Sistema de Informação Contábil: O que é e como funciona

Sistema de Informação Contábil
Contar com um bom Sistema de Informação Contábil é fundamental para as empresas. Pois ter os dados corretos fará diferença no mercado.

Um sistema de informação contábil consegue otimizar as atividades de uma empresa de modo efetivo. Afinal, compreenda que ele traz dados relevantes para serem utilizados dentro da organização.

Assim, entenda que isso permite a realização de tarefas com maior confiança e qualidade. Então é sobre este tema que vamos falar no artigo que irá mostrar a importância de tal estratégia.

Pontos Chave

  • Sistema de Informação Contábil: Um conjunto de recursos (humanos e de capital) de uma empresa. Sendo responsável pela preparação dos dados financeiros, coletados e dos processos realizados, além das transações;
  • Métodos: Big Data e Mineração dos dados;
  • Big Data: Analisa os dados variados em um curto espaço de tempo. Emite os relatórios e consegue obter dados concretos;
  • Mineração dos Dados: Conhecido como Data Mining, ele analisa um bloco de informações, possui técnicas de estatística e usa uma base do histórico das operações financeiras anteriores. Facilitando as tomadas de decisões por parte dos gestores.

O que é o Sistema de Informação Contábil?

Você deve compreender que atualmente obter a informação é algo essencial para as empresas. Desse modo, saiba que o método foi elaborado devido a necessidade de uma concessão de dados.

Seja para os usuários internos quanto para os externos ter tais informações ajuda na competitividade. Ao passo que diretores, acionistas, funcionários, fornecedores e outros interessados são beneficiados.

Já que o sistema de informação contábil permite com que a equipe ganhe uma produtividade maior. Enquanto que a confiança nos dados obtidos e a centralização são ótimas vantagens para as empresas.

Por certo, compreenda que o conceito une dois termos que são fundamentais. O primeiro deles é a informação contábil que expõe os dados das seguintes áreas:

  • Fiscal;
  • Financeira;
  • Contábil.

Consequentemente, entenda que isso possibilitam tomadas de decisões mais assertivas. Fazendo com que os gestores busquem melhores alternativas e ainda previne a empresa contra atos ilegais.

Nisso, o sistema de informação contábil conta com um determinado conjunto com elementos que estão interligados. De tal forma que eles incluem:

  • Hardware;
  • Software;
  • Redes (comunicações);
  • Colaboradores.

Assim, saiba que o processo disponibiliza relatórios (gerenciais) bastante detalhados. Onde estão vários pontos de informações fundamentais de cada um dos setores (integrados).

Com isso, compreenda que resumidamente este sistema é um software que trabalha:

  • Coletando;
  • Armazenando;
  • Processando;
  • Distribuindo (informações fiscais, contábeis e financeiras).

De tal modo que no sistema de informação contábil são várias as vantagens frente aos processos manuais. Uma vez que o mesmo atua com os usuários tanto internos quanto externos da organização.

A fim de gerar tomadas de decisões e auxiliando completamente na realização de vários trabalhos rotineiros. Dessa forma, compreenda que o modelo proposto permite com que haja excelentes resultados.

A contabilidade digital e o sistema de informação

Conforme o que foi visto anteriormente este sistema utiliza as informações e as distribui aos setores. E os documentos que são gerados neste processo objetivam a apresentação de um cenário.

Ou seja, da realidade na qual aquela empresa está inserida e mostra isso aos gestores. Como consequência disso, o sistema de informação contábil possibilita com que o profissional tome decisões.

Que podem levar a organização a um crescimento frente aos seus concorrentes diretos. Em termos de integração do sistema para com a tecnologia temos alguns métodos específicos:

  • Big Data;
  • Mineração.

Certamente, cada um deles possui suas vantagens e modo de trabalhar com os dados. No tópico seguinte vamos entender melhor como funcionam e quais são os benefícios que trazem as empresas.

Big Data

Dentro do sistema de informação contábil podemos encontrar o Big Data. Sendo uma análise feita nas informações (variadas) em um período curto de tempo.

Entre as mais diversas soluções encontradas no mercado, existem algumas delas que se destacam. Nesse sentido, estão pelo menos 2 delas que são classificadas como principais:

  • Customer Experience (CX);
  • Geração dos relatórios (tempo real).

De fato, saiba que antigamente os contadores realizavam os registros contábeis. Onde o mesmo tinha que identificar e também lançar as operações (financeiras) já usadas na empresa.

Entretanto, ao aplicar o sistema de informação contábil temos o Big Data. Que permite com que seja possível fazer a emissão dos relatórios. De tal forma que isso é feito sob os dados contábeis presentes nesta organização.

Nisso, entenda que o gestor terá nas mãos as informações contábeis tidas como constantes. Realizando o benchmarking correto com estes dados mais recentes.

Por sua vez, o cliente terá a possibilidade da identificação das informações de seus dados contábeis e financeiros. Como resultado disso, compreenda que as mudanças nas estratégias e do gerenciamento dos negócios se baseará em dados concretos.

Demonstrando que o sistema de informação contábil é mais seguro e efetivo que os métodos manuais. Já que evita achismos ou algumas previsões que utilizem informações obsoletas.

Mineração dos dados

Aqui temos outro método que é conhecido como Data Mining, ou seja, a mineração dos dados. Desse modo, compreenda que esta é uma técnica que busca padrões, falhas e correlações.

Visto que o sistema analisa um bloco bem grande com várias informações. Dentro da área da contabilidade digital, tal mineração usa algumas técnicas de estatística.

Ao passo que a base delas consiste nos dados (históricos) das operações financeiras feitas anteriormente. Com isso, a empresa consegue determinar certos padrões e criar projeções em sua gestão.

Sem dúvida, a implementação do sistema de informação contábil trará diversas melhorias. Uma vez que ao minerar os dados, isso fará com que o gestor tome decisões seguindo certos padrões.

Gerando uma base mais sólida para uma ação no mercado, processos e gerenciamento de sua equipe. Vale destacar que o próprio Big Data pode ser agregado a essa mineração.

Certamente, você deve saber que a integração deles criará uma espécie de ferramenta mais poderosa. Sendo completa e para gerar todas as informações contábeis necessárias.

Sistema de Informação Contábil: opções

É possível perceber que o sistema de informação contábil garante um aumento na produtividade. Além disso, saiba que ele traz um controle mais assertivo nas operações de escritório. Na sequência temos alguns exemplos de modelos interessantes presentes na categoria.

Sistema contábil de gestão dos dados

O primeiro modelo é o de gestão de dados que tem grande eficiência nas tarefas. Nesse sentido, elas vão desde realizar um cálculo na folha de pagamento até a criação de um SPED Fiscal. Dessa forma, compreenda que o sistema se torna uma ferramenta excelente para as empresas.

Uma vez que ajuda os contadores na estruturação dos seus processos contábeis. Enquanto que realiza as atividades de modo mais adequado e evitando uma série de falhas e erros.

Com isso, entenda que a visão do gestor será global na análise dos negócios. De tal forma que ele poderá enviar os dados de modo instantâneo aos colaboradores da organização.

Vale ressaltar que a centralização das informações em nuvem é outra vantagem. Visto que no sistema de informação contábil o armazenamento é feito neste mecanismo que é altamente seguro.

Pois, compreenda que isso evita com que sejam necessários outros elementos, tais como:

  • Instalação (softwares);
  • Uso de licenças (máquinas de contadores);
  • Entre outros.

Aliás, entenda que a empresa terá a possibilidade de gerenciar as tarefas personalizadas. Dessa forma, saiba que isso visa otimizar todo o trabalho realizado pela equipe.

Não havendo a necessidade de uso de gerenciadores nos projetos externos. Assim, compreenda que o sistema de informação contábil auxilia na comunicação interna e gera menos ruídos. Além de fazer as tarefas com maior rapidez e com muito mais competência.

Sistema contábil (dados protegidos)

Por sua vez, o sistema contábil de dados protegidos preza por uma segurança maior nas informações. Afinal, esteja ciente de que dados vazados trazem certos prejuízos que são irreversíveis.

Prejudicando os clientes e consequentemente a própria organização. Nisso, fica evidente que identificar os possíveis riscos nos escritórios contábeis é de extrema importância.

Decerto, com o sistema de informação contábil o uso da criptografia no software é algo primordial. Visto que isso remove diversos problemas que possam ocorrer com os dados.

Vale dizer que a segurança também aumenta quanto se faz uso dos controles para acesso e das assinaturas digitais. Ademais, esteja ciente de que é fundamental contar com atualizações constantes nos sistemas.

Já que é preciso sempre manter uma camada de proteção muito bem estruturada. A fim de evitar com que haja prejuízos para a empresa caso os dados sejam obtidos por pessoas não autorizadas.

FAQ’s

Qual o conceito de sistema de informação contábil?

O sistema de informação contábil é definido pelo conjunto dos recursos (humanos e capital) de uma empresa. Sendo responsável pela preparação das informações, tanto financeiras como das coletas, transações e processamentos realizados.

Como funciona o sistema de informação contábil?

Resposta: Basicamente ele consiste numa apresentação dos dados a área fiscal, finanças e gerenciamento. Desse modo, temos os relatórios gerenciais, tanto físicos (documentos) quanto de forma remota para as equipes.

Conclusão

Conforme o que foi visto no artigo ficou evidente que o sistema de informação contábil é excelente para as empresas. Pois, compreenda que o mesmo auxilia diretamente nas tomadas de decisões.

Enquanto que garante com que haja uma maior segurança na área contábil. Sem dúvida, a escolha correta de um bom sistema fará grande diferença na busca por resultados positivos.

Gerando uma maior possibilidade de sucesso no médio e longo prazo. E o uso da nuvem tem sido muito efetivo para gerar ainda mais segurança. Portanto, o sistema de informação contábil é uma grande inovação e as organizações devem ficar de olho nesta tecnologia.

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima