Aprenda a fazer a contagem de bens de modo rápido e eficaz

A contagem de bens leva em consideração todo o inventário patrimonial de uma empresa, incluindo ativos tangíveis e intangíveis. Os ativos tangíveis são todos os bens físicos, tais como imóveis, veículos e equipamentos. Já os intangíveis são aqueles que não têm forma física, como é o caso do reconhecimento de marca, das licenças, do desenvolvimento de tecnologia e da propriedade intelectual corporativa. Muitos gestores ainda acreditam que o gerenciamento patrimonial é feito apenas por uma obrigatoriedade da legislação da contabilidade brasileira, mas as vantagens em obter esse monitoramento não param por aí. Aprenda tudo sobre contagem de bens a seguir!

Aprenda a fazer a contagem de bens de modo rápido e eficaz
Young factory worker using adept tablet computer in a workshop building . Industrial technology and manufacturing software configuration .

Por que fazer a contagem de bens?

O inventário patrimonial é fundamental para você expandir a sua empresa e tomar decisões mais assertivas. Algumas das vantagens em ter informações atualizadas e determinantes sobre o seu negócio são:

  • Identificar os pontos positivos e negativos da sua empresa;
  • Acompanhar resultados e desempenhos econômicos;
  • Gerar credibilidade no mercado;
  • Chamar a atenção de investidores;
  • Assegurar a veracidade dos dados econômicos;
  • Evitar prejuízos financeiros, como desperdícios e desvios;
  • Evitar gastos desnecessários com impostos;
  • Otimizar o processo de compras;
  • Preparar a empresa para auditorias.

 

1. Planejamento

Primeiramente, você deve fazer um bom planejamento, etiquetar todos os seus bens com um número de identificação e ter uma equipe de contabilidade responsável pela gestão de ativos. A área contábil poderá te auxiliar nos aspectos técnicos, nas análises estratégicas e em um gerenciamento seguro e rentável para os seus bens. 

Não se esqueça de utilizar a tecnologia a seu favor. Um bom software de gestão de bens vai garantir que o processo seja bem mais rápido, eficiente e seguro! 

2. Inventário

Esse é o mapeamento e análise do estado de conservação de todos os bens que a empresa tem posse. Esse processo ocorre para determinar o valor de acordo com o tempo de uso e a manutenção dos ativos tangíveis.

3. Avaliação dos ativos

Essa etapa serve para analisar o valor justo e o valor residual dos ativos no mercado. A empresa deve calcular o atual valor dos bens e o preço que ela espera receber ao final da vida útil de cada ativo. Também, é importante levar em consideração o custo de reposição ou substituição desses bens.

4. Comparação dos dados do inventário com a base contábil

A empresa verifica se os bens estão corretamente registrados, conferindo datas de aquisição e valores. É importante verificar se os bens encontrados fisicamente estão contabilizados no sistema e vice-versa.

5. Saneamento

Após realizar todas as etapas acima, a equipe consegue reconhecer os bens conciliados, as sobras contábeis e as sobras físicas. O gestor toma conhecimento dos bens que estão desvalorizados, dos prejuízos financeiros e de como recuperar seus ativos.

Faça mudanças na sua empresa!

Depois de fazer toda a contagem de bens, busque soluções! Tome decisões estratégicas, implante novas normas e faça manutenções nos procedimentos. Delegue funções e responsabilidades dentro da sua empresa, prezando pela saúde financeira do seu negócio.

É importante sempre revisar a contagem de bens para garantir que ela esteja atualizada. A gestão frequente dos ativos aumenta a credibilidade do negócio e a competitividade no mercado.

 

 

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Gestão inteligente de estoque

A gestão de estoque engloba uma administração voltada para estocagem, manutenção e contabilidade dos produtos comercializados ou das matérias-primas de uma empresa. O método inclui toda a parte operacional relacionada

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima