Controle Patrimonial, Goodwill Negativo e o Deságio

Entenda o conceito de Goodwill dentro do contexto de Gestão e Controle Patrimonial. Entenda suas características e relações perante o controle do patrimônio

Analogias sobre Definição de GoodWill

controle patrimonial goodwill

De forma sucinta e análoga, há várias definições relevantes a goodwill. Desta forma, devido a subjetividade de sua representação há várias discussões sobre o assunto.

Goodwill é entendido por alguns estudiosos como sendo basicamente um ativo intangível, considerado também como fundo de comércio. É verificado as diferenças destacadas nas definições do goodwill, este que também é considerado por muitos como sendo lucro anormal, referenciado por um valor além do esperado. Desta forma, o empecilho diante do goodwill é a mensuração do valor dos benefícios futuros esperado diante do valor atual. Outra analogia referente ao goodwill é que este tem relevância ao conceito econômico de ativo, porém o lucro contábil toma por referência o custo para a base de valor.

Características do Goodwill

Sinergia Goodwill - Controle patrimonial

É interessante ressaltar uma das características marcantes do goodwill, que é a inseparabilidade do mesmo, que pode ser descrito como a não possibilidade de identificação do mesmo como uma máquina, ou imóvel, ou outro ativo tangível, pois desta forma ele perderia sua identificação, pois o goodwill é gerado pela sinergia existente entre os ativos, e não sendo caracterizado como este.

Incertezas de Geração de Benefícios e o Goodwill

Uma das características atribuídas ao conceito de goodwill é devido a incerteza diante a geração dos benefícios futuros prováveis, também podendo citar a impossibilidade do uso alternativo.

O Goodwill negativo

É ressaltado sobre estudiosos no assunto (Hendriksen – 1999) a dificuldade em delimitar a existência de goodwill com valor negativo, segue a analogia:

“[…] Pois, se a empresa valesse em conjunto menos do que seus ativos separadamente, os proprietários anteriores certamente os teriam vendido separadamente. […]”

Goodwill Negativo

Porém, sabe-se que da mesma forma que um empreendimento tem possibilidade de gerar lucros diferenciados com utilização de seus ativos, estes ligados a fatores administrativos, sinergia de clientes e funcionários além de uma gestão patrimonial eficiente. Há também a possibilidade que estes não ocorram, ou aconteçam de forma não satisfatória, além de outros fatores que depreciam sua estrutura. A partir deste ponto de vista, os gestores do empreendimento podem optar pela venda do seu patrimônio abaixo de valor de mercado. Analogamente, uma possibilidade de compra vantajosa, ou mesmo, uma venda desfavorável.

Controle PatrimonialGoodwill e o Deságio

Um nome mais comum utilizado como referência ao goodwill negativo é o chamado deságio, no qual se destaca pela diferença entre o valor contábil dos ativos adquiridos perante o seu valor de aquisição.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Comitê de Pronunciamento Contábeis

Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Mudança Lei 11.638/07

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis reitera o pronunciamento técnico CPC 01 sobre a Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Conforme Art. 3º, Considera-se de grande porte, para fins exclusivos desta lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00”

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima