Gestão Contábil e as Influências do Contador

Conheça mais sobre o papel que o profissional de contabilidade e de como ele pode ajudar a influenciar positivamente a implantação da Gestão Patrimonial.

É fundamental no meio empresarial, pois fornece dados relevantes e atualizados para auxiliar o empreendedor na gerência global de seu empreendimento.

Em conjunto com outras áreas de influência de sua empresa, e de antemão com as técnicas de contabilidade, há um Controle do Patrimônio mais eficaz, com visualizações de balanço por período. Sendo uma ferramenta essencial no auxílio de tomada de decisão estratégica.

Responsabilidades e Deveres de um Contador

Contador e seu papel na gestão contábil

O Profissional da área de contabilidade quando exercendo sua profissão, tem o dever de garantir a veracidade dos dados contábeis e informações financeiras da empresa, além de responsabilidade legal e demais obrigações assumidas diante contrato. Tais responsabilidades jurídicas podem ser também de caráter extracontratual.

Caso haja atos dolosos por parte do contador, este que assuma risco de danos a terceiros, tanto o contabilista quanto o empresário responsável responderão à justiça pelos prejuízos causados.

A Necessidade de um Profissional de Contabilidade

Calculadora a amiga inseparável do profissional contabilista

Seguindo os padrões legais para Gestão de um Empreendimento, é totalmente necessário os serviços de um contador, pois só ele é dotado das habilidades garantidas pela legislação para cumprir obrigações para as empresas. Tais obrigações incluem: questões tributárias, previdenciárias, trabalhistas, legais, etc.

É fato, da total necessidade deste profissional perante questões legais de execução de atividades restritas a sua profissão. Além deste fato, é verificado diante uma Gestão Patrimonial de Qualidade, a total relevância do mesmo diante os serviços prestados, que são vitais para efetivo controle de toda empresa.

Pronunciamento CPC01 e a mudança na Lei 11638

Com o pronunciamento CPC01 e as mudanças na lei 11638, houve uma re-estruturação do modelo de redução ao valor recuperável de ativos. Desta maneira, analisando um ativo ou conjunto de ativos de longa duração através do Teste de Impairment é possível determinar as diferenças entre seu valor atual e de mercado além da expectativas futuras do mesmo em relação a depreciação, fato indispensável na Gestão do Patrimônio eficaz.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque
Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 04 e o Ativo Intangível

O objetivo do presente Pronunciamento Técnico é o de definir o tratamento contábil dos ativos intangíveis que não são abrangidos especificamente em outro Pronunciamento e estabelecer que uma entidade deve reconhecer um ativo intangível apenas se determinados critérios especificados nesse Pronunciamento forem atendidos.

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 08 e Custos em Emissão de Títulos

O CPC 08 tem por objetivo prescrever o tratamento contábil aplicável ao registro de custos incrementais incorridos em ações ou bônus de subscrição, na captação de recursos por meio de emissão de títulos de dívida e também em outros títulos patrimoniais de dívida.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima