Etiquetas Inteligentes RFID, qual escolher?

Selecionar Etiquetas Inteligentes RFID

A tecnologia de identificação por radiofrequência (Etiquetas Inteligentes RFID) está crescendo exponencialmente à medida que a demanda global por automação e coleta de dados aumenta, e isso porque essa tecnologia oferece inúmeros benefícios para muitos setores. Por exemplo, por mais de uma década, as indústrias de vestuário utilizam etiquetas RFID smart labels para melhorar a visibilidade do estoque, evitar falsificações e obter eficiência no atendimento.

De acordo com o artigo da revista americana Forbes, a Macy’s, Walmart e o Target expandiram o uso de RFID para marcar e rastrear todos os itens em suas lojas e centros de atendimento. A marcação RFID tem muitas aplicações diferentes, pois pode automatizar desde o rastreamento de ativos fixos até o controle de estoque. Alguns dos resultados da implementação da tecnologia experimentada pela Macy’s incluem um aumento de 6,1% no atendimento de pedidos de mercadorias etiquetadas – quando comparado a não etiquetado -, diminuição da falta de exibição de 30% para 6% e menor variação de estoque em 4,5% (McKevitt, 2017, Thau, 2017).

Quais pontos devem ser considerados para o pedido de etiquetas RFID?

Etiquetas inteligentes RFID - Qual escolher?

Dada a ampla aplicação da tecnologia, os clientes geralmente não têm certeza sobre as etiquetas ou tags RFID corretas para selecionar para seus projetos. É importante que os clientes considerem o caso de uso da solução – principalmente, devem informar se os RFIDs serão aplicados em superfícies metálicas ou não metálicas; e isso porque as etiquetas híbridas RFID Hybrid labels e etiquetas on-metal tags são especialmente fabricadas para não apresentar interferência de sinal quando afixadas em superfícies metálicas e não metálicas, permitindo a rotulagem de ativos e objetos metálicos ou não metálicos com um desempenho de leitura excepcional.

Etiqueta RFID ativo ou passivo?

Outro ponto é distinguir os tipos de RFID entre ativos e passivos. Um RFID ativo armazena baterias para enviar constantemente ondas de radiofrequência. Esses RFIDs geralmente são acompanhados por um leitor fixo que coleta os dados e envia as informações de rastreamento para o software de gerenciamento no aplicativo móvel ou computador. Um RFID passivo emite ondas de radiofrequência usando o campo eletromagnético ativado por leitores fixos ou portáteis.

 

Tanto o RFID ativo quanto o passivo podem atender aos requisitos de impressão e codificação nos quais um ID eletrônico (código EPC) pode armazenar quaisquer dados – como o grupo de ativos, fabricante fornecedor do ativo e/ou seu número de código de barras – codificado (aplicado) às etiquetas e chip de etiquetas. Observe que o formulário codificado pode seguir o código de barras impresso na face das etiquetas/tags. A maioria das etiquetas e etiquetas RFID são imprimíveis, e isso permite que os clientes incluam identificadores exclusivos, como números de série de código de barras ou códigos QR.

Além disso, é recomendado que os clientes especifiquem detalhes sobre seu ambiente operacional, onde exige etiquetas ou tags RFID que resistam a condições adversas – como altas temperaturas, produtos químicos, vibração (etc.). Para que se possa sugerir o formato e as dimensões mais adequados – alguns exemplos de formatos de etiquetas RFID incluem etiquetas, hangtags, tecidos, etiquetas rígidas (etc.) com diferentes dimensões de tamanho.

Em geral, quanto mais informações podem ser fornecidas contribui diretamente para a identificação da solução RFID correta para a aplicação exclusiva de cada cliente.

Leia também sobre a tecnologia de etiquetas hibridas contra interferências eletromagnéticas em superfícies metálicas.

 

Quaisquer outras questões? Gostaria de aprender mais?

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre a tecnologia RFID e como implementá-la, sinta-se à vontade para entrar em contato com [email protected] com seus pontos ou agendar um bate-papo virtual ou uma reunião no escritório.

CONTATE-NOS!

 

Referências

McKevitt, J. (2017, April 20). Macy’s RFID effort boosts sales, fulfillment. Supply Chain Dive. Retrieved January 15, 2022, from https://www.supplychaindive.com/news/RFID-Macys-success-inventory-fulfillment-markdown-Platt/440827/

0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentarios
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Informações Relevantes
Guia de Navegação
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Em destaque
Posts Relacionados