PCP: Tudo sobre o Planejamento e Controle de Produção

PCP - Tudo sobre o Planejamento e Controle de Produção
O PCP é um modelo estratégico para gerar Planejamento e Controle de Produção. Sendo importante para garantir melhores resultados empresariais.

Você sabe o que é PCP e qual é a finalidade do modelo quando implementado em uma empresa? Assim sendo, entenda que ele engloba a parte do planejamento e de todo o controle de produção do negócio.

Sendo uma função importante para o fluxo de materiais e também ajuda na cadeia produtiva. Nós da CPCON somos especialistas neste assunto e contamos com uma equipe de experts. Então continue a leitura e conheça todos os detalhes que regem o processo.

Pontos Chave

  • Função Principal: Fazer a gestão dos processos produtivos que estão presentes numa empresa. Desde a parte do planejamento até que haja a entrega final (produto);
  • Benefícios: melhoria na produtividade, diminuição dos custos, maior qualidade, flexibilidade, agilidade, tomadas de decisões mais assertivas, integração aos demais departamentos, entre outros;
  • Recursos Disponíveis: ferramentas (softwares), métodos, técnicas, pessoas, infraestrutura, etc;
  • Variabilidade: demandas, fornecedores, maquinários, equipamentos, processos produtivos e os recursos humanos;
  • Adaptação: alterações/mudanças nas demandas, surgimento de novas tecnologias, novas regulamentações, mudanças ocorridas nas cadeiras de suprimentos e o aumento da competitividade.

O que é PCP?

O PCP consiste numa sigla que significa “Planejamento e o Controle de Produção”. Desse modo, compreenda que ele tem a função específica de trazer otimizações ao fluxo de materiais.

Enquanto que mantém um ótimo grau de eficiência para com a cadeia de produções da empresa. Sendo um tipo de atividade que consegue trazer auxílio na gestão de operações na indústria.

Com isso, saiba que o PCP permite com que haja um bom planejamento, o quanto será fabricado, ordens e muitos outros detalhes. Além de possibilitar a verificação para indicar se tudo está ocorrendo de modo correto.

Na fábrica este método estratégico se torna essencial, pois mostra se a empresa está produzindo itens de qualidade ou não. E ainda demonstra se isto está sendo feito da melhor forma possível.

Já que temos um planejamento prévio e que deve ser obedecido para que tudo fique alinhado. O PCP é ideal para as empresas e para indústrias que pretendem ser competitivas.

Nossa equipe vê a inclusão do modelo como sendo uma ótima estratégia de otimização. Uma vez que os ganhos serão visíveis e haverá uma maior organização no geral.

Vale ressaltar que a atividade é capaz de ajudar bastante no inventário e também no controle de estoque. Trazendo assim vários resultados favoráveis e indicando a importância da sua implementação nas empresas.

Como funciona o Planejamento e Controle de Produção?

PCP - Tudo sobre o Planejamento e Controle de Produção

Em termos de funcionamento, o PCP tem atuação direta em diversas atividades importantes. De tal forma que isso engloba desde que temos a parte do planejamento até que seja realizado o funcionamento das operações.

Conheça as frentes do processo:

1. Planejamento das produções

Primeiramente temos o planejamento das produções que serve para definir as quantidades dos itens (produtos). Que precisam ser fabricados e o período onde isso deverá ocorrer.

Para isso são consideradas as demandas (mercado) e também a real capacidade desta empresa de realizar as produções. Além disso, saiba que nesta fase do PCP são estabelecidos os prazos.

Sendo incluídos em cada uma das etapas necessárias para que seja feita a fabricações. Dessa forma, compreenda que o processo acontece desde a obtenção dos materiais (matéria-prima) até que ocorra e entrega (produto concluído).

Por certo, entenda que ainda temos a inserção do PMP que é um “Programa Mestre de Produção”. Onde o mesmo tem a função de guiar todas aquelas áreas que tem envolvimento nas operações de produção.

2. Controle de Produção

Outra frente do PCP é o controle de produção, que ajuda na monitoração do andamento atual das operações. Ao passo que isso é feito de modo instantâneo, ou seja, em tempo real.

E são feitas as identificações e as soluções dos problemas dos empecilhos (problemas) que atrapalham as atividades. Enquanto que acontece de haver um ajuste dos planos de produção.

A fim de garantir com que todos os prazos estabelecidos previamente venham a ser cumpridos. Além de minimizar aqueles custos que acabam prejudicando a empresa.

Vale lembrar que temos ainda a emissão dos relatórios e dos indicadores que medem o desempenho (produção). E isso consegue auxiliar diretamente nas tomadas das decisões de modo assertivo (estrategicamente).

Sem dúvida, vemos este nível como sendo um dos mais importantes e indicamos que haja bastante atenção neste ponto. Para que as tarefas possam ser implementadas e aplicadas com mais eficiência.

3. Gestão dos Estoques

A Gestão dos Estoques é outro passo que o PCP otimiza e consegue trazer contribuições importantes. De tal forma que aqui são definidos todos os níveis que são considerados ideais para um estoque.

Sendo que isso é realizado para cada um dos itens disponíveis, visando evitar as rupturas e os possíveis excessos. O que sabemos que é fundamental devido a nossa experiência no mercado.

Outra atividade proposta na gestão utilizando este método é a otimização daqueles processos de compra. Onde são feitas as negociações para com os fornecedores em busca de condições adequadas de pagamentos.

Ademais, entenda que há ainda a implementação das melhores técnicas para um bom controle de estoque. Nesse sentido, temos os métodos FIFO e o LIFO que demonstram alta eficiência.

Sem dúvida, compreenda que o PCP é capaz de auxiliar na rotatividade dos itens de forma correta. Por isso, indicamos um bom planejamento para que tudo saia conforme o esperado.

4. Coordenação para com as demais áreas

A coordenação com as diversas áreas da empresa é um outro ponto essencial. Visto que isso possibilita o trabalho conjunto que incluem os seguintes processos:

  • Compras;
  • Vendas;
  • Logística;
  • Qualidade;
  • Entre outros.

Desse modo, compreenda que haverá uma ótima integração, além de um funcionamento de qualidade para a cadeia produtiva. A negociação para com os fornecedores é outro ponto de destaque.

Afinal, entenda que será possível fazer com que as entregas (materiais) sejam feitas nos prazos adequados. Mantendo sempre o nível de qualidade necessário, o que traz contribuições para a empresa.

Vale destacar que o PCP ainda é essencial na comunicação direta com o setor de vendas. A fim de ajustar todos os planejamentos de produção, atendendo as demandas que o mercado exige da empresa.

Assim, saiba que visualizamos esta atividade como sendo de grande importância. Já que uma boa coordenação consegue gerar excelentes resultados e ganhos futuros.

Etapas detalhadas do PCP

PCP - Tudo sobre o Planejamento e Controle de Produção

Vamos verificar também as etapas detalhadas do PCP para não restarem dúvidas. Afinal, compreenda que o modelo é bastante complexo e tem vários níveis que precisam ser entendidos corretamente, são eles:

  1. Planejamento (demandas):
    • Análise (histórica): o início do processo começa na análise das informações que contam com os históricos das vendas/demandas. Enquanto que são identificados os padrões (sazonais), tendências (mercado) e os lançamentos dos itens;
    • Previsões (demandas): aqui temos as técnicas de estatística e também da inteligência (mercado). Ao passo que isso serve para que haja a previsão das demandas no futuro;
    • Definições dos planos (produção): a base do planejamento é nas previsões das demandas. Dessa forma, saiba que são definidas todas as quantidades para cada um dos produtos. Que terão de vir a ser fabricados para cobrir tal período;
  2. Programação (operações):
    • Desdobramentos: nesta parte do PCP temos a inserção do plano nos programas mais detalhados. Onde eles cobrem as áreas de produção, trazendo prazos, tarefas e os demais recursos;
    • Sequências: há uma sequência para todas as atividades de modo lógico. Assim, entenda que são otimizados os fluxos (materiais) e ocorre a minimização dos problemas;
    • Emissão das ordens (produção): acontecem as autorizações para os produtos serem fabricados;
  3. Controle (produção):
    • Monitoramento: feito em tempo real e mostrando possíveis desvios;
    • Ações (corretivas): ajustes nos processos e garantia de cumprimento dos prazos/metas;
    • Gestão (recursos): é feita de forma eficiente e evita uma série de erros/falhas;
  4. Gestão (estoques):
    • Definição de novos níveis: considera-se níveis para cada item, demandas e os custos (armazenamento);
    • Controle (entradas/saídas): as movimentações são mostradas e registradas. A fim de manter os dados precisos e sem rupturas no setor;
    • Just-in-Time: redução da quantidade dos estoques (materiais) para uso apenas no momento certo;
  5. Integração:
    • Compras, vendas e no setor de qualidade, seguindo os padrões necessários.

Passo a passo do PCP

Nossa equipe de especialistas preparou um passo a passo para a implementação do PCP em uma empresa. Isso só foi possível devido a expertise adquirida por nossos profissionais ao longo do tempo.

Confira quais são os passos necessários:

  1. Desvendar a demanda: com análises históricas, previsões das demandas e com um plano na medida certa;
  2. Realizar as ações do planejamento: ocorrem neste ponto os desdobramentos de forma minuciosa e o sequenciamento das estratégias. Além da realização das ordens que são voltadas a parte da produção;
  3. Monitoramento: estar sempre atento fazendo um acompanhamento de tempo real. Enquanto que são escolhidas medidas de ações para corrigir problemas e é realizada também a gestão dos recursos;
  4. Estoque adequado: o setor terá os níveis corretos, haverá um controle mais rigoroso e temos a implementação do Just-In-Time;
  5. Integração: ocorre uma comunicação conjunta entre as áreas da empresa. Para que as compras, vendas e o atendimento aos clientes possam ser feitos da melhor maneira possível.

Por certo, compreenda que é preciso seguir todos os níveis citados de forma cautelosa e com muita atenção. Já que mediante a nossa expertise, sabemos que o PCP precisa ser implementado em sua totalidade para ótimos resultados.

Quais são as vantagens do modelo PCP?

São várias as vantagens que separamos para você em relação a utilização do modelo PCP. Dessa maneira, compreenda que ele rege muito bem as manufaturas empresariais e administra corretamente os processos.

Ao passo que os principais benefícios encontrados por nossa equipe são:

  • Produção otimizada: o fluxo é contínuo nas produções, haverá redução nos desperdícios, criam-se padrões das atividades e isso ajuda na qualidade dos resultados;
  • Controle do estoque: com níveis adequados, diminuição dos gastos e uma visão mais amplificada do estoque de forma instantânea. Já que é aplicado o modelo de tempo real para a verificação;
  • Tomadas das decisões: o PCP permite a obtenção de dados de alta precisão, as respostas são mais ágeis e temos uma análise muito mais avançada;
  • Clientes satisfeitos: através do modelo os prazos são cumpridos e evitam-se os atrasos. Enquanto que os produtos vão contar com uma qualidade muito melhor e o atendimento será personalizado;
  • Diminuição dos custos: haverá menos desperdícios, o estoque ficará otimizado e consequentemente temos um aumento nas produções;
  • Gestão (cadeia de suprimentos): a visão será aprimorada, haverá planejamento de forma colaborativa e temos uma diminuição nos riscos gerados;
  • Competitividade: o grau de eficiência será maior, temos facilidade para obter inovações e a sustentabilidade será visível nessa empresa.

Sem dúvida, saiba que o método PCP é de grande utilidade e consegue garantir uma excelente otimização. Nós da CPCON vemos a implementação do projeto como uma ótima alternativa para superar os seus concorrentes diretos no mercado.

Softwares para o Planejamento e Controle de Produção empresarial

PCP - Tudo sobre o Planejamento e Controle de Produção

Você pode contar ainda com softwares para o PCP, o que irá melhorar ainda mais os processos. De tal forma que o Planejamento e o Controle de Produção realmente vão ser de grande destaque.

Desse modo, compreenda que as versões disponíveis possuem algumas diferenças. Por isso, entenda que é preciso avaliar qual dos modelos de software se adequam a realidade de sua empresa.

Os principais são:

  • SAP ERP: um dos mais conhecidos mundialmente, traz uma grande quantidade de funções e recursos e possui alta escalabilidade. Enquanto que se integra muito bem as demais soluções;
  • Totvs Protheus: nacional e com reconhecimento, permite planejar as produções, programações e controle dos estoques. Além de ser fácil para utilizar e de vir com suporte especializado;
  • Kinaxis: neste software de PCP temos o uso da Inteligência Artificial, um planejamento preditivo, uma visão ampla e em tempo real e ele é ótimo para empresas com alto grau de complexidade;
  • Protheus MES: contém uma manufatura direta, se integra ao ERP da Protheus, possui ampla flexibilidade, aceita customizações e se torna essencial para as empresas que fazem manufaturas diretas;
  • Senior BPM: este outro modelo serve para automatizar as atividades, garante eficiência no fluxo de trabalho dele, se integra aos mais diversos sistemas e se adequa aquelas empresas que buscam automatizações.

Vale lembrar que nossa equipe de especialistas indica que seja feito um planejamento antes da aquisição. A fim de saber se o software realmente consegue suprir ou não as necessidades impostas pela empresa.

PCP no inventário e no controle de estoque

Quando ocorre a implementação do PCP no inventário e no controle de estoque temos muitos benefícios. Já que as tarefas vão ser feitas com mais efetividade e de modo organizado.

Assim, compreenda que na junção dos modelos temos:

  • Um bom planejamento;
  • Definição dos níveis (estoque);
  • Análises (histórica);
  • Previsões das demandas;
  • Curva ABC;
  • Definição do estoque adequado;
  • Monitoramento em tempo real;
  • Administração das entradas/saídas;
  • FIFO e o LIFO;
  • Estoques mínimos e os máximos;
  • Diminuição dos desperdícios;
  • Layout otimizado e bem estudado (armazém);
  • Compras/vendas integradas;
  • Just-In-Time;
  • Melhor comunicação (transparência);
  • Indicadores (desempenho);
  • Entre outros.

Vale ressaltar que nossa equipe indica a união dos métodos estratégicos para um ótimo alinhamento. Enquanto que a estratégia PCP precisa ser planejada conforme já informamos anteriormente.

PCP e sistema RFID como diferencial

Para que sua empresa se destaque é fundamental unir o PCP com um sistema RFID. Pois, compreenda que você terá um ótimo Planejamento e Controle de Produção.

Sendo que com o RFID temos uma identificação rápida, precisa e segura através das ondas de radiofrequência. Ao passo que as etiquetas inteligentes contam com os dados que são afixados nos produtos, mercadorias e nos materiais.

Como resultado da junção do PCP para com o RFID temos uma parceria de qualidade. Que atua estrategicamente para fazer a otimização adequada de toda a cadeia de suprimentos.

Melhorando as operações, garantindo uma maior eficiência e trazendo ganhos reais para a empresa. Além da alta precisão e do controle das mais diversas áreas e departamentos.

No caso, do PCP ele trará os seguintes benefícios:

  • Planejamento das demandas;
  • Gestão dos estoques;
  • Programações das operações;
  • Controle efetivo das produções.

Enquanto que o RFID permite:

  • Localizar os itens do estoque;
  • Identifica rapidamente os produtos/mercadorias;
  • Monitorar os status dos itens.

Unindo o PCP e o RFID num só sistema temos:

  • Uma melhoria na precisão;
  • Diminuição das rupturas;
  • Visibilidade mais ampla;
  • Espaço otimizado;
  • Evita-se os desperdícios;
  • Tomadas de decisões mais assertivas.

Conclusão

De acordo com o artigo você viu a importância que o método PCP tem quando implementado numa empresa. Desse modo, saiba que ele otimiza tanto o fluxo de materiais quanto garante uma maior eficiência nos processos produtivos.

De fato, compreenda que o modelo estratégico requer bastante atenção e que sejam seguidos os passos necessários. Por isso, é preciso contar com uma equipe especializada no assunto para evitar erros.

Pensando nisso a melhor alternativa é contar com a empresa de consultoria CPCON. Que tem mais de 25 anos de experiência no mercado e é pioneira em tecnologia RFID. Entre em contato conosco e agende uma consulta para alavancar a sua empresa frente aos concorrentes.

FAQ: Perguntas Frequentes

Qual é a real função do PCP?

O PCP serve para gerenciar todos aqueles procedimentos presentes na produção empresarial. Onde temos desde a parte do planejamento até que seja realizada a entrega do produto finalizado.

O que é um profissional de PCP?

Um profissional que atua com PCP trabalha com análises e também com a gestão dos estoques. Seja das matérias-primas, materiais, componentes, produtos ou mercadorias. Além disso, ele é responsável direto pela avaliação de todo o desempenho desta empresa.

Quais são os benefícios mais visíveis do PCP?

Entre os benefícios mais visíveis do PCP temos o planejamento eficiente e um controle mais assertivo. Enquanto que ele reduz as despesas, otimiza as produções, permite entregas nos prazos e garante uma correta gestão dos estoques.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você quer um inventario mais eficiente?
Beneficie-se com o rastreio em tempo real, redução significativa de perdas e um aumento notável na velocidade dos processos de gestão de ativos e estoques.
Sobre o Grupo CPCON
No Grupo CPCON, você encontra soluções especializadas em gestão de ativos e estoques, com ênfase na tecnologia RFID, para otimizar e agilizar seus processos. Oferecemos serviços como inventário de ativos, gestão de ativos de TI, consultoria imobiliária, reconciliação fiscal-física e automação com RFID. Além disso, temos gestão de estoque, serviços de avaliação, soluções ágeis, software e consultorias variadas. Nossa vasta experiência, incluindo trabalhos com clientes renomados como Caixa Econômica, Vale e Petrobras, reforça nosso compromisso com ética e proteção de dados.
Guias
Soluções
Cansado de erros e imprecisões na Gestão de Seus Ativos e Estoques?
Experimente a precisão e eficiência da tecnologia RFID do Grupo CPCON. Com rastreamento em tempo real e uma drástica redução nas perdas, acelere os processos de inventário e gestão em sua empresa. Transforme sua gestão de ativos hoje mesmo!
Em destaque
Novidades

Conteúdo Recentes

Rolar para cima