Gestão Patrimonial e Teste de Recuperabilidade de Ativos

Balanço Patrimonial
A necessidade de efetuar o Teste de Recuperabilidade de Ativos, devido as mudanças na legislação vigente. Entenda o processo, e a relevância em efetuar uma consultoria especializada de Gestão Patrimonial em seu empreendimento.

 

Ativo – Analogias Gerais e Definição

Pela Deliberação CVM 539/2008 temos:

“(…) Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade (…).”

Esta definição apresentada pelo pronunciamento CPC: “ Estrutura Conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis” se difere um pouco da idéia geral que temos sobre os ativos do empreendimento dentro do âmbito de Gestão do Patrimônio.

De forma geral, temos como definição particular para o conceito de ativo, como este sendo os bens e os direitos do empreendimento. Este tipo de conceito é voltado a ligação que se tem ao custo e também a propriedade ligada ao ativo. É feito a ligação do mesmo diretamente aos investimentos feitos pelo empreendimento ao adquiri-lo.

Teste de Recuperabilidade de Ativos

O Teste de Recuperabilidade de Ativos, conhecido também como Teste de Impairment, ou somente Impairment,tem como princípio primordial a adequação as normas contábeis brasileiras perante as normas internacionais. Este foi necessário devido as mudanças na lei 11.638/07, juntamente com anúncio pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis ( CPC ), no qual com o Pronunciamento CPC 01 ratificou a necessidade da execução do teste de recuperabilidade para validar a redução ao valor recuperável de ativos.

Teste de Impairment – Aplicação e Necessidade

O teste de recuperabilidade é necessário perante a seriedade e transparência nas demonstrações contábeis que tiveram fim de exercício em 31/12/2008 das empresas de grande porte que tenham capital aberto ou não.

Consultoria Especializada

Para verificar a real necessidade no processo de verificação do valor real do ativo, é essencial a assistência de empresa especializada em Gestão Patrimonial. Através da consultoria no processo de Engenharia de Avaliações, será levantado a necessidade ou não, de efetuar o teste de recuperabilidade para verificar se o valor contábil do ativo esta equivalente com seu valor de mercado. Tais variações podem se justificar por depreciação acelerada, ou mudança no mercado, no qual havendo variações no valor do ativo contabilizado.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Comitê de Pronunciamento Contábeis

Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Mudança Lei 11.638/07

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis reitera o pronunciamento técnico CPC 01 sobre a Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Conforme Art. 3º, Considera-se de grande porte, para fins exclusivos desta lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00”

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima