A Gestão Patrimonial Moderna

Aspectos singulares sobre a gestão patrimonial de âmbito moderno nas organizações de crescimento acentuado.

Considerações iniciais sobre Gestão Patrimonial Moderna

Todos os aspectos gerenciais, desde o processo de fundação até rotinas administrativas são de total relevância no processo de gestão patrimonial moderna e fundamentais para o controle do empreendimento. Tal processo nunca foi trivial para qualquer gestor, sendo que a eficácia nestes procedimentos são diretamente relacionados ao sucesso final da empresa.

Dentre as características necessárias de um gestor de sucesso, que detenha habilidades de controle, gerenciamento e perspicácia, podemos citar também:

  • conhecimento profundo do mercado, 
  • capacidade de percepção de mudança de tendência,
  • análise sucinta da concorrência,
  • além do correto jogo de cintura perante as finanças e os investimentos da empresa.

Um ponto chave no processo de controle patrimonial dos empreendimentos são as bases fortes da contabilidade, com o correto controle dos ativos da empresa, e uma estruturação destes processos bem elaborados, com documentação e análise de previsões. Todas estas etapas bens definidas, para que haja controle, porém que não seja de burocracia excessiva.

As metodologias que provêm o controle e gestão patrimonial do empreendimento, também são vantajosas, pois garantem:

  • Vantagens estratégicas nos campos de planejamento orçamentário.
  • Administração do empreendimento voltada na eficiência, com maior precisão nos dados de apoio.
  • Possibilidades avançadas no processo de previsão e tratamento de custos: depreciação, gastos.
  • Foco estratégico, com metas direcionadas as necessidades de forma real que são fundamentais para o empreendimento.

Planejamento Estratégico: As metas para o destino na Gestão Patrimonial

 

Gestão Patrimonial Moderna

Todos os empreendimentos possuem metas específicas, além de metodologias para alcançar o sucesso almejado. Tal processo é fundamental para o controle do patrimônio, e correto direcionamento do capital investido objetivando os lucros e o sucesso.

Para o foco relevante no sucesso de cada projeto singular, vislumbrando o sucesso final no conjunto de resultados, é indispensável a utilização das técnicas que compõem a correta Gestão Patrimonial Moderna da empresa.

Durante os níveis de hierarquia de execução dos processo do empreendimento, é necessário que haja constantes medidas de controle, estas focadas inicialmente nas análises de avaliação e re-avaliação dos ativos.

Vários aspectos são relevantes neste processo, pois temos, por exemplo, o tratamento da perda por depreciação com o impairment, que deve ser sabidamente verificada com o teste de impairment, também conhecido como o teste de recuperabilidade de ativos. Estas medidas de controle envolvem todo o aspecto relevante dos ativos, e compõe os processos de Engenharia de Avaliações.

Todo este processo de controle voltado a gestão patrimonial pode fugir do escopo principal do empreendimento e demandar complexidade extrema. Desta forma, é comumente utilizado os serviços de consultoria em gestão patrimonial moderna, de forma terceirizada, especialistas na área efetuam todos os processos necessários para que o empreendimento caminhe sempre dentro dos padrões estabelecidos.

Desta forma, os funcionários do empreendimento, assim como os gestores podem focar intrinsecamente nos aspectos mais relevantes para seus cargos e ocupações.

vantagens da gestão patrimonial moderna

As vantagens da implantação da Gestão Patrimonial Moderna

Em suma, com o crescimento da empresa, é necessário efetuar metodologias de controle, para que haja sempre precisão na informação captada dos diversos departamentos. Desta forma, é preciso estar sempre preparado, é necessário sempre ter o controle da informação e possuir mecanismos de auxilio para detecção de falhas nos diversos processos.

Assim, é sempre relevante ter implantado técnicas de Gestão Patrimonial Moderna e eficiente, para que mesmo que haja surpresas no decorrer do crescimento, haja também sempre comprometimento da informação e consequentemente das ações a serem executadas.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a ,

Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 03 e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (R2)

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com o pronunciamento CPC 03, fornece informação em relação a alterações históricas de caixa e equivalente de caixa de uma entidade através de demonstração classificatória dos fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

CPC 02 R2 e os Efeitos das Demonstrações Contábeis

O CPC 02 tem por objetivo determinar como incluir transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil e mostrar como converter as demonstrações contábeis de entidade no exterior para a moeda de apresentação das demonstrações contábeis no Brasil para fins de registro da equivalência patrimonial.

Continuar lendo »
Comitê de Pronunciamento Contábeis

Redução ao Valor Recuperável de Ativos – Mudança Lei 11.638/07

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis reitera o pronunciamento técnico CPC 01 sobre a Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Conforme Art. 3º, Considera-se de grande porte, para fins exclusivos desta lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00”

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima