Venture Building: Desenvolvendo, fomentando e acelerando Startups

venture buiding
O venture building consiste em uma empresa que auxilia no crescimento de outros negócios. Devido aos conhecimentos e expertise de sua equipe.

Você sabe o que quer dizer venture building e qual o principal objetivo deste tipo de mecanismo atualmente? Assim sendo, entenda que o conceito visa trazer um ótimo desenvolvimento de empreendimentos.

Assim, você precisa estar ciente de que o método serve para criar, validar e acelerar as mais diversas startups. Então é sobre este tema relevante que vamos tratar neste artigo completo.

Pontos Chave

  • Startups: Um tipo de empresa que é muito nova no mercado, que busca ser escalável e que traz soluções para certos desafios;
  • Venture Building: Organizações que fazem a criação, aceleração e validação das mais diversas startups em conjunto. Já que tem equipes especializadas, profissionais qualificados e diversas conexões;
  • Incubação empresarial: Tipos de instituições que conseguem ajudar as pequenas e micro empresas. Onde haja operação sendo realizada e que atuem com ofertas em produtos ou serviços;
  • Focos do Venture Building: São 3 as focagens principais, sendo os lucros, inovações internas e a parte social. O que acaba sendo importante e traz muitas contribuições aos negócios.

O que é venture building?

venture buiding

Venture building, também conhecido como “estúdio de startups” ou “fábrica de startups”, é um modelo de negócios estratégico no qual as organizações criam e desenvolvem novas empresas internamente. Ao contrário dos fundos de venture capital tradicionais, que investem apenas recursos financeiros, as venture builders oferecem suporte abrangente e desempenham um papel fundamental no fomento do sucesso das startups.

Principais características do venture building:

  • Ideação e talento internos: Em vez de depender de empreendedores externos, as venture builders geram suas próprias ideias inovadoras e reúnem equipes dedicadas dentro da organização para colocá-las em prática.
  • Recursos e infraestrutura compartilhados: As venture builders fornecem um hub centralizado para várias startups, oferecendo acesso compartilhado a recursos jurídicos, contábeis, marketing e outros essenciais, reduzindo custos e acelerando o desenvolvimento.
  • Engajamento ativo e mentoria: Além do investimento financeiro, as venture builders participam ativamente das operações diárias, das tomadas de decisão estratégicas e do desenvolvimento de produtos/serviços, oferecendo orientação e expertise inestimáveis.

Vantagens da abordagem de venture building:

  • Controle aprimorado: As organizações mantêm maior controle sobre a direção e a estratégia de suas startups, particularmente valioso para impulsionar a inovação direcionada em áreas específicas.
  • Validação rápida de ideias: Recursos dedicados e equipes de especialistas possibilitam o teste e a validação rápidas de ideias, aumentando a probabilidade de sucesso e reduzindo o tempo de lançamento no mercado.
  • Otimização de custos: Ao compartilhar recursos em várias startups, as venture builders alcançam economias de escala, otimizam processos e minimizam custos operacionais.

Distinções de outros modelos:

  • Fundos de venture capital: Embora invistam em startups existentes, as empresas de VC geralmente não desempenham um papel ativo em sua gestão.
  • Aceleradoras e incubadoras: Essas entidades fornecem mentoria, oportunidades de networking e serviços de suporte limitados, mas geralmente não participam diretamente das operações das startups.

Quem se beneficia do venture building:

  • Grandes empresas: Aproveitam o venture building para estabelecer novas empresas, manter a vantagem competitiva e explorar mercados emergentes.
  • Empreendedores: Obtêm acesso a recursos essenciais, orientação especializada e um ambiente estruturado para transformar suas ideias inovadoras em negócios sustentáveis.

Modelos de negócios inovadores e venture building

Você viu anteriormente que o venture building consiste num tipo de modelagem para os negócios. Onde estas fábricas/estúdios conseguem através de seus próprios recursos ajudarem as empresas novas no mercado.

Já que elas contam com conhecimento, dinheiro (capital), infraestrutura e outros pontos essenciais. Fazendo com que o desenvolvimento de novos negócios seja feito sem dificuldades.

De fato, saiba que este modelo foi elaborado para ser uma opção além dos investimentos tradicionais. Que incluem os já conhecidos fundos (venture capital), incubadoras e as aceleradoras de empreendimentos.

Por certo, compreenda que temos nestas organizações de venture building alguns pontos importantes. Nesse sentido, entenda que geralmente elas investem naquelas startups que tenham certa formação.

Ou que estejam com algum produto/serviço encaminhado (validado), pois assim haverá mais chances de sucesso. Enquanto que o papel do venture building no ecossistema empreendedor é altamente relevante.

Na questão dos objetivos isso poderá variar um pouco, já que depende dos objetivos propostos. Uma vez que temos algumas ventures (negócios) que estão focadas em:

  • Geração de lucros;
  • Otimizar a inovação (interna);
  • Parte social, onde haja impactos favoráveis a toda a sociedade.

Outro detalhe fundamental do venture building é que ele permite a formação de empreendimentos com muita qualidade. Sendo muito popular na atualidade, pois consegue gerar melhoria na competitividade.

Enquanto que ainda possibilita a criação de empresas inovadoras, o que se torna de grande utilidade. E também vemos muitos investimentos estratégicos e venture building no setor tecnológico.

Quais são as divisões das etapas do venture building?

venture buiding

As estratégias de crescimento por meio de venture building incluem algumas etapas bastante específicas. De tal forma que tal negócio seria tido como uma incubadora empresarial.

Veja quais são os 3 níveis do modelo:

  • Ideias: aqui temos a identificação das melhores oportunidades que estão disponíveis no mercado;
  • Validações: são feitos testes específicos nas ideias geradas anteriormente;
  • Aceleração: logo após isso caberá a venture building trazer os recursos que permitam a startup obter crescimento.

Sem dúvida, entenda que com o desenvolvimento de novas iniciativas haverá grandes chances de obter resultados efetivos. Afinal, compreenda que a empresa que está sendo auxiliada terá suporte e os recursos necessários supridos pela ajudadora.

Quais são as vantagens da venture building?

De acordo com o que foi visto até aqui temos muitos benefícios gerados por este tipo de empresa. Que contribui diretamente trazendo o que for necessário para que ocorra o desenvolvimento de outro empreendimento.

Entre as vantagens principais temos:

  • Capital: os recursos que são investidos na empresa ajudada pertencem justamente a venture building;
  • Expertise/Conhecimento: dentro destas instituições haverá equipes especializadas e profissionais qualificados. O que traz possibilidades de que sejam elaboradas melhores estratégias e soluções;
  • Infraestrutura: esse espaço (ambiente) é compartilhado, sejam equipamentos ou outros itens fundamentais no processo.

Decerto, compreenda que a colaboração corporativa e venture building são capazes de trazer bons resultados. E mesmo na criação de empresas de risco o procedimento é planejado para que tudo saia conforme o esperado.

Desafios e oportunidades no processo de venture building

Embora seja um método altamente vantajoso é preciso que você saiba que há desafios no venture building. Visto que é preciso avaliar que as dificuldades incluem os seguintes aspectos:

  • Oportunidades: o primeiro ponto são as complicações em definir quais as melhores chances do setor. Enquanto que isso irá exigir com que se tenha conhecimento (mercado), criatividade e também vasta experiência;
  • Validação: na venture building será preciso também saber avaliar as ideais e para isso são feitos testes. De tal forma que buscam-se evidências de viabilidade das mesmas. A fim de que elas demonstrem serem potenciais;
  • Acelerar os negócios: há bastante complexidade neste aspecto, exigindo experiência e qualificação das equipes. Fornecendo assim os mais diversos recursos e todo o suporte necessário.

Impacto social e sustentabilidade em iniciativas de venture building

Não há dúvidas de que uma venture building se preocupa com os impactos sociais e com a sustentabilidade. Já que os negócios que atendem a esses dois fatores são muito mais rentáveis e lucrativos.

Ao passo que o público prefere aquelas empresas que prezam pelas melhores práticas, que protegem o planeta. Nisso, compreenda que o venture building contribui quando optam por startups específicas.

Onde as mesmas atendam e elaboram tipos de soluções para aqueles problemas sociais mais sérios. Ou as startups que prezam por operações altamente sustentáveis, tais como:

  • Redução dos resíduos;
  • Reciclagem;
  • Uso da energia limpa;
  • Entre outras.

Por certo, compreenda que é interessante também que seja feita a análise de mercado para identificação de oportunidades em venture building. Sendo que práticas próprias da empresa podem contribuir, veja alguns exemplos:

  • Contratação: optar pela admissão de funcionários que pertençam a certos grupos que precisam de auxílio;
  • Promoção de novas iniciativas que trazem maior inclusão e diversidade;
  • Apoiar causas que são sociais.

Avaliação de riscos e retorno em projetos de venture building

Um outro ponto que falaremos resumidamente para você é a respeito da avaliação de riscos do processo. Dessa maneira, compreenda que isso é um pouco complexo e também desafiador.

Já que tais empreendimentos são de risco e conseguem retornos em potencial bastante elevados. Com isso, saiba que os fatores principais incluem:

  • Tamanho (mercado): o venture building avalia este ponto para tal solução que está sendo desenvolvida. A fim de saber quais serão os retornos possíveis;
  • Concorrência: em ambientes com muita rivalidade, haverá maior dificuldades de crescimento no setor;
  • Equipe (fundadores): aqui são observadas as habilidades, motivações, experiência e outros aspectos relevantes;
  • Produtos/serviços: é necessário que eles sejam inovadores e que possam atender as reais necessidades dos consumidores.

Conclusão

Vimos neste artigo que o conceito de venture building consiste num tipo de modelo para os negócios. De tal forma que permite criar, validar e acelerar as mais diversas startups.

Visto que elas possuem vários recursos que são próprios para atender e apoiar os empreendimentos. Fazendo com que os mesmos possam vir a crescer e se consolidar em seu mercado de atuação. E ainda é muito superior aos modelos atuais que incluem as incubadoras e as aceleradoras convencionais.

FAQ: Perguntas Frequentes

Como funciona na prática uma venture building?

A venture building funciona através de pessoas que tenham amplo conhecimento na gestão e em tecnologia. Desse modo, compreenda que é então construída uma infraestrutura com suporte para atender e auxiliar os negócios participantes.

O que é corporate venture builder?

É um tipo de modelo que possibilita com que empresas consideradas consolidadas possam contribuir com as startups. Tendo como objetivo principal a transformação delas utilizando as inovações.

Quanto ganha um venture capital?

Em média temos um salário que fica em torno dos R$ 15.293. Dessa forma, entenda que isso acaba fazendo com que seja uma profissão interessante, apesar de exigir amplos conhecimentos.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque

Conteúdos Relacionados a

A gestão de ativos além do controle físico

Com a publicação da ISO 55000 e suas atualizações ISO 55001 e ISO 55002, as empresas têm se preocupado mais com a gestão de seus ativos, inclusive buscando a certificação nestas normas, principalmente pelo reconhecimento da importância do gerenciamento adequado da base de ativo imobilizado para a operação e resultado financeiro das organizações.

Continuar lendo »
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima