Balanço do Patrimônio e Gestão Patrimonial

A grande relevância oriunda dos processos de balanço patrimonial. As mudanças legislativas, as características e as responsabilidades em sua utilização.

Balanço e Gestão Patrimonial do Empreendimento

O conceito e aplicação do balanço patrimonial nas organizações, sofreu mudanças devido  as reformulações diante a lei 11638/07 e também a Medida Provisória 449/08. Este impacto perante a Gestão Patrimonial é relevante, pois trata certos aspectos de impairment de forma mais sábia, agregando o real valor a um determinado bem. Sempre que necessário, é possível executar testes para avaliar alterações no patrimônio, verificando se determinado ativo tem o valor de registro contábil compatível com determinado valor de mercado. Há também, certas mudanças no aspecto do demonstrativo contábil perante o balanço patrimonial, que é ressaltado tanta para o passivo quanto para o ativo, estes destacados como o “não-circulante” da empresa e ao “circulante” da mesma.

No departamento responsável pela gestão contábil da empresa, é possível destacar que, como caracterização de “balanço” (com referência ao balanço patrimonial), temos as seguintes atribuições:

  • As aplicações tendo equivalência as origens
  • O Ativo tendo como base a soma do passivo com o patrimônio líquido

Balanço Patrimonial e as responsabilidades

De forma geral, o balanço patrimonial é necessário e indispensável a todas as empresas, com algumas exceções ( pequenos empreendimentos, e empreendimentos rurais). A composição do balanço patrimonial é relativo aos ganhos da empresa, e suas responsabilidades de débito. De forma análoga, é definida como o cálculo da entrada de capital da empresa, e a saída, para pagamentos de serviços/aquisições/débitos em geral. Desta forma, através deste balanço, é medido o real patrimônio de um empreendimento. Este, que tem como base, os bens, direito e obrigações, como citado acima.

Características do Balanço Patrimonial

Em terminologia mais comumente abordada no Brasil, temos o balanço patrimonial como uma demonstração contábil, econômica e financeira de um empreendimento, esta que é relacionada a determinada data, diretamente ligada a situação patrimonial.

É interessante destacar que o balanço, era conhecido como sendo o “Balanço Geral”, que a partir de mudanças na legislação, passou a ser conhecido como o termo amplamente utilizado: “Balanço Patrimonial”. Esta mudança, teve como vantagem também a diferenciação entre o balanço financeiro, que é utilizado pelas entidades que não visam lucro.

O Balanço Patrimonial e o empreendimento

Gestao e Balanço Patrimonial

É interessante ressaltar que, conforme legislação, no balanço, a definição e classificação das contas deve ser feita segundo elementos do patrimônio que registrem, e agrupem de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira do empreendimento.

Em suma, o balanço patrimonial é o equilíbrio das partes, caracterizado como o equilíbrio do patrimônio, ou mesmo a igualdade patrimonial. Em relevância abstrata, o balanço patrimonial evidência a situação patrimonial de um determinado empreendimento em uma certa data. De forma intrínseca e evidente, o balanço é parte fundamental da gestão do patrimônio, e indispensável ao controle patrimonial eficiente.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Últimas Publicações
Não perca o controle do seu inventario gerencie seus ativos de forma profissional com nossas ferramentas
Guia de Navegação
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Em destaque

Conteúdo Relacionados

Comitê de Pronunciamento Contábeis

Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Mudança Lei 11.638/07

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis reitera o pronunciamento técnico CPC 01 sobre a Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Conforme Art. 3º, Considera-se de grande porte, para fins exclusivos desta lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00”

Continuar lendo »
Rolar para cima