Laudo de Avaliação e o processo de Engenharia de Avaliações
É interessante ressaltar a necessidade da utilização dos laudos de avaliações com objetivo de avaliar um conjunto de determinados ativos de um empreendimento. Mas qual a real necessidade destes laudos?
De forma sucinta, é necessário um parecer de um perito e responsável capacitado para garantir a confiabilidade e procedência do laudo, afim de tomar providências mediante as necessidades do empreendimento.
O laudo contém um conjunto de quesitos avaliados, estudos e pesquisas, que confirmam a conclusão do atual estado do ativo e suas caractarísticas físicas e de valor avaliado. De forma prática, é necessário todos estes estudos sobre os bens de um empreendimento, e tais estudos são necessários do ponto de vista legal e contábil.
É interessante saber de forma precisa qual o real estado dos bens do patrimônio, afim de garantir dados reais aos gestores sobre o empreendimento. Em suma, para garantir um controle patrimonial efetivo, é necessário conhecer todo o patrimônio do empreendimento, e também garantir a confiabilidade de tais dados de forma que possam ser apurados os valores corretos dos ativos. Assim, a necessidade do laudo de avaliação fica clara, sendo também interessante a requisição periódica do atual estado de um ativo, visando reconhecer o patrimônio sempre de forma atualizada no empreendimento.
Laudo de Avaliação e as Depreciações
Outro aspecto interessante e essencial é o estudo mediante as depreciações dos ativos do empreendimento. É interessante entender em uma linha do tempo o real valor do ativo, se houve ganhos ou perdas. Neste ponto, é interessante ressaltar as eventuais perdas por depreciação, e vislumbrar uma baixa do ativo, ou mesmo verificar as diferenças de valores por meio do Test de Impairment.
O Controle Patrimonial e o Laudo de Avaliação
Diante todos os processos de gestão patrimonial, é fato a necessidade de atualização dos dados contábeis referente ao estado dos bens. Tal atualização também é relevante de acordo com o controle patrimonial, pois garante confiabilidade dos dados do empreendimento. Essa atualização pode ser feita diante um processo periódico de avaliação dos ativos, ou mesmo quando há suspeita de modificação em uma de suas características e seja relevante reavaliá-lo.
É possível mapear todas as modificações e garantir uma sinergia entre os diversos departamentos utilizando sistema de auxílio a tomada de decisão, conhecidos também como Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE). Apesar do aumento do nível burocrático ao se utilizar de tais ferramentas, o ganho com controle é considerável e necessário. Tal necessidade é mais perceptível com o crescimento do empreendimento e a dificuldade do gerenciamento unificado, sendo interessante delegar responsabilidades aos setores pertinentes.
Vários clientes CPCON utilizam laudos emitidos pelos nossos engenheiros para diversas finalidades como: Revisão de vidas úteis, Renovação de apólice de seguros, Garantia em operações financeiras, Teste de Impairment, dentre diversas outras.
Acompanhe nossos artigos e saiba mais sobres os temas de gestão e avaliação de ativos. Mande uma mensagem, será bom ouvir sua opinião.