Gestão Contábil e as Influências do Contador

É fundamental no meio empresarial, pois fornece dados relevantes e atualizados para auxiliar o empreendedor na gerência global de seu empreendimento.

Em conjunto com outras áreas de influência de sua empresa, e de antemão com as técnicas de contabilidade, há um Controle do Patrimônio mais eficaz, com visualizações de balanço por período. Sendo uma ferramenta essencial no auxílio de tomada de decisão estratégica.

Responsabilidades e Deveres de um Contador

Contador e seu papel na gestão contábil

O Profissional da área de contabilidade quando exercendo sua profissão, tem o dever de garantir a veracidade dos dados contábeis e informações financeiras da empresa, além de responsabilidade legal e demais obrigações assumidas diante contrato. Tais responsabilidades jurídicas podem ser também de caráter extracontratual.

Caso haja atos dolosos por parte do contador, este que assuma risco de danos a terceiros, tanto o contabilista quanto o empresário responsável responderão à justiça pelos prejuízos causados.

A Necessidade de um Profissional de Contabilidade

Calculadora a amiga inseparável do profissional contabilista

Seguindo os padrões legais para Gestão de um Empreendimento, é totalmente necessário os serviços de um contador, pois só ele é dotado das habilidades garantidas pela legislação para cumprir obrigações para as empresas. Tais obrigações incluem: questões tributárias, previdenciárias, trabalhistas, legais, etc.

É fato, da total necessidade deste profissional perante questões legais de execução de atividades restritas a sua profissão. Além deste fato, é verificado diante uma Gestão Patrimonial de Qualidade, a total relevância do mesmo diante os serviços prestados, que são vitais para efetivo controle de toda empresa.

Pronunciamento CPC01 e a mudança na Lei 11638

Com o pronunciamento CPC01 e as mudanças na lei 11638, houve uma re-estruturação do modelo de redução ao valor recuperável de ativos. Desta maneira, analisando um ativo ou conjunto de ativos de longa duração através do Teste de Impairment é possível determinar as diferenças entre seu valor atual e de mercado além da expectativas futuras do mesmo em relação a depreciação, fato indispensável na Gestão do Patrimônio eficaz.

Deixe uma resposta