Gestão Contábil – A Relevância no Controle Patrimonial

Conceitos fundamentais de uma Gestão Contábil de sucesso, entenda o papel estratégico da mesma dentro de uma Gestão Patrimonial de sucesso.

 

Todo empreendimento de sucesso necessita de uma boa Gestão Patrimonial sucedida por uma Gestão Contábil eficiente. Por base de todas as movimentações financeiras dentro de um empreendimento temos como fator chave a contabilidade, sendo esta indispensável na gestão empresarial. A contabilidade por si só, vai muito além de simples controle dos números e comparações de resultados básicos como adequação a legislação e trâmites legais.

Como definição análoga à contabilidade gerencial, podemos ressaltá-la como o processo de gerencia de um empreendimento através de utilização de registros e controles contábeis. Outro ponto chave, é o processo de gestão de entidades, que tem como caráter principal a relevância no qual a contabilidade tem em sua estruturação.

Fatores imprescindíveis dentro da Gestão Contábil Eficiente

Itens Relevantes para Contabilidade Gerencial

A implantação da Contabilidade Gerencial segue alguns princípios básicos. É necessário que a mesma seja atualizada, esteja totalmente conciliada aos padrões de técnicas contábeis.

Seguindo estes padrões para se adequar a uma contabilidade gerencial, deve-se ter também alguns outros aspectos:

  • Gestão do Patrimônio: total gerenciamento de depreciação, amortização e exaustões.
  • Controle Operacional e integração com sistema de Recursos Humanos: gerenciamento e manutenção de férias e bônus salarial e re-alocações, caso se aplique.
  • Adequações ao regime sujeito a empresa: lucro real, presumido ou arbitrário.
  • Controle eficiente de contas bancárias: extratos revisados, e observações gerais sobre pendências nas mesmas, caso se aplique.
  • Caso se aplique, contabilização de custos variáveis por empreitada, definidas para cada tipo de escopo a ser engajado.
  • Controle eficaz pelo regime de competência contábil.

Fato de substâncial relevância é a verificação da redução ao valor recuperável de ativos, esta verificação é dada pelo Teste de Impairment, e visa corrigir as variações em dado ativo de longa duração, perante suas expectativas futuras ou adequação com valor de mercado. Este processo viável atualmente pela pronunciamento CPC01 e pela mudança da lei 11638.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque
Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 08 e Custos em Emissão de Títulos

O CPC 08 tem por objetivo prescrever o tratamento contábil aplicável ao registro de custos incrementais incorridos em ações ou bônus de subscrição, na captação de recursos por meio de emissão de títulos de dívida e também em outros títulos patrimoniais de dívida.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima