A Contabilidade na Gestão Empresarial Moderna

Descubra como usar os dados contábeis da sua empresa para melhorar ainda mais a administração e tomada de decisões.

Sem dúvida a contabilidade na gestão empresarial moderna é uma ferramenta indispensável . Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada/arrojada.

Dados vindos da contabilidade pode ser empregados na gestão da sua empresa nos seguintes quadros:

  • Planejamento e Projeção do Fluxo de Caixa: através de dados estatísticos vindos da contabilidade podemos realizar projeções futuras para o fluxo de caixa. Tendo uma boa projeção do fluxo de caixa, podemos planejar melhor o crescimento e investimento.
  • Desempenho: será que a empresa está indo bem ? Está estagnada, crescendo ou em recessão ? Através do exame dos dados contábeis com ou sem auxílio do contador, questões como essas podem ser facilmente respondidas.
  • Melhor Elaboração do Orçamento: Utilizando dados contábeis, bem como dados relativos ao balanço patrimonial, pode-se produzir orçamentos muito mais precisos ( já que são baseados em dados reais )
A Contabilidade na Gestão Empresarial Moderna
Vantagens da contabilidade na gestão empresarial moderna

Como aplicar a Contabilidade na Gestão Empresarial Moderna?

Para se poder empregar a contabilidade como fator ativo no auxilio da administração de uma empresa, sem distorções, os seguintes fatore devem ser observados:

  • A depreciação dos bens e ativos deve sempre ser contabilizada, sendo realizado um trabalho ativo de Gestão Patrimonial.
  • Deve haver uma comunicação direta entre a contabilidade e o setor de recurso humanos ( RH ). Férias, contratações, demissões e seus custos devem ser calculados mensalmente pela contabilidade.
  • Deve-se ter uma visão precisa dos impostos que se está pagando e as origens dos mesmos.

Com a mudança na lei 11.638/07, todo empreendimento deve rever sua contabilidade para efetuar análises afim de verificar a possibilidade da Redução ao Valor Recuperável de Ativos.

Entendeu a importância da contabilidade na gestão empresarial moderna?

A CPCON tem auxiliado seus clientes em projetos de gestão e avaliação patrimonial, inclusive para revisão da base contábil e regularização da contabilidade das empresas.

Acompanhe nossos artigos e saiba mais sobres os temas de gestão e avaliação de ativos. Mande uma mensagem, será bom ouvir sua opinião.

 

0 0 votes
Avaliação do artigo
0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentarios
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Informações Relevantes
Não perca o controle do seu inventario gerencie seus ativos de forma profissional com nossas ferramentas
Guia de Navegação
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Em destaque
Conteúdo Relacionados