Gestão e organização de prateleiras de supermercado

Quer saber como fazer uma organização de prateleira de supermercado eficiente? Confira as nossas dicas e saiba tudo sobre o tema.

Se você trabalha nesse ramo, a gestão de prateleira de supermercado é algo que você precisa levar a sério. Afinal de contas, o modo como você expõe seus produtos é determinante para a captação da atenção dos seus clientes, dentre outras coisas.

Por isso, saber como arrumar as gôndolas, como fazer com que os produtos sejam notados e organizá-los de maneira a otimizar o tempo do seu cliente é de fundamental importância.

Pensando nisso, hoje trouxemos muitas dicas e informações para te ajudar com a gestão de prateleira de supermercado! Então, leia até o final, pois neste artigo vamos ver, dentre outras coisas:

  • A gestão eficiente de prateleira de supermercado é uma necessidade para qualquer empreendedor que queira se manter e crescer no mercado do comércio varejista;
  • Contratar pessoal competente para fazer a gestão de prateleira de supermercado é primordial para quem quer manter o negócio organizado, mas não tem tempo hábil para fazer isso por conta própria;
  • Existem práticas e medidas que, quando tomadas, tornam o estabelecimento mais eficiente e atrativo para os consumidores;
  • Automatizar processos e utilizar tecnologias avançadas, como as etiquetas eletrônicas (ESL) é um dos métodos mais eficientes de tornar a gestão de prateleira de supermercados mais simplificada e ágil;

Sendo assim, acompanhe até o fim para não perder nenhuma dica importante!

O que é gestão de prateleira de supermercado?

Gestão de prateleira de supermercado consiste em uma série de estratégias usadas para acompanhar de perto os produtos em suas gôndolas.

Desse modo, você pode gerenciar a quantidade de produto estocado, as datas de validade, dentre outras informações sobre as mercadorias dentro do seu estabelecimento comercial.

Afinal, saber tudo sobre os itens disponíveis para a venda em seu comércio, além de facilitar na hora de oferecer promoções, traz diversas outras vantagens.

Com isso, já temos a ideia de que essa prática traz algumas vantagens reais para o seu negócio, mas quais são elas? É disso que iremos falar no próximo tópico.

Porque é necessário fazer a gestão de prateleira de supermercado?

Saber o que você está vendendo, qual a quantidade das mercadorias que você tem disponível e qual o volume de vendas desses produtos é algo muito importante em qualquer comércio.

Afinal, sem essas informações, pode acontecer de você ficar sem um produto super procurado por seus clientes por não saber que ele está acabando em seus estoques.

Ou então, você comprar uma grande quantidade de mercadorias junto ao fornecedor que não tem muita saída e acabar ficando com elas empacadas nas gôndolas.

E isso são apenas alguns exemplos, além de que mal saímos do estoque! Isso porque, quando os produtos chegam às prateleiras, a atenção com a gestão deles é ainda mais crucial.

A maneira como os produtos são dispostos, como veremos mais tarde, são determinantes para que eles sejam ou não adquiridos pelo consumidor.

Então, negligenciar esse processo é, literalmente, jogar dinheiro fora!

E para te ajudar a impedir que vendas sejam perdidas apenas pelo fato de os produtos não estarem corretamente dispostos nas gôndolas, vamos te mostrar como fazer a organização de prateleiras de maneira eficiente nos tópicos que se seguem.

gestão e organização de prateleiras em supermercados

Como fazer a gestão de prateleira de supermercado?

Dentro de qualquer comércio, em especial nos supermercados, a quantidade de produtos é muito grande. Sendo assim, é extremamente importante estabelecer e seguir uma estratégia para gerenciar toda a trajetória desses produtos.

Então, para acompanhar o produto desde a sua chegada até a compra deles pelos clientes, existem diversas medidas que você pode tomar e passos que deve seguir para conseguir fazer uma gestão de prateleira de supermercado eficiente.

Sem contar que, sabendo fazer a gestão correta dos produtos nas gôndolas, você pode aumentar suas vendas. Isso ocorre pois o modo de organizar as mercadorias pode influenciar a decisão dos clientes em efetivar a compra.

E dentre as principais ações que você deve usar para alcançar bons resultados com a gestão de prateleira de supermercado podemos citar algumas. Acompanhe em seguida.

Saber utilizar o seu espaço

Não importa o tamanho da sua loja: é de extrema importância que você saiba usar bem o espaço que você tem disponível.

Afinal de contas, você não pode desperdiçar espaço, mas também não deve deixar o ambiente entulhado. Isso pode confundir seus clientes, atrapalhar a passagem dos carrinhos e deixar o local sem acessibilidade para portadores de necessidades especiais, por exemplo.

No que diz respeito às prateleiras ou gôndolas, a área ocupada por elas em seu supermercado deve ser, de modo ideal, de 40% da área total.

Com isso, você consegue organizar e expor uma grande quantidade de mercadorias sem ter problemas de circulação e locomoção para isso.

Além disso, você pode usar alguns truques para dar amplitude ao espaço, como usar espelhos e iluminação especial, por exemplo, em especial se a sua loja é compacta.

Mostrar os produtos certos

É cientificamente comprovado que tudo o que está no centro do nosso campo de visão recebe mais atenção.

Desse modo, se você colocar os produtos mais nobres, ou seja, aqueles com valor agregado maior e que trazem mais lucro, no centro e no alto da prateleira, as chances de que o cliente os compre são maiores.

Você pode, ainda, usar esse mesmo truque para deixar as coisas mais fáceis para o seu cliente, e colocar os produtos mais buscados nas partes centrais das gôndolas.

As gondolas que ficam próximas do caixa também funcionam muito bem, pois maximizam a venda de determinados produtos. Quando a pessoa aguarda na fila, acaba ficando muito tempo em contato com aqueles produtos, propiciando, então, a compra.

Lembre-se de utilizar os produtos certos nessa seção de seu estabelecimento, para conseguir realizar as vendas de forma mais facilitada.

Saber organizar as mercadorias de alta rotatividade

Assim como os produtos mais nobres, vamos dizer assim, devem ficar em um local de destaque para serem notados, os mais básicos podem ficar na parte inferior ou em outros lugares das gôndolas.

Afinal, mesmo que os consumidores não vejam de imediato esses produtos, eles irão procurar por eles de qualquer modo. Sendo assim, você pode colocá-los nas áreas em volta da central e deixar o centro para as mercadorias que irão trazer um lucro maior para você.

Essa organização faz total diferença na hora de bater as contas do seu mercado. Sendo assim, não deixe de realizar essa organização inteligente para conseguir um lucro maior.

Organizar os produtos para crianças

Ainda falando sobre a organização do espaço com intuito de facilitar a sua visualização por parte dos clientes, é importante pensar em todos os públicos na hora de fazer a gestão de prateleira de supermercado.

E um público potencialmente muito lucrativo e que por vezes fica esquecido pelo ramo dos supermercados é o das crianças.

Afinal de contas, muitos adultos costumam levar os filhos para acompanhá-los nas compras de mantimentos. E se você é pai ou mãe deve saber que raramente um pedido dos pequenos não é atendido por nós!

Então, procure deixar os produtos que chamam a atenção das crianças, como doces, salgadinhos, guloseimas e até mesmo artigos infantis de higiene, nas prateleiras inferiores.

Dessa forma, essas mercadorias ficarão no campo de visão das crianças, o que aumenta as chances de eles pedirem por elas para os pais. E, como já vimos, tudo o que fica na área central da nossa vista, é facilmente notado.

Manter o sentido da direita para a esquerda

Outro fato comprovado cientificamente é o de que a grande maioria dos consumidores costuma fazer suas compras seguindo o sentido da direita para a esquerda.

Isso acontece por causa do sentido natural do fluxo, que é seguido instintivamente pela maior parte das pessoas.

Assim sendo, outra coisa que você pode usar para fazer a gestão de prateleira de supermercado de maneira eficiente é colocar os produtos com maior potencial de venda e de gerar lucro na prateleira da direita.

Dessa maneira, enquanto andam pela sua loja, a atenção dos consumidores será chamada naturalmente para as mercadorias que você tem mais intenção de vender.

Acompanhar as novas tecnologias

Um ponto crucial a ser seguido, não só para a gestão de prateleira de supermercado, mas também para qualquer área do seu negócio é estar sempre aberto à inovação.

Afinal, se você não faz isso, sempre pode haver um concorrente que o faça e acabe por abocanhar toda a sua clientela.

Portanto, não deixe de investir em tecnologias que ajudem seu negócio a se tornar mais atrativo para o seu público. Isso tudo além de fazer com que ele fique mais fácil de ser gerenciado e tenha mais facilidade em crescer e prosperar.

Como estamos falando de gestão de prateleira de supermercado, uma das ferramentas que você pode usar para tornar essa tarefa mais eficiente e fácil são as etiquetas eletrônicas.

Isso porque, com essas etiquetas, você pode:

  • Acompanhar de perto cada produto que entra e que sai da sua loja;
  • Saber a geolocalização de cada mercadoria dentro do seu comércio, esteja ela nas gôndolas, no estoque ou nos caixas;
  • Saber informações atualizadas e detalhadas em tempo real sobre quantidade de estoque, prazos de validade, dentre outras;
  • Automatizar processos de alteração de preços, o que proporciona mais agilidade para lançar campanhas promocionais, por exemplo;
  • Estabelecer uma conexão melhor com seu cliente, pois ele pode interagir com as etiquetas eletrônicas para saber informações nutricionais e muitas outras através de QR codes e links, etc.

Organização

Por meio das etiquetas eletrônicas, você consegue, ainda, reunir diversos tipos de informações sobre os produtos em um único lugar. Isso ocorre já que o sistema integra as ESL ao computador central da empresa.

Desse modo, fica mais fácil para você saber, por exemplo, quais são as mercadorias que tem mais rotatividade e que podem ficar nas prateleiras menos “nobres”, digamos assim.

Você pode também saber quais produtos estão próximos da data de vencimento de validade, para colocá-los em promoção mais rapidamente e, assim, conseguir vendê-las antes que vençam, o que minimiza as perdas.

Enfim, são muitas as vantagens de se usar as etiquetas eletrônicas em seu supermercado! E olha que elas são apenas uma das etapas de automação de processos no comércio varejista que, provavelmente, será uma realidade em um tempo breve.

E para acompanhar essa evolução e não ficar para trás da concorrência, você deve sair na frente e se valer dessas ferramentas tecnológicas.

Investir em empresas especializadas

Além de investir em novas tecnologias, é de suma importância que você não negligencie a gestão de prateleira de supermercado e nem nenhuma área do seu comércio.

Então, caso você não tenha tempo hábil ou mesmo conhecimento suficiente para traçar, aplicar e acompanhar essas estratégias, é preciso contratar empresas especializadas para fazê-lo.

Afinal, ninguém sabe fazer tudo e nem consegue fazer tudo sem ajuda! E nenhuma empresa consegue crescer e se manter no mercado quando seu dono não sabe delegar.

Prova disso é que a grande maioria das empresas varejistas já consolidadas no mercado utilizam os serviços de especialistas para fazer a organização de prateleiras e de muitos outros processos dentro de seus estabelecimentos.

gestão e organização de prateleiras em supermercados

Afinal, fazer a gestão de prateleira de supermercado faz diferença?

Depois de tudo que já vimos aqui, podemos avisar que fazer a gestão de prateleiras não só faz diferença como também é crucial para o sucesso de qualquer comércio varejista.

E isso é ainda mais acentuado nos supermercados, onde a rotatividade dos produtos é maior!

Afinal, além de todos os fatores sobre os quais já falamos, a organização correta denota um maior profissionalismo e a ausência dela causa certa desconfiança por parte do consumidor.

Para ilustrar, imagine que você esteja caminhando pelos corredores de um supermercado. Em seguida, vê alguns pacotes de produtos misturados e colocados de qualquer maneira nas gôndolas.

Mesmo que eles estejam dentro do prazo de validade e que sejam de uma marca boa, a chance de que você não compre este produto é alta, não é mesmo?

Agora imagine que acontece de o produto estar sem etiqueta de preço ou que o valor informado seja diferente na hora de passá-lo no caixa. Isso geraria ainda mais frustração.

Ambos esses exemplos podem ser problemas muito recorrentes em comércios que não tenham uma gestão de prateleira de supermercado eficiente.

E a melhor maneira de prevenir esse tipo de transtorno, que pode lhe custar a credibilidade, clientes e dinheiro, é aplicar as dicas que te demos aqui!

Agora que você já sabe tudo sobre gestão de prateleira de supermercado, não perca mais tempo, clientes e dinheiro! Comece agora mesmo a trabalhar para colocar essas dicas em prática e alavanque as suas vendas!

0 0 votes
Avaliação do artigo
0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentarios
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Informações Relevantes
Não perca o controle do seu inventario gerencie seus ativos de forma profissional com nossas ferramentas
Guia de Navegação
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Em destaque
Conteúdo Relacionados
Conteúdo