dos elementos patrimoniais.
Controle Patrimonial e a solidez econômica
Com o controle patrimonial atualizado dentro do empreendimento, aprimorado com todas as técnicas de reavaliação de ativos necessárias, além de total controle dos ativos (código de barras, rfid, plaquetas) é possível ter o controle do patrimônio líquido do empreendimento. Dentro deste escopo, destaca-se novamente, a técnica de reavaliação, que também permite o lançamento contábil da reserva de reavaliação que contribui para este aumento.
É importante destacar que as técnicas de reavaliação patrimonial, são empregadas dentro do escopo dos ativos tangíveis do imobilizado, ou mesmo o ativo imobilizado, estes que tenham continuidade. Esta continuidade é entendida como a garantia de geração de receita, com a devida vida econômica.
Destaca-se então, dentro do âmbito de aumento do patrimônio líquido do empreendimento, este que direcionado com as técnicas de reavaliação e controle patrimonial, o favorecimento aos comparativos de capitais distintos, podendo ser feito analogias dentro da gestão patrimonial da empresa, garantindo a confirmação, ou não, a contribuição dos capitais próprios diante o resguardo da composição do capital de terceiros. Com este comparativo, é possível confirmar diante a relação dos capitais próprios, a salvaguarda dos mesmos que demonstram referentes ao capital de terceiros na estrutura de capital.
Reavaliação e Controle Patrimonial X Gestão Patrimonial
Em suma, é importante e oportuno destacar que o lançamento do valor da reavaliação patrimonial (este que substituirá o valor do bem), contribui ao aumento do patrimônio contábil do empreendimento, destacando-se no aumento da confiabilidade do empreendimento diante a questões financeiras, além de favorecer o real estado da gestão patrimonial diante os acionistas.