Todo empreendimento de sucesso necessita de uma boa Gestão Patrimonial sucedida por uma Gestão Contábil eficiente. Por base de todas as movimentações financeiras dentro de um empreendimento temos como fator chave a contabilidade, sendo esta indispensável na gestão empresarial. A contabilidade por si só, vai muito além de simples controle dos números e comparações de resultados básicos como adequação a legislação e trâmites legais.
Como definição análoga à contabilidade gerencial, podemos ressaltá-la como o processo de gerencia de um empreendimento através de utilização de registros e controles contábeis. Outro ponto chave, é o processo de gestão de entidades, que tem como caráter principal a relevância no qual a contabilidade tem em sua estruturação.
Fatores imprescindíveis dentro da Gestão Contábil Eficiente
- Fluxo de Caixa
- Elaboração e Controle Orçamentário
- Balanço Patrimonial
- Análise de Indicadores
- Planejamento Tributário
- Definição de Custos Padrões
- Ponto de Equilíbrio
Itens Relevantes para Contabilidade Gerencial
A implantação da Contabilidade Gerencial segue alguns princípios básicos. É necessário que a mesma seja atualizada, esteja totalmente conciliada aos padrões de técnicas contábeis.
Seguindo estes padrões para se adequar a uma contabilidade gerencial, deve-se ter também alguns outros aspectos:
- Gestão do Patrimônio: total gerenciamento de depreciação, amortização e exaustões.
- Controle Operacional e integração com sistema de Recursos Humanos: gerenciamento e manutenção de férias e bônus salarial e re-alocações, caso se aplique.
- Adequações ao regime sujeito a empresa: lucro real, presumido ou arbitrário.
- Controle eficiente de contas bancárias: extratos revisados, e observações gerais sobre pendências nas mesmas, caso se aplique.
- Caso se aplique, contabilização de custos variáveis por empreitada, definidas para cada tipo de escopo a ser engajado.
- Controle eficaz pelo regime de competência contábil.
Fato de substâncial relevância é a verificação da redução ao valor recuperável de ativos, esta verificação é dada pelo Teste de Impairment, e visa corrigir as variações em dado ativo de longa duração, perante suas expectativas futuras ou adequação com valor de mercado. Este processo viável atualmente pela pronunciamento CPC01 e pela mudança da lei 11638.