Todos os gestores e empresários precisam saber o quanto sua empresa vale. E isso para que eles possam verificar a saúde financeira do negócio e se ele está atingindo seu objetivo de gerar lucros. Para essa finalidade, há duas maneiras distintas de calcular o valor de uma empresa. Enquanto uma delas é pelo valor de mercado, a outra forma é pelo valor patrimonial.
O valor de mercado tem duas aplicações, mas ambas refletem o valor que o mercado determina para um produto ou para uma empresa.
Isso significa que para o meio comer, esse valor é a unidade monetária de um produto ao considerar a lei da oferta e demanda e a concorrência. Já para a economia, valor de mercado se refere à quantidade de ações de uma empresa que possui capital aberto.
Por outro lado, o valor patrimonial é aquele que se encontra no balanço patrimonial da companhia. É esse valor engloba tanto os bens e direitos (ativos) e dívidas e obrigações (passivos) e mostra todo o histórico econômico e financeiro institucional.
Esses dois conceitos essenciais para os gestores farão com que eles conheçam a economia de sua empresa. E, com isso, tenham informações cruciais para a melhor gestão da saúde financeira institucional.
Qual a distinção entre valor de mercado e valor patrimonial de uma empresa?
Para encontrar informações sobre o quanto uma empresa vale para o mercado, usa-se o valor de mercado. Mas se o intuito é saber o valor de uma empresa para que os investidores saibam informações sobre o patrimônio. Pois esse valor efetivamente demonstra o patrimônio total de uma pessoa física ou jurídica.
Assim, o valor patrimonial representa uma unidade monetária mais técnica. Afinal, ele demonstra os recursos financeiros da empresa que calcula seus ativos e passivos e se insere no balanço patrimonial.
O valor de mercado demonstra o quanto uma empresa ou serviço valem dentro do mercado. Para verificar o preço de uma empresa, considera-se as ações dela na bolsa de valores. Já os bens têm seu valor de mercado definido pela comparação com produtos semelhantes. No entanto, ambos consideram a oferta e demanda para determinar seu valor de mercado.
Mesmo com suas divergências e diferentes objetivos, tanto o valor patrimonial quanto o valor de mercado são extremamente relevantes para investimentos e investidores.

Qual a diferença entre valor de mercado e valor justo?
O valor de mercado é o preço que o mercado coloca em uma empresa e serviço. Assim, ele mensura o valor de uma empresa ou de um bem de acordo com pesquisas de mercado. Essas pesquisas envolvem diversos fatores como concorrência, demanda, localização e oferta do produto. Assim como as ações de uma empresa dentro da bolsa de valores.
O valor justo é definido pela norma técnica CPC 46 como o valor atual do ativo que aparece depois de ser mensurado por pesquisas de mercado. Assim, o valor justo usa do valor de mercado como uma referência para encontrar o seu verdadeiro preço.
Qual a diferença entre o valor de livro e o valor patrimonial de uma ação?
O valor de livro é um termo usado para mostrar o valor de uma empresa de acordo com suas demonstrações financeiras. Outra denominação para esse termo é valor contábil que demonstra no balanço patrimonial a quantia de registro de um ativo ou passivo.
Assim, o valor de livro avalia, precisamente, o valor de uma companhia para que os investidores do mercado de ações saibam sobre quais ações comprar ou vender.
O valor patrimonial, ou VP, caracteriza-se por ser o valor contábil de uma companhia e se calcula com base em seu patrimônio líquido total. No entanto, há uma diferença entre o VP e o VPA, o valor patrimonial por ação. O último engloba o patrimônio líquido total da empresa (PL) dividido pelo número de ações dela.
Portanto, a diferença entre valor de livro é valor patrimonial de uma ação é que o VPA considera o número de ações de uma companhia. Já o valor contábil não.
Como calcular o valor de uma empresa pelo balanço patrimonial?
Para se calcular o valor de uma empresa pelo balanço patrimonial, a empresa deverá usar do valuation. Ele é um processo que estimará o valor de uma empresa de acordo com um método quantitativo. Por isso, sua base são informações e dados variáveis que precisam possui mensuração anterior.
Especificamente, calcular o valuation pelo balanço patrimonial deverá somar todos os ativos da empresa e subtrair seus passivos. Portanto, a formula para calcular o valor de uma empresa é:
- Valuation = ativos – passivos
Qual a diferença entre valor nominal e real?
Valor nominal e valor real são outros conceitos distintos que muitas vezes as pessoas confundem. Dessa forma, valor nominal diz respeito ao valor do preço no exato momento em que se faz o cálculo. De modo a ser o preço de emissão que é aquele do montante.
O valor real considera as mudanças da inflação sobre qualquer tipo de ação, título ou investimento. Por isso, implica em um novo custo por demonstrar o poder aquisitivo de uma quantia, mas considerando o passar do tempo.
Qual o VPA ideal de uma ação?
O VPA é o valor patrimonial por ação de uma empresa. Ele é uma métrica fundamental por considerar o patrimônio líquido da empresa dividido pelas suas ações. O que faz com que ele seja uma base de avaliação de valorização dos ativos da companhia.
Quem usa o VPA tem foco nos resultados da empresa a longo prazo por mostrar um panorama de riscos em relação a compra ou não de um ativo.
Por isso, mesmo que o VPA seja importante para minimizar os riscos de uma compra de ativos, não há um valor ideal de VPA. Ou seja, o mercado não define essa métrica por ele ser variável por conta dos diferentes setores e períodos da empresa.
Isso significa que não há um VPA ideal de uma ação, apenas informações para auxiliar na gestão de ativos e na sua possível compra.

O que quer dizer valor patrimonial?
O valor patrimonial de uma empresa, ou VP, apresenta o valor resultante da diferença entre todos os ativos e todos os passivos. Por isso, ele é o valor total de todos os recursos da companhia que surgem no balanço patrimonial.
Qual é o valor do seu patrimônio?
Para encontrar o valor do seu patrimônio, seja jurídico ou físico, há uma fórmula. Já que ele se calcula ao dividir o patrimônio líquido (PL) pelo número de ações da companhia. Assim, a formula é:
- Valor patrimonial = Patrimônio líquido/número de ações da empresa
Para encontrar o patrimônio líquido, deve-se saber o valor do capital social da empresa com as suas reservas de lucro que se acumularam com o tempo. Por isso, quanto maior o PL, maior será o VP. E quanto maior o número de ações, menor será o resultado total.
Como fazer o cálculo do balanço patrimonial?
O balanço patrimonial apresenta três principais aspectos: os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa. Por isso, o balanço patrimonial precisa ter igualdade entre seus três itens e para calculá-lo usa-se a formula:
- Ativo = passivo + patrimônio líquido.
Qual é o objetivo do balanço patrimonial?
O balanço patrimonial tem como objetivo mostrar, tanto qualitativa quanto quantativamente, o todo que uma companhia tem. Esse balanço se organiza em tabelas que possuem blocos para que o gestor consiga visualizar de forma clara a situação da empresa.
Esses blocos demonstram a situação contábil e econômica pelas informações detalhas sobre os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa. Portanto, o objetivo do balanço patrimonial é ser um relatório contábil que avalia o financeiro e e patrimonial da empresa em determinado período de tempo.
O que é preço de mercado?
O preço de mercado é uma outra forma de intitular o valor de mercado. Desse modo, o preço de mercado é valor que um bem, serviço ou ativo financeiro tem quando é comprado ou ofertado. Para encontrá-lo, é preciso considerar a lei da oferta e demanda e a concorrência dentro do mercado. Pois é assim que uma empresa saberá quanto ela ou seu produto valem para o mercado.
O que é preço de mercado de um imóvel?
O preço de um mercado de um imóvel é quanto um imóvel valerá dentro de um mercado. Para encontrar esse preço, há algumas variáveis que o vendedor precisa levar em conta. Por exemplo, o proprietário compra o imóvel por um preço X, no entanto, ao vendê-lo pode ser que o preço seja maior ou menor do que o de compra, por conta da localização, mercado e concorrência.
Como é calculado o valor de mercado?
O valor de mercado, também intitulado de VM, se calcula de uma forma muito simples ao ser a multiplicação entre o total de ações pertencentes aos acionistas e as cotações da empresa. Por isso, sua formula é:
- Valor de mercado = Número de ações emitidas x cotação.
Portanto, o valor de mercado é responsável por demonstrar o preço pelo qual a empresa se negocia no mercado. E isso dentro de um período específico de tempo, afinal as cotações e números de ações são variáveis e suscetíveis a mudanças.
O que é valor de mercado do patrimônio líquido?
O patrimônio líquido é a riqueza que uma companhia possui, sendo o que pertence aos seus acionistas e a diferença entre os passivos e ativos da empresa. Já o valor de mercado é quanto uma empresa ou seus produtos valem de acordo com a lei de oferta e demanda do mercado.
A relação entre ambos é que o valor de mercado é um meio dos investidores avaliarem o atual PL da companhia. Para achá-lo, apenas se deve multiplicar o total de ações pela cotação de mercado.
Assim, se uma empresa negocia sua ação abaixo do seu patrimônio líquido, não significa que ela é barata. E isso porque considera-se a rentabilidade e os custos anteriores, que podem não ser verídicos.