Sistema de Endereçamento de Estoque Dinâmico & Fixo

Armazém Implementando Sistema de Endereçamento de Estoque: Esta imagem mostra um armazém com trabalhadores utilizando um sistema de endereçamento de estoque, com etiquetas e códigos visíveis nas prateleiras e produtos.

Você sabe o que vem a ser um sistema de endereçamento de estoque e para que ele é utilizado no setor? Pois, entenda que ele consiste numa atribuição de endereços para cada um dos produtos do setor.

Assim, você deve saber que este método visa ajudar os funcionários e colaboradores nas operações. Então leia o artigo e saiba tudo sobre tal estratégia e no que ela pode beneficiar sua empresa.

Sistema de Endereçamento de Estoque com RFID CPCON

Pontos Chave

  • Estoque: É um departamento com vários produtos e mercadorias que podem ser vendidos pelas empresas. No caso, entenda que eles podem ser concluídos ou estarem em fase de produção;
  • Sistema de Endereçamento de estoque: Um método estratégico onde são atribuídos “endereços” aos produtos. Assim, entenda que ele lembra os CEPs, numerações e as ruas da cidade;
  • Tipos de endereçamentos (estoque): Temos os modelos fixo e o dinâmico. Desse modo, no primeiro há numerações e códigos inalteráveis e no segundo é possível ter alterações nos mesmos;
  • RFID: Tecnologia de leitura similar ao código de barras, porém com algumas diferenças. Pois, faz leituras em lotes, não precisa de aproximação, usa etiquetas inteligentes e tem alta precisão.

Procurando uma solução eficaz para o gerenciamento do seu estoque?

Oferecemos um sistema de gerenciamento de estoque inovador e dinâmico, ideal para melhorar sua eficiência operacional.

Entre em contato para saber mais!

O que é sistema de endereçamento de estoque?

sistema de endereçamento de estoque Dinamico

Basicamente, entenda que um sistema do tipo serve para atribuir um determinado endereço aos produtos. De tal forma que todos estes itens estão armazenados dentro do centro (distribuição) ou do depósito.

Ao passo que com essa indicação fica muito mais prático achar uma mercadoria e cuidar da expedição dela. Além de permitir zelar e ter uma maior eficiência dentro do próprio armazenamento de uma empresa.

Com isso, compreenda que o sistema de endereçamento de estoque traz excelentes contribuições. Se parecendo justamente com os CEPs que temos nas ruas ou mesmo com as numerações das residências.

Nisso, entenda que o método pode ser conhecido também como endereçamento logístico. Onde é um tipo de sistema que engloba a localização dos produtos contidos num certo armazém.
Bem como o processo de encontrar uma casa por seu número, neste modelo temos este mesmo padrão. Sendo que os produtos recebem códigos ou numerações para que o sistema seja catalogado.

Vale destacar que o sistema de endereçamento de estoque é essencial para manter uma plena organização. Uma vez que tudo estará muito bem padronizado e mantido nos locais adequados.

Quais são os tipos existentes de sistema de endereçamento de estoque?

Você viu no tópico anterior o que vem a ser este sistema que conta com endereçamentos para o estoque. Desse modo, compreenda que o mesmo pode ser dividido em dois modelos, são eles:

  • Fixos: aqui temos uma estratégia que une atribuir os endereços bastante específicos para cada um dos produtos. Enquanto que isso fica mantido durante todo o período sem sofrer quaisquer alterações;
  • Dinâmicos: diferentemente dos fixos, o processo de atribuição traz uma possibilidade de alteração dependendo de alguns fatores. No caso, entenda que temos as demandas (clientes), disponibilidade (espaço) e o próprio tamanho destas mercadorias.

Por certo, compreenda que para escolher o sistema de endereçamento de estoque correto é preciso avaliar alguns aspectos importantes. Visto que isso influenciará diretamente no projeto e consequentemente nos resultados.

Veja quais são os fatores principais:

  • O grau de complexidade e o tamanho deste estoque;
  • Necessidades apresentadas pela empresa que são específicas;
  • Frequências das movimentações realizadas nos produtos.

Quais são os itens que fazem a composição do sistema de endereçamento de estoque?

Em termos de estruturação é preciso saber exatamente quais são os itens que compõem o projeto. A fim de permitir com que seja elaborado um ótimo sistema, onde os produtos vão ser enumerados.

Ou mesmo codificados dependendo do tipo de projeto que a empresa pretende implementar. Com isso, compreenda que temos os seguintes itens no sistema de endereçamento de estoque:

Áreas

Lembrando um bairro, as áreas ficam no setor de armazenamento (estoque) e podem apresentar vários corredores. De tal modo que temos inclusive alguns níveis e o ambiente é bastante amplo para acomodar os produtos.

Para manter uma organização efetiva é importante que o armazenamento seja bem amplo. Só que isso faz com que ele tenha uma quantidade bem maior de áreas na sua composição.

Corredores

Já os corredores são vistos como as ruas no departamento de estoque. Ao passo que eles lembram uma cidade e não podem apresentar códigos idênticos.

Assim, entenda que no sistema de endereçamento de estoque é possível que haja outros tipos de estruturas. Sendo que o objetivo é sempre o mesmo possibilitar a passagem dos funcionários/produtos e garantir a movimentação.

Módulos

No caso dos módulos, os mesmos se apresentam como se fossem espécies de prédios. De tal forma que consistem em colunas com várias prateleiras, sendo inclusive a estrutura delas.

Por isso, entenda que eles tem papel importante e coloca-los corretamente fará muita diferença. Já que o espaço ficará mais organizado e funcionará conforme o esperado.

Níveis

Na parte de dentro dos módulos temos os níveis que fazem parte do sistema de endereçamento de estoque. Dessa maneira, saiba que eles trabalham como se fossem os andares de prédios.

Porém, entenda que neste caso temos os andares das próprias colunas. Facilitando bastante na hora de estruturar o projeto e mantendo tudo muito seguro e efetivo.

Vãos

No armazém temos também os vãos que consistem nos apartamentos presentes nos níveis. Com isso, compreenda que tais elementos ficam na parte interna de cada um deles.

Nisso, entenda que assim que determinado produto chega ao estoque ele é direcionado a um dos níveis. Seguindo as regras que lhe permitam se adequar a um determinado ponto correto dentro do armazenamento.

Dificuldades com a organização e localização de itens no seu estoque?

Descubra como nosso sistema de gerenciamento de estoques pode transformar a forma como você gerencia seu inventário.

Clique aqui e converse com um especialista!

Quais são os principais benefícios de contar com o sistema de endereçamento de estoque?

O sistema de endereçamento de estoque apresenta os mais diversos benefícios e vantagens. Nesse sentido, compreenda que os mesmos contribuem diretamente na organização e nos resultados das empresas.

Além disso, compreenda que você consegue separar as mercadorias e encontra-las sem dificuldades. Confira na sequência alguns dos principais pontos favoráveis do método:

Praticidade ao realizar a separação

Há muita praticidade na hora de realizar a separação do produto necessário devido a ótima organização. Sendo que os produtos possuem codificações ou numerações que permitam acha-los rapidamente.

Enquanto que o sistema de endereçamento de estoque só precisará ser consultado. Visto que todos os dados e as informações estão contidos diretamente dentro dele.

Otimizações nos recursos operacionais

Além de garantir uma otimização, tais endereçamentos auxiliam em muitos outros pontos essenciais. O que acaba contribuindo diretamente nas operações e com isso temos:

  • Um processo melhorado nas movimentações (produtos);
  • Reduções nas quantidades (movimentos);
  • Diminuição no tempo das movimentações;
  • Seleção dos melhores recursos a serem aplicados;
  • Entre outros.

Maior assertividades e agilidade nos processos

Você deve entender que o método serve para agregar em todas as partes do estoque. De tal forma que possibilita com que o armazenamento dos produtos fique bem mais simples e fácil de realizar.

Assim, compreenda que com o sistema de endereçamento de estoque a tarefa se torna mais prática. Uma vez que basta apenas seguir as regras específicas, alocando o produto no endereço correto.

Para que posteriormente seja possível busca-lo com mais facilidade, evitando empecilhos que atrapalhem as operações. Vale ressaltar que o próprio inventário ficará muito mais efetivo e organizado utilizando os códigos.

Descomplicar o Inventário

Outro ponto fundamental é que os endereçamentos são competentes e ajudam a descomplicar o inventário. Afinal, compreenda que eles auxiliam na priorização de determinados itens no momento da realização de uma contagem.

Por certo, saiba que você pode usar um software que automatize todas as tarefas. Com isso, entenda que os processos vão ficar ainda mais eficazes, ajudando todos os seus funcionários e colaboradores.

Sem dúvida, com um sistema de endereçamento de estoque os ganhos são evidentes. Economizando tempo, dinheiro, evitando erros, gerando rapidez nas buscas e muitas outras vantagens.

Sistema de endereçamento de estoque com RFID

O RFID pode ser de grande utilidade em seu sistema devido aos benefícios que traz as empresas. Desse modo, compreenda que a leitura feita por rádio frequência, possibilita uma transmissão veloz e precisa dos dados.

Onde as etiquetas inteligentes são anexadas aos produtos e mercadorias, tendo um chip que contém as informações. Nisso, entenda que um leitor, mesmo estando a distância consegue captar os dados.

Enviando os mesmos para um sistema de computador que permite com que eles se tornem utilizáveis. Decerto, saiba que o sistema de endereçamento de estoque junto ao RFID garante ótimos resultados.

Visto que as etiquetas poderão ser colocadas nas prateleiras, produtos ou mesmos nos pallets. Além disso, compreenda que haverá maior eficiência, precisão nas leituras e ampla segurança.

Inclusive com monitoramento e localização feitos em tempo real, o que traz uma série de vantagens. Por isso, é interessante que você pense em unir o RFID com o seu projeto de endereçamento de estoque.

Experiência da CPCON e Benefícios do Sistema de Endereçamento de Estoque

Sistema de Endereçamento de Estoque Dinâmico & Fixo

A CPCON tem um histórico de sucesso em otimizar a gestão de ativos patrimoniais e de estoque. Eles têm experiência com grandes empresas como Vivo, Petrobras, Caixa Econômica Federal, Grupo Ocrim, TIM Telecom e Grupo Marista, focando em controle de ativos reversíveis, melhores práticas em gestão de ativos fixos para reporte financeiro, controle interno, e uso de tecnologia RFID.

Benefícios de um Sistema de Endereçamento de Estoque:

  1. Melhora na Organização: Facilita a localização e gerenciamento de itens.
  2. Eficiência Operacional: Aumenta a rapidez e precisão nas operações de estoque.
  3. Otimização de Espaço: Utiliza melhor o espaço disponível no armazém.
  4. Redução de Custos: Diminui despesas com desperdícios e retrabalhos.
  5. Melhora no Controle de Inventário: Facilita a contagem e monitoramento de estoque.
  6. Agilidade na Distribuição: Acelera o processo de picking e expedição de mercadorias.
  7. Adaptação à Demanda: Permite ajustes rápidos em resposta às mudanças na demanda.

Quer reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência do seu estoque?

Conheça o nosso sistema de gerenciamento de estoques e veja como ele pode ajudar sua empresa a economizar.

Reduzir meus custos operacionais

Conclusão

Um sistema que realiza endereçamentos no estoque é capaz de gerar muitas contribuições. Afinal, compreenda que haverá uma organização mais efetiva nos produtos e mercadorias.

Facilitando a busca, movimentação e estocagem dos itens, já que eles terão locais adequados. Com o uso de um software de computador tudo ficará ainda mais simples, gerando praticidade.

Portanto, entenda que o sistema de endereçamento de estoque é uma escolha viável para sua empresa. Devido ao fato de que ele transforma um ambiente complexo em um lugar acessível.

FAQ: Perguntas Frequentes

Quais são os modelos de endereçamento de estoque?

São dois os tipos de modelos voltados ao endereçamento de estoque, sendo o fixo e o dinâmico. Onde o primeiro tem códigos e numerações que não mudam e o segundo permite tais alterações quando for necessário.

O que é um sistema de endereçamento?

Conhecido como endereçamento logístico ele é um tipo de “endereço” atribuído a um produto. Desse modo, compreenda que temos as ruas (corredores), numerações dos prédios (colunas), níveis e as sequências com números ou códigos.

Quais são os benefícios do endereçamento de estoque?

São muitos os benefícios, tais como, agilidade para separar pedidos, controle do inventário mais prático e planejamento otimizado. Além de melhorar os recursos (operacionais), reduzir os produtos perdidos, entre outros.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque
Foto de um grande rolo de etiquetas adesivas RFID, com algumas etiquetas parcialmente desenroladas e prontas para aplicação.

Adesivo RFID

O adesivo RFID traz uma tecnologia inovadora e que consegue otimizar os processos. Dessa forma, compreenda que conhecer esta nova tecnologia faz grande diferença nos negócios. Assim, você deve entender

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima