O que é Contabilidade Empresarial? Guia Completo

A contabilidade empresarial é área responsável pelos procedimentos contábeis que realizam o funcionamento correto de uma empresa segundo regras governamentais.

As empresas que têm objetivo de alcançar sucesso e se manter em um mercado competitivo precisam tomar as melhores decisões. E, para isso, é fundamental que elas possuam precisão em seus dados e saibam usá-los de modo estratégico.

Para conseguir planejar e se preparar para o futuro, assim como calcular e gerenciar o fluxo de caixa, sejam receitas ou despesas, as empresas precisam conhecer a contabilidade empresarial.

Outro exemplo da importância da contabilidade empresarial é que ao não se preparar financeiramente para o mercado, como suas controlar as finanças e seu patrimônio, as empresas podem, inclusive, fechar as portas.

Portanto, com a união entre ferramentas corretas e informações uteis e práticas, a empresa usufruirá da contabilidade empresarial. Essa que é uma área fundamental para o desenvolvimento e permanência das empresas no mercado.

Ou seja, há inúmeras ciências que se aplicam às atividades organizacionais, e a mistura de contabilidade com administração gerou a contabilidade empresarial. Assim, ambas são utilizadas de modo conjunto para alcançar resultados que impactem positivamente o contábil e o administrativo.

O que ocorre com o registro de informações contábeis e administrativas que criam um histórico das atividades da empresa. E, com esses registros, é possível planejar o futuro financeiro e administrativo considerando o passado. Assim como melhorando o que é preciso.

Assim, para conseguir administrar bem uma empresa, só amor e força de vontade não bastam, é essencial um planejamento organizacional. O que se alcança por meio da contabilidade empresarial.

O que é a contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial é uma área essencial para os processos contábeis de uma empresa. E tudo isso para que a companhia siga todas as recomendações governamentais, como fatores tributários, legais, fiscais, previdenciários e trabalhistas. Dessa forma, a empresa agirá de acordo com o que o governo exige.

Assim, a contabilidade empresarial também se transforma em uma ferramenta de gestão contábil e administrativa. Pois ela dá a possibilidade para o administrador de planejar e organizar ações para gerar os melhores resultados empresariais.

Portanto, é por meio dessa contabilidade que os gestores terão informações que garantam a sobrevivência da sua empresa. Ela demonstra, por meio de relatórios, as relações entre as despesas e receitas. De maneira que guia a companhia para uma estabilidade econômica que resultará em boa administração dos recursos financeiros e materiais. 

O objetivo da contabilidade empresarial

A contabilidade empresarial tem como objetivo fazer com que o empreendedor adquira todas as informações sobre suas finanças. E isso para que ele consiga analisá-las e verificar tudo o que seja referente e relevante a entrada de receitas, saída de valores e valor total do patrimônio.

Com essa análise, a empresa compreenderá sua realidade financeira e os gestores saberão escolher as melhores soluções para ela. E isso para que as decisões financeiras sempre auxiliem no crescimento e estabilidade da empresa dentro do mercado.

Ou seja, muitas vezes os empreendedores apenas se atentam com atividades rotineiras da empresa. De maneira a não considerar em registrar as posições patrimoniais e financeiras da empresa.

Assim, o verdadeiro objetivo da contabilidade empresarial não se atinge. Pois sem essas informações, não é possível verificar o desempenho e quais são as mudanças financeiras da companhia. Informações que são fundamentais e úteis para avaliar e tomar decisões de cunho econômico.

Muitas vezes essa problemática acontece porque alguns empreendedores e gestores não conhecem a verdadeira finalidade da contabilidade. Essa não é um mecanismo que reduz o pagamento de impostos e que só possui aspectos legais e fiscais. E sim uma ferramenta necessária para a cultura empresarial e gestão de empresas.

A importância da contabilidade empresarial

A importância da contabilidade empresarial

A contabilidade empresarial disponibiliza informações cruciais para os gestores. Dessa forma, o conhecimento será sobre aspectos diversos, mas principalmente financeiros.

E dentre eles se destacam as informações sobre as obrigações fiscais e seus pagamentos, valor do patrimônio e quantidade e valores de dívidas. Assim como a quitação de empréstimos e os lucros advindos de vendas e negociações.

Com essas informações, o responsável por gerenciar a empresa verificará como a empresa alcançará objetivos. Além de como maximizará seus lucros e sua marca para se manter e crescer no mercado.

Portanto, é por meio da contabilidade empresarial que uma empresa conseguirá sobreviver no competitivo mercado em que está inserida. Sem as informações provenientes dessa área, a companhia pode se endividar ou, até mesmo, fechar suas portas.

As vantagens da contabilidade empresarial

É por meio da contabilidade empresarial que uma companhia consegue controlar seus gastos e suas receitas.

De modo que aumentará o posicionamento dela no mercado e perante seus fornecedores e clientes. Pois essa área proporciona informações suficientes e necessárias para a construção de credibilidade no mercado. O que faz com que a capacidade de negociação da empresa aumente. E, consequentemente, aumente e mantenha os lucros da organização.

Mesmo que essas sejam as vantagens gerais da contabilidade empresarial, há mais benefícios específicos que ela pode apresentar.

Melhor capacidade de negociação

Quando uma empresa consegue controlar seus gastos de modo eficiente, consequentemente sua receita será impactada. Assim, quanto maior for a eficiência desse controle, melhores são os resultados, propiciados pela capacidade de negociação. Principalmente em relação ao relacionamento com fornecedores.

Os fornecedores poderão realizar descontos em suas negociações e ofertar condições e negociações mais vantajosas. O que mostra que a contabilidade empresarial impõe mais credibilidade à empresa dentro de um mercado. Pois, é por meio dela a capacidade de negociação melhorará, assim como os lucros.

Informações pertinentes para analisar investimentos

É por meio da organização financeira, proveniente da contabilidade, que a empresa possuirá análises financeiras. Essas auxiliarão no processo de decisões em relação à expansão ou redução de atividades da empresa.

Isso significa que pela contabilidade empresarial, o gestor consegue identificar como aplicar seus recursos. Sejam eles para aprimorar investimentos ou corrigi-los. Fato que mostra como essa área é um guia de importância e influência para qualquer organização.

Estimativas provenientes da gestão moderna

No mundo atual e globalizado, a agilidade é um dos principais pontos para a comunicação e para a gestão. Portanto, as escolhas empresariais precisam seguir esse princípio da rapidez para a escolha de decisões.

No entanto, as decisões também precisam ser assertivas. E tudo isso a companhia conseguirá por meio de um planejamento financeiro e de mercado. Como, por exemplo, ao verificar e analisar seus concorrentes e características do público-alvo.

Apoiar os setores empresariais

Uma empresa é como o corpo humano em que todos os órgãos e membros são de suma importância para seu funcionamento. Por isso, a contabilidade empresarial também funciona como uma forma de suporte para todas as áreas. E isso para que elas consigam planejar corretamente seus recursos.

Redução de riscos

Ao destinar seus recursos e controlar seus gastos de maneira eficaz, uma empresa consegue reduzir seus riscos. Dessa forma, a companhia não se torna previsível por transformar sua rentabilidade em algo natural para ela.

O futuro se tornará promissor

A contabilidade empresarial disponibiliza informações para a gestão estratégica da empresa. É por meio dessas informações que os gestores conseguem tomar decisões com segurança e confiança. Portanto, as escolhas são promissoras e culminarão em bons frutos em curto, médio e longo prazo.

As diversas responsabilidades da contabilidade empresarial

As diversas responsabilidades da contabilidade empresarial

Por registrar e acompanhar as receitas e as despesas de uma empresa, a contabilidade empresarial elabora relatórios sobre a economia. Portanto, ela é responsável por diversos fatores que impactam o financeiro da instituição. Dentre eles estão:

Contas a pagar

As contas a pagar são as obrigações financeiras de uma empresa que precisam ser pagas. Ou seja, elas são os passivos da instituição.

Dessa forma, essa responsabilidade precisa ser quitada de modo pontual e organizado para não ocorrer a perda de dinheiro por conta de juros ou encargos. Além disso, ser uma empresa que deve ou sempre atrasa um pagamento pode tirar a credibilidade da instituição perante o mercado e fornecedores.

Contas a receber

Enquanto as contas a pagar são os passivos, as contas a receber são os ativos das empresas e uns dos ativos mais importantes. Essas contas se referem às transações, como acordos ou contratos, das empresas. De maneira que podem ser serviços ou mercadorias inerentes as atividades da companhia.

Portanto, a empresa recebe esses valores em um curto prazo, geralmente de 30 a 90 dias. O que faz com que ao rastrear e monitorar esses ativos, é possível planejar e organizar o lucro e a saúde financeira.

Fluxo de caixa

Também conhecido como DRE, o fluxo de caixa é uma ferramenta do planejamento financeiro. É essa ferramenta que registra o movimento dos passivos e ativos empresárias dentro de um período de tempo. Ou seja, o DRE é o registro de toda e qualquer movimentação financeira que ocorre dentro da empresa.

Com o registro da entrada e da saída do caixa, verifica-se se a empresa tem saldo positivo ou negativo.

Folha de pagamento

A folha de pagamento é todas as despesas financeiras que a empresa possui com seus funcionários. Dessa forma, ela é uma obrigação da companhia, pois precisa ela pagar com precisão e pontualidade os seus empregados.

Além disso, a empresa também faz o pagamento de impostos e outras atribuições referentes ao registro dos empregados. Por isso, a folha de pagamento é um dos fatores mais cruciais para o financeiro de uma instituição.

Relatórios financeiros

O relatório é o principal documento que contém diversas informações sobre a instituição. Como, por exemplo, orçamentos, lucros, despesas e previsões. Assim, os dados presentes são usados para estipular as decisões administrativas e financeiras da empresa.

Formulários fiscais

A contabilidade empresarial também é responsável pelos formulários fiscais e pelo preenchimento deles. É por meio desses formulários que a empresa e seus gestores terão conhecimento sobre as receitas e como calcular impostos. Além disso, esses formulários apresentam os fatores responsáveis por produzirem lucros para a companhia.

Conceitos fundamentais da contabilidade empresarial

Conceitos fundamentais da contabilidade empresarial

A contabilidade empresarial envolve alguns conceitos específicos que são muito utilizados nessa área. Dessa forma, para compreender as informações desse tipo de contabilidade, é fundamental compreender essas ideias. 

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial, ou balanço contábil, caracteriza-se por ser um relatório, geralmente anual, que apresenta a situação financeira de uma empresa de forma completa. Com isso, apresenta todos seus bens e direitos, as fontes de recurso e de investimento e, também, as baixas financeiras.

Portanto, qualquer empresa visa por lucros contínuos e, para alcançar esse objetivo, a companhia precisa sempre realizar transações com ganhos que se chamam receitas. Mas, para conseguir receita, a empresa precisa ter alguns gastos com recursos financeiros, materiais e humanos. Esses que são as despesas.

Ao considerar os dois conceitos de receita e despesas, encontra-se o resultado. Esse que é feito por meio do balanço patrimonial e apresenta se a empresa e suas atividades foram lucrativas ou não.

Para chegar a essa conclusão, considera-se que se o total de receitas for maior do que de despesas, a empresa lucrou e o patrimônio líquido aumentará. No entanto, se ocorreu o contrário, a companhia obteve prejuízo e o patrimônio líquido diminuirá.

Dessa forma, constate-se que o balanço patrimonial é um dos relatórios mais importantes para uma empresa.

Relatório contábil-financeiro

Os relatórios contábil-financeiro se caracterizam por serem documentos que registram as informações contábeis de uma empresa. Desse modo, todos os valores que a empresa possuiu de despesas e de receita precisam aparecer nesses registros.

Esses relatórios podem ser anuais, mensais, bimestrais, trimestrais ou semestrais. Afinal, sua frequência muda de acordo com a necessidade de cada empresa e suas normas.

Portanto, sua importância é disponibilizar informações financeiras sobre uma empresa e para determinar o valor dela. E todas essas informações serão uteis para a tomada de decisões de investidores existentes e em potencial.

No entanto, esses relatórios se baseiam em estimativas. Ou seja, eles não são uma informação exata da realidade econômica, e sim em uma possibilidade do que essa realidade é.

Ativos e passivos

Os ativos e passivos de uma empresa são elementos que se relacionam com a definição do valor patrimonial e financeiro de uma empresa. Dessa forma, os gestores precisam entender e conhecer esses conceitos para conseguir uma boa gestão financeira.

Os ativos são os recursos, bens e direitos, de uma companhia que são resultados de atividades passadas e que se convertem em benefícios econômicos em um futuro. Sejam eles a curto, longo ou médio prazo.

Já os passivos são as obrigações da companhia que culminam na saída dos recursos que gerariam benefícios econômicos.  Como as despesas da companhia.

Ou seja, ao considerar a balança patrimonial, os ativos sempre serão o saldo positivo e os passivos, o negativo. Assim, suas diferenças se baseiam por conta dos fluxos monetários, pois um se refere a entrada de dinheiro e outro a saída de valores.

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido é a diferença entre os ativos e os passivos da empresa. Ou seja, os ativos que sobrem após a subtração de seus passivos caracterizam o patrimônio líquido. Portanto, sua definição é que ele um indicador contábil que mostra a riqueza de uma companhia.

A nova contabilidade empresarial brasileira

A contabilidade deve disponibilizar informações úteis para as empresas e seus gestores. No entanto, ela está em constante mudança para adaptar o contexto contábil brasileiro aos padrões internacionais.

Por isso, diversas instituições, sejam elas privadas ou públicas, assim como grandes, médias ou pequenas, se adaptam às novas regras. Para as empresas privadas e que possuem grande porto, as mudanças contáveis foram aprovadas por lei no ano de 2008. E tudo isso para que elas estejam em consonância com as regras internacionais da contabilidade.

Com isso, o que auxiliou na criação e desenvolvimento da nova contabilidade empresarial brasileira foi:

  • A aprovação das leis de viés contábil: Lei n. 11.638/2007, Lei n. 11.941/2009 e Lei n. 12.973/2014;
  • A criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, ou CPC, com diversas normas que visam estudar, preparar e emitir documentos técnico. E isso com o objetivo de divulgar todas essas informações para que há a centralização e uniformização da Contabilidade Brasileira com os padrões internacionais;

Dessa forma, as demonstrações contábeis brasileiras buscam se consolidar no padrão da International Financial Reporting Standards, IFRS, desde o ano de 2010. O que faz com que o Brasil siga o exemplo de mais de 100 países que acompanham esse órgão.

O impacto do IFRS na contabilidade empresarial brasileira

É por meio da inserção ao padrão da IFRS que o Brasil consegue se integrar à linguagem contábil internacional. O que faz com que seja mais fácil e simples de empresas brasileiras se inserirem em um contexto global.

Portanto, ao adotar o padrão IFRS, as empresas brasileiras de grande porte conseguem expandir sua atuação dentro de um mercado. Assim como reduzir custo capital e de transações e adequar sua realidade econômica a das informações contáveis.

Já as empresas pequenas e de médio porte também terão benefícios com a IFRS. Dentre eles está ter mais acesso ao mercado internacional e não ter tanto custo ao conseguir recursos financeiros. Assim como ter o controle da sua gestão melhorado.

O que esperar dessa nova contabilidade?

A contabilidade empresarial brasileira segue as tendências da economia global para se alinhar com o que ocorre ao redor do mundo. Por isso, surgiram tecnologias e novos serviços que auxiliam na evolução dessa área. São elas:

  • Serviços consultivos em que os profissionais precisam orientar e consultar estrategicamente a empresa;
  • Contabilidade digital que usa de softwares e ferramentas on-line para auxiliar com as questões estratégicas da empresa. Além de realizar transações em tempo real;
  • Contabilidade na nuvem é também uma forma de usar da tecnologia ao favor. Assim, essa evolução mostra a importância da migração dos dados da empresa para servidores externos;
  • A Inteligência artificial (IA) possibilita que a empresa possa analisar dados e algoritmos, de forma a aumentar a capacidade dos gestores da empresa;
  • Comunicação digital que faz com que o atendimento ao cliente e aos fornecedores tenha migrado para as tecnologias. Com isso, a empresa usa do tempo real e de aplicativos para atender seu público;
  • A contabilidade de nicho mostra que as empresas contábeis se especializam em um setor. E isso para que seus serviços sejam segmentados de acordo com a necessidade de cada cliente, de modo a maximizar a experiência e excelência do atendimento;
  • Por último, o marketing se tornou essencial para conseguir e fidelizar clientes. No entanto, o marketing utilizado é o digital já que a ferramenta das redes sociais é a mais eficiente no mundo atual.

A utilidade da contabilidade empresarial

A contabilidade empresarial é aliada dos processos de gestão da empresa, sendo útil para os gestores e colaboradores. Para os primeiros, essa área oferece subsídios que proporcionam aos gestores maior controle sobre suas atividades.

Já para os colaboradores, a contabilidade mostra como seguir as leis e todos os aspectos legais. Além do objetivo de reconhecer quais podem ser as mudanças que gerariam aspectos positivos.

Qual é o momento para procurar serviços contábeis que auxiliarão na contabilidade empresarial de uma empresa?

Qual é o momento para procurar serviços contábeis que auxiliarão na contabilidade empresarial de uma empresa?

Viu-se a importância da contabilidade empresarial para todas as empresas. Assim, os gestores precisam buscar por assessoria nessa área em qualquer momento da sua empresa. Por exemplo, a abertura de uma empresa é um processo burocrático e complicado, por isso a companhia precisa buscar por ajuda profissional.

Durante o funcionamento da empresa, há inúmeras leis e regras para as instituições. Assim como cada setor de atuação também tem suas obrigações. E para conseguir o melhor gerenciamento empresarial e alcançar o objetivo de lucro, a companhia continua precisando de ajuda nesse momento.

Por isso, todos os momentos empresariais necessitam de uma consultoria especializada em relação à contabilidade empresarial. Com todo o suporte, a empresa conseguirá gerir satisfatoriamente seu financeiro e seguir todas as leis.

Conte com o grupo CPCON para sua consultoria na contabilidade empresarial

As finanças empresariais e seus objetivos de conseguir lucro e se estabilizar no mercado precisam ser priorizadas. Um gestor não conseguirá assumir sozinho as responsabilidades contábeis de forma a ser autossuficiente.

Dessa maneira, a contabilidade empresarial surgiu pela dificuldade em realizar a tarefa de seguir e alcançar objetivos. No entanto, é fundamental que a empresa e seus gestores busquem por auxílio profissional e qualificado em relação a isso.

O grupo CPCON tem uma importantíssima atuação não só no Brasil, mas fora do país. E isso ocorre porque seus serviços são sempre de qualidade e de excelência e auxiliam todos os seus clientes a alcançar seus objetivos.

Se você e sua empresa precisam de ajuda coma contabilidade empresarial, não deixe de contatar a CPCON!

Conceitos relevantes da Contabilidade Empresarial:

Goodwill na contabilidade
Valor Justo na Contabilidade
Impairment na contabilidade
Ativos Biologicos Contabidade
PPA contabilidade
Gaap Contabilidade
0 0 votes
Avaliação do artigo
0 0 votes
Avaliação do artigo
Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentarios
O impacto da falta de gestão de ativos no seu empreendimento
A gestão de ativos está diretamente ligada à governança corporativa e busca identificar, mensurar e controlar o ciclo de vida desses ativos nas organizações.
Informações Relevantes
Não perca o controle do seu inventario gerencie seus ativos de forma profissional com nossas ferramentas
Guia de Navegação
Mantenha-se atualizado
Torne-se PRIME

Se inscreva gratuitamente para ler nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

Em destaque
Conteúdo Relacionados
Conteúdo